Servir às pessoas é maravilhoso!

…quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Mateus 20:26-28

Vamos pensar em uma situação juntos?

Vamos supor que você esteja na sua casa assistindo à TV na maior preguiça, mas aí você percebe que está com muita sede. Você comenta com a sua mãe e ela diz que também está com sede. Só que alguém tem que ir na cozinha pegar água, certo?

Hum, você chegou da escola cansado e a mamãe trabalhou o dia todo. Quem você acha que tem que levantar do sofá? Sua mãe ou você?

Aposto que você pensou que a mamãe tinha que fazer isso, né? Afinal, ela é a adulta. Mas, peraí. Mesmo com preguiça, você consegue andar e pegar água na geladeira, não consegue? Afinal, você não pega os seus brinquedos quando quer ou procura o celular pela casa toda quando quer jogar alguma coisa nele?

A nossa tendência é sempre querer que as pessoas façam coisas por nós. É claro que isso é legal, mas a gente pode e deve fazer coisas pelos outros também.

Jesus nos ensinou que é melhor servir alguém do que ser servido. Sim, é verdade!

Na história de hoje, aconteceu algo ruim com uma mulher que sempre servia às pessoas. Mas, por causa da sua bondade, amigos a ajudaram e ela foi recompensada! Vamos saber mais?

Uma mulher que servia às pessoas foi recompensada por sua bondade

Referência bíblica: Atos 9:36-42

Na cidade de Jope, havia uma mulher que amava Jesus e seguia os seus ensinamentos. O nome dela era Dorcas. Sabe o que ela fazia? Usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres.

Dorcas gostava muito de servir às pessoas. Você também gosta de ajudar o seu próximo?

Só que aconteceu algo muito triste: Dorcas ficou doente demais e morreu.

Naquele dia, outras pessoas que também seguiam Jesus e que conheciam Dorcas souberam que Pedro, discípulo de Jesus, estava perto dali. Aí, eles aproveitaram e mandaram o seguinte recado para Pedro:

— Por favor, Pedro, venha depressa até Jope! Precisamos de você!

Então, Pedro vendo que tinha acontecido algo muito sério, se arrumou e foi depressa com eles até o local.

Quando chegou lá, eles o levaram até o quarto onde estava o corpo de Dorcas, que estava morta.

Todas as mulheres viúvas, que já tinham sido ajudadas por Dorcas, estavam muito tristes e choravam sem parar. Para lembrar do que Dorcas tinha feito, elas mostravam umas às outras os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia costurado quando ainda estava viva. 

Dorcas era conhecida por tudo que fazia de bom às pessoas daquele local. Ela, realmente, era especial e muito amada, e ia fazer muita falta…

Mas você pensa que a história acabou aí? O que será que Pedro foi fazer lá, afinal, ela já estava morta, não estava? Hummm… vamos ver?

Pedro, vendo aquela cena, mandou que todos saíssem do quarto e, em seguida, se ajoelhou e orou. Depois, virou-se para o corpo de Dorcas e disse com bastante firmeza:

— Dorcas, levante-se!

Na mesma hora, ela abriu os olhos e, quando viu Pedro, se sentou. Uau, ela ressuscitou!

Pedro segurou a sua mão e a ajudou a ficar de pé. Em seguida, chamou todo o pessoal da igreja, inclusive as viúvas, e mostrou Dorcas viva!

As notícias a respeito disso se espalharam por toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor!

Que maravilha! Vale a pena servir às pessoas e ter amigos! Nessa hora, o amor das pessoas por Dorcas fez com que Deus realizasse um grande milagre!


O que você aprendeu com história de Dorcas?

Muitas vezes, quando deixamos de fazer algo por nós para fazer algo por nossa família, amigos ou vizinhos, pode parecer que estamos perdendo tempo, mas isso não é verdade.

Servir às outras pessoas alegra o coração delas, alegra o nosso próprio coração, e Deus se agrada disso. Aliás, foi isso que Jesus nos ensinou quando veio à terra. Ele passou todo tempo fazendo algo de bom por alguém. Está até escrito na Bíblia que Jesus não veio para ser servido, mas para servir. Legal, né? Ele é o maior exemplo que temos!

Agora, vamos voltar à história de Dorcas? Imagine só se ela fosse uma pessoa egoísta e mal-humorada… Imaginou? Você acha que ela teria tantos amigos que se lembrariam dela e que tentariam de tudo para vê-la viva de novo? Claro que não…

Vale a pena servir e ser bom com as pessoas. Mesmo que pareça que ninguém está vendo, na hora certa, Deus nos recompensa!

E você, como vai abençoar, hoje, alguém que conhece?

Vamos orar?

Jesus, muito obrigado pelo teu exemplo, porque você me ensinou, com as suas atitudes aqui na terra, a servir às pessoas. Agora, Jesus, eu também quero servir. Mostra pra mim como eu posso abençoar alguém no dia de hoje. Amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário