Precisa de ajuda? Peça ao Espírito Santo!

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse.”
João 14:26

Você sabia que, quando Jesus foi morar no céu, ele deixou alguém para nos ajudar? Você sabe quem é?

É o Espírito Santo, que mora dentro de nós. O Espírito Santo não tem uma forma, como se fosse uma pessoa, mas ele é Deus morando no nosso coração.

Você quer saber como o Espírito Santo pode te ajudar no seu dia a dia? Então, vem comigo!

Jesus deixou um amigo com a gente: o Espírito Santo

Referência bíblica: João 14:16-27

Bia e a sua família tinham o hábito de sempre se reunir pra aprender a Palavra de Deus juntos. Neste dia, seus pais estavam ensinando sobre como o Espírito Santo está sempre com a gente e quer nos ajudar em tudo. Você sabia que foi Jesus quem disse isso para os seus discípulos?

Bia perguntou:

Discípulos? O que é isso?

Discípulos são pessoas que se esforçam pra aprender tudo com alguém que sabe mais que elas. Os discípulos são como alunos que aprendem com seu professor – disse a mãe da menina.

No caso dessa história, alguns homens viviam pertinho de Jesus pra aprender sobre Deus.

Jesus precisou ter uma conversa importante demais com esse grupo de discípulos. Ele disse mais ou menos assim:

Pessoal, prestem atenção. Eu vou pedir a Deus, que é o nosso Pai, e ele vai mandar o Conselheiro para estar com vocês para sempre. Esse Conselheiro é o Espírito Santo, que eu também chamo de Espírito da verdade. O mundo não tem essa ajuda e nem essa companhia, por que não acredita nele. Mas vocês, que acreditam em mim, vão conhecer o Espírito Santo de uma forma muito especial, porque ele vive com vocês e está dentro de vocês. 

Você sabe por que Jesus falou com eles sobre isso? Porque ele sabia que não ia ficar mais na terra, andando com as pessoas que gostava. A missão dele aqui já estava acabando e ele ia morar com o Pai, mas não queria que ninguém se sentisse sozinho.

Nessa hora, Bia ficou bem impressionada e começaram a surgir várias perguntas na cabecinha dela.

—  Quer dizer, então, que Jesus se preocupa muito comigo e me deixou um amigo? E o que esse amigo Espírito Santo pode fazer, papai e mamãe?

Sim, Bia – respondeu o pai dela. O Espírito Santo é seu amigo, mas não fica aí paradinho dentro de você sem fazer nada. Se você fala com ele, ele está sempre pronto pra te ajudar no que você precisar, até mesmo quando você não entende o que a professora te explica na escola ou quando você tem um problema com algum amigo.

A mãe de Bia disse mais:

— Além de te ajudar em tudo, Bia, o Espírito Santo também te consola quando você está triste, te deixa forte quando você se sente fraquinha e também te diz o que fazer quando você está na dúvida sobre qualquer coisa.

— Uau! Mas o Espírito Santo é meu amigo mesmo! Que legal saber que eu estou sempre acompanhada por ele, porque ele vive dentro de mim! Eu nunca preciso me sentir sozinha ou sentir medo!

— Isso mesmo, Bia – afirmaram o pai e a mãe dela. Foi por isso que Jesus contou essa novidade importante pros seus discípulos. Tem muita gente que nem liga pro Espírito Santo… Acho que nem sabe direito que ele existe, mas é maravilhoso saber que ele está com a gente.

 — É verdade, mamãe! É por isso que eu vou contar isso agora mesmo pra todos os meus amigos!


O que você aprendeu com essa história?

Tem dias que a gente se sente sozinho, né? Você já se sentiu assim alguma vez?

Já se sentiu triste e queria muito um abraço especial? Ficou com medo de não saber fazer alguma coisa? Sentiu vergonha por que alguma coisa deu errado com você?

Pois é! Isso pode acontecer com todos nós, mas o Espírito Santo está justamente aí pra te ajudar.

Mas tem um detalhe importante: se você não acreditar nele ou não conversar com ele, ele não pode fazer nada. Por isso, todos dias, lembre-se que ele está com você e em você! E conte com ele pra tudo!

Vamos orar?

Espírito Santo, que bom saber que você é meu amigo! Eu fico muito feliz de saber que eu posso contar com você. Eu quero que você me diga o que fazer quando eu estiver em dúvida, eu quero me sentir abraçado por você quando eu estiver triste e eu quero que você me ajude sempre! Amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Deixe um comentário