Transformado pelo Espírito de Deus

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

Atos 1:8

Você já ouviu falar sobre domínio próprio? Eita, tem gente que fica de cabelo em pé só de ouvir falar nesse assunto!

Mas não fique preocupado, pensando se você é ou não capaz. Hoje, iremos aprender com a história de Pedrinho que domínio próprio não é uma questão de você mesmo conseguir mudar o seu jeito, mas, sim, uma transformação no nosso interior, feita pelo Espírito Santo.

Pedrinho deixou o Espírito Santo assumir o controle

Referência bíblica: Mateus 16:21-23

Após uma semana puxada de provas na escola, pensando em se distrair um pouco, Pedrinho convidou Duda para dar uma volta no shopping. Ele queria comprar figurinhas para o seu álbum de times de futebol, enquanto ela queria mesmo tomar um refrescante sorvete.

— Ah, não! Figurinha repetida de novo! – disseram Pedrinho e Duda de forma sincronizada, após o menino abrir o último pacotinho.

Foi com muita decepção que as crianças saíram da banca de jornal, ainda mais Pedrinho que, no impulso de completar logo seu álbum, acabou gastando todo seu dinheiro em figurinhas, inclusive o valor que seus pais tinham lhe dado para pagar o sorvete da sua amiga Duda.

— Poxa, Pedrinho, eu estava com tanta vontade de tomar um sorvete. O que aconteceu com você? – perguntou Duda, franzindo a testa de preocupação.

Sempre disposta a perdoar, Duda resolveu deixar para lá o episódio do sorvete e, junto com Pedrinho, decidiu dar uma voltinha pelo shopping. Foi quando, de repente, deram de cara com um recém-inaugurado posto de troca-troca de figurinhas.

— Vamos lá, Duda! É a minha chance de conseguir figurinhas novas e, finalmente, completar o meu álbum! Falta pouco para mim! – disse Pedrinho entusiasmado, puxando a amiga pela mão.

 

O lugar era espaçoso e estava cheio de gente! Havia uma grande mesa onde era feita a troca de figurinhas e, bem ao lado, tinha um espaço semelhante a uma arena, onde as crianças disputavam torneios de bafo-bafo, aquela brincadeira em que os jogadores batem na figurinha e tentam virar o lado delas.

Como Pedrinho não tinha conseguido trocar nenhuma figurinha, resolveu testar suas habilidades como batedor de bafo.

— Pedrinho, só mais essa disputa e chega! Estou cansada, com fome e ainda temos lição de casa para fazer. – disse a menina zangada.

— Está bem, Duda, só mais essa partida e já vamos. – afirmou o menino.

Já na quinta partida consecutiva, perdendo de lavada para seu adversário, Pedrinho, bem irritado, perdeu de vez o controle e jogou para o alto todas as figurinhas que estavam sendo disputadas.

Duda, que já estava com alerta vermelho ligado na sua cabeça fazia tempo, puxou o amigo num canto e disse:

— Pedrinho, se liga! Só tenho uma coisa a dizer: sem o Espírito Santo, não dá! Para tudo, respira, e vamos orar: Paizinho, querido, que toda palavra sua, já plantada no coração de Pedrinho, germine e gere o fruto para que ele seja transformado para sua honra e glória, em nome de Jesus, amém.

Após a oração, já mais calmo, Pedrinho falou:

— O que foi que eu fiz? Coloquei um álbum de figurinhas no lugar da coisa mais importante da minha vida e deu nisso. Jesus é quem deve ser o centro, e eu quero ser igualzinho a ele. Já sei o que preciso fazer!

Com o Espírito Santo no controle, Pedrinho se lembrou da passagem bíblica contada no livro de Mateus, onde o seu xará, o Apóstolo Pedro, foi chamado de pedra de tropeço por Jesus, uma vez que estava sugerindo a Jesus que não fizesse o que ele realmente deveria fazer. 

Assim, Pedrinho decidiu que, por mais que gostasse daquele álbum, não poderia dar mais importância a ele do que às pessoas.

Nesse momento, Pedrinho reparou um garotinho choramingando num cantinho. Ele segurava nas mãos um álbum quase sem nenhuma figurinha e estava triste, pois sua mãe não poderia mais comprar figurinhas naquele mês.

Numa atitude nobre, decidido a amar, Pedrinho foi até o menino e ofereceu todas as figurinhas que ele precisava. Os meninos e Duda decidiram colar juntos e ficaram numa alegria tão grande que algumas viram e resolveram ajudar o garotinho. Com isso, Pedrinho acabou ganhando as poucas figurinhas que faltavam para completar seu álbum.

Aquele era para ser apenas mais um dia na tentativa de Pedrinho completar o seu tão sonhado álbum de figurinhas de times de futebol, mas, no final, acabou se tornando um dia muito especial, pois foi o dia que, dirigido pelo Espírito Santo, ele tomou as melhores decisões.

Não é a forma como começamos algo que vai determinar o final do nosso dia ou até mesmo da nossa vida. Com Jesus, não importa o que já aconteceu, tenha certeza que ele sempre quer o seu melhor e tem um final feliz para você.

O que você aprendeu com a história de Pedrinho e Duda?

Jesus tinha as melhores atitudes e, com ajuda do Espírito Santo, que mora dentro do nosso coração, conseguimos ter as melhores atitudes e ser vitoriosos em tudo. 

Coisas nunca serão mais importantes do que pessoas, por isso, sempre precisamos ter cuidado ao falar e agir com elas para demonstrar amor. Chamamos isso de domínio próprio!

Vamos orar?

Querido Deus, me prepare e me ensine a ser movido pelo Espírito Santo todos os dias da minha vida. Que eu seja transformado e fique mais parecido com Jesus a cada dia. Em nome do seu filho amado, Jesus, amém.

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Paula López – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Este post tem 3 comentários

  1. 12/6/2023

    Meu nome é Maria Clara e eu faço esse devocional com a minha mãe e a minha irmã todos os dias.
    Eu amo ele pois quando eu não tenho um tempo para falar com Deus no dia eu posso falar com ele neste momento

    1. #Equipeakdkids

      Patricia, que alegria saber que você sempre busca falar com Deus e que os devocionais têm ajudado nesse busca!
      Que você seja a cada dia mais apaixonada por Deus!
      #Equipeakdkids

      1. Karolaine

        Eu Christopher Ryan tenho 6 anos ,Gostei muito desse devocional, muito interessante e legal nos ensina a palavra de Deus como é só que de uma forma divertida obrigada,akdkids

Deixe um comentário