Jesus nos convida a mudar

Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida
Tito 3:4-5

Você acredita que uma pessoa pode mudar completamente de comportamento?

Vamos supor que uma pessoa seja muito má, muito má mesmo, tipo aqueles vilões dos filmes. Imaginou?

Pois é… Existem pessoas que já fizeram muitas coisas ruins e outras que se consideram boas, mas todos nós erramos, não é mesmo?

Mesmo que a gente erre, você sabia que Deus sempre acredita em nós? Sim, é verdade! E ele nos dá a chance de mudarmos e de nos tornarmos pessoas melhores.

Foi exatamente isso que aconteceu com Paulo, um personagem bíblico muito importante. Quando ele encontrou Jesus, a vida dele mudou radicalmente! Teve até gente que demorou para acreditar que ele não estava fingindo…

Vamos conhecer que transformação foi essa que aconteceu com ele?

Saulo teve a sua vida mudada quando encontrou com Jesus

Referência bíblica: Atos 9:1-22

Saulo era um homem muito mau. As pessoas tinham medo dele, principalmente, os cristãos. Sabe por quê?

Na época dele, quem seguia os ensinamentos de Jesus era muito perseguido pelo governo. Muitas pessoas eram machucadas, presas e até mortas, e ele, Saulo, concordava com tudo isso.

Além de concordar, ele ainda mandava procurar os cristãos espalhados pela cidade para que eles fossem presos. Por isso, nenhum cristão queria passar perto dele…

Mas, um dia, algo muito inesperado aconteceu.

Ele estava indo para um lugar chamado Damasco junto com outros homens e, de repente, uma luz muito forte, vinda do céu, começou a brilhar. Ela era tão forte que ele caiu no chão.

Foi nesse momento que ele ouviu uma voz que dizia assim:

— Saulo, Saulo, por que você me persegue?

Muito assustado e sem entender nada, Saulo perguntou:

— Quem és tu, Senhor?

— Eu sou Jesus, a quem você persegue.

Uau! Era o próprio Jesus falando com ele! E Jesus continuou:

— Faça o seguinte: levante-se, entre na cidade e alguém vai te dizer o que você deve fazer.

Os homens que estavam viajando com Saulo conseguiram ouvir também a voz de Jesus, mas não viram nada. Eles estavam tão assustados também que ficaram mudos.

Saulo, então, tentou levantar, mas, depois que aquela luz tinha ofuscado a sua visão, percebeu que não estava mais enxergando.

Os companheiros de viagem deram a mão a ele e o ajudaram a terminar a sua viagem até Damasco.

Saulo ficou cego por três dias inteiros! Ele não via nadinha, já pensou? Nesses três dias, ele não comeu e nem bebeu.

Na cidade para onde Saulo foi, existia um discípulo de Jesus chamado Ananias. Deus falou com Ananias e mandou ele ir até a casa onde Saulo estava hospedado.

Ananias, que conhecia a fama de homem mau que Saulo tinha, achou muito estranha a ordem de Deus.

— Mas, Deus, como eu vou falar com esse Saulo? Eu ouço muitas histórias horríveis sobre ele, pois ele odeia os cristãos. Será que ele não vai me mandar prender ou matar, Senhor? – perguntou Ananias bem preocupado.

Deus disse:

— Ananias, eu sei o que eu estou falando. Nesse momento, Saulo está orando e teve uma visão em que você aparecia impondo as mãos sobre ele para ele voltar a ver. Pode ir, Ananias, nada de mau vai te acontecer. Saulo será muito usado por mim para pregar para os gentios e os reis, pois ele conhece bem esse povo.

Depois disso, Ananias se acalmou e obedeceu. Ele foi até a casa onde Saulo estava, pôs as mãos sobre ele e disse:

— Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que apareceu no caminho por onde você vinha, me enviou para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo. 

Na mesma hora, Saulo passou a ver novamente! Assim que ele se levantou, foi batizado e voltou a comer para recuperar as forças.

Saulo passou vários dias com os discípulos em Damasco. Logo, começou a pregar nas sinagogas, dizendo que Jesus é o Filho de Deus. 

Todos os que o ouviam ficavam muito espantados, pois Saulo mudou completamente a sua vida. De um perseguidor de cristãos, ele passou a falar de Jesus por onde passava.  

Tempos depois, Saulo ficou conhecido como o apóstolo Paulo e, até hoje, lemos muitos livros da bíblia que ele escreveu e que nos abençoam demais!

Que bom saber que Jesus muda a história daqueles que se entregam a ele!

O que você aprendeu com a conversão de Saulo?

Todas as pessoas no mundo, inclusive nós, precisam melhorar em várias coisas. No caso de Saulo, além dele precisar melhorar como pessoa, ele ainda precisava parar de perseguir os cristãos, pois quem trata mal os cristãos é como se tratasse mal o próprio Jesus.

Mas Deus é tão bom que sempre nos dá novas chances. Não importa se alguém fez algo muito ruim ou se foi só uma malcriação, Deus nos ama e quer que a gente seja cada dia mais parecido com Jesus.

O que a gente precisa fazer, então? É simples: entregar a nossa vida a ele e, todos os dias, estar disposto a apender mais com a Palavra de Deus e a obedecer.

Fazendo isso, não apenas a nossa vida vai mudar, como vamos abençoar muitas pessoas à nossa volta!

Vamos orar?

Senhor Jesus, eu fico muito feliz em saber que você acredita em mim e que deseja mudar a minha vida para melhor. Hoje, eu quero te dizer que entrego a minha vida a você e que quero sempre te obedecer. Eu quero ser usado por você para que outras pessoas conheçam o teu nome através de mim. Amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Este post tem um comentário

  1. Fabiana

    Deus é capaz de transformar qualquer pessoa! Aleluia!!!!

Deixe um comentário