Quando obedecemos, Deus nos dá mais do que pedimos

Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja
Gênesis 26:12-14

Imagine que você está em um lugar que não tem nenhuma comida.

A terra está seca e não tem alimento em nenhum lugar, além de não ter nada para vender e poder comprar: nem um sanduíche, nem arroz com feijão, nem um ovo, nem um biscoito, nenhuma fruta, muito menos Toddynho… Um período de desespero, porque não tem nada para comer.

Imaginou?

Mas, aí, você ouve falar que, na cidade vizinha, tem comida para você e sua família. O que você faria? Pediria para os seus pais levarem você para esse lugar? E se Deus falasse para não ir, você obedeceria?

Um certo homem passou por uma situação assim e teve que decidir se obedeceria a Deus ou faria o que ele achava melhor. Vamos conhecer quem foi?

Isaque teve uma grande colheita, porque foi obediente

Referência bíblica: Gênesis 26:1-6; 12-14

Isaque era o filho de Abraão. Ele estava vivendo um período difícil, pois morava em uma terra onde havia grande fome. O nome do lugar era Gerar.

O solo estava seco, por isso, não existia nenhuma plantação com frutas, verduras, legumes ou cereais. Também não havia animais vivos. Praticamente, não existia mais água para beber. Com a seca, muitas pessoas iriam morrer. Isaque estava triste e preocupado…

Foi aí que ele, vendo aquela situação desesperadora, pensou:

— Já sei o que eu vou fazer! Eu soube que, lá no Egito, tem comida e tem água. Vou mudar para lá porque, se eu ficar aqui, vou acabar morrendo…

Mas, apesar dessa decisão parecer ser a melhor aos olhos de Isaque, estes não eram os planos de Deus.

Então, Deus apareceu a Isaque e disse:

— Isaque, eu sei que você está planejando ir para o Egito, mas não vá. Fique nessa terra mais um pouco, e eu vou estar com você e te abençoar.

E Deus continuou:

— Você lembra do que eu prometi a seu pai, Abraão? Eu vou dar a você e aos seus descendentes todas estas terras. Eu vou cumprir a promessa que fiz a ele. Nascerão tantas pessoas a partir da sua família, mas tantas pessoas, que o número dos seus descendentes será como as estrelas do céu. Isso quer dizer que você nem conseguirá contar! E tem mais: por causa da sua família, todos os povos da terra serão abençoados! Isso tudo porque o seu pai guardou os meus mandamentos e foi fiel a mim.

Uau! Isaque ficou animado e, porque confiava em Deus, desistiu de ir para o Egito.

Mas, e agora, o que ia acontecer? A terra estava seca… Como Isaque ia comer, beber e viver?

Bom, foi aí que o milagre aconteceu. Quando Isaque disse “sim” à ordem de Deus e decidiu ficar em Gerar, a situação da terra onde Isaque morava começou a mudar.

As sementes foram brotando, a água foi chegando, ele foi criando novamente animais, e até já conseguia colher o que tinha plantado e comer bem. E você pensa que a sua colheita era pequena? Que nada! Tudo começou a melhorar de forma impressionante!

No mesmo ano que Deus tinha falado com ele, a plantação e o rebanho de Isaque cresceram tanto, que ele ficou muito rico!

Ele ficou tão rico, e tinha tantos servos, que os povos que moravam ao redor dele, os inimigos filisteus, não entenderam nada e ficaram com inveja de tudo que ele tinha conquistado com a bênção de Deus.  

Numa terra seca, sem nenhuma esperança de melhora, Deus cuidou de Isaque e mostrou que os seus planos são sempre melhores que os nossos!

Deus conhece o nosso futuro, por isso, quando ouvimos a sua voz e o obedecemos, ele nos abençoa de maneira maravilhosa! Como é bom ser cuidado por Deus!

O que você aprendeu com a história de Isaque?

Deus conhece todas as coisas, por isso, ele sempre quer nos dizer o que fazer para que o nosso futuro seja bom. Mas, se a gente não aprender a ouvir Deus e também não obedecer, ele não consegue nos abençoar, porque fomos teimosos.

Isaque podia ter feito o que achava melhor, mas ouviu a voz de Deus e obedeceu, mesmo que parecesse loucura ficar em uma terra seca onde ele morreria.

Deus já tinha um plano melhor para Isaque, e Isaque só precisava seguir o plano de Deus.

Todos os lugares podem parecer ruins para outras pessoas, mas, se estivermos onde Deus nos mandou estar, ele vai nos abençoar e uma situação ruim vai se transformar em boa milagrosamente.

Vale muito a pena estar ligado em Deus e obedecer a tudinho que ele diz!

Vamos orar?

Pai, eu sei que você tem bons planos para mim. Por isso, eu quero aprender a ouvir a tua voz e sempre te obedecer. Hoje, eu aprendi que a tua bênção me acompanha todas as vezes que eu decidir seguir o teu plano, e você me dá mais do que eu espero. É assim que eu quero viver. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário