Orar é conversar com Deus

‘Jabez orou ao Deus de Israel: ‘Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores’. E Deus atendeu ao seu pedido.

1 Crônicas 4:10

Quem aí gosta de orar levanta a mão!

Hoje, iremos contar a história de um homem chamado Jabez, que fez uma oração com poucas palavras, mas sincera de coração e que funcionou muito bem, pois Deus atendeu ao seu pedido! 

Ficou curioso para saber o que Jabez falou com Deus? Então, vamos para a história!

A oração de Jabez

Referência bíblica: Salmos 34:15

Já havia passado da hora de Bia dormir, mas, naquele dia, ela estava sem sono algum.

Foi então que se lembrou que tinha um livrinho, do qual gostava muito, sobre uma história bíblica bem curtinha, contada em apenas dois versículos.

Era uma história antiga, que aconteceu há muito tempo, retratada no livro de Crônicas, no Antigo Testamento.

A história era mais ou menos assim:

Havia um homem chamado Jabez. 

Antigamente, as pessoas davam muita importância ao significado dos nomes. Então, escolhiam para os seus filhos nomes que representassem coisas positivas. 

O problema é que o significado do nome Jabez não era tão legal assim: significava dor e sofrimento.

A Bíblia não conta o motivo da mãe de Jabez ter colocado esse nome nele, mas isso não importa agora. A realidade é que ele vivia triste por causa desse nome. 

Imaginem só uma pessoa ser chamada de dor ou sofrimento o tempo todo:

— Dor, faltou à aula de novo? Sofrimento, pode parar com isso? 

Isso não devia ser nada legal para Jabez… Chega a ser difícil imaginar tamanha aflição, afinal, ninguém quer dor e sofrimento nem para si mesmo nem para os outros, não é mesmo?

Bem, não estamos te contando isso tudo para você ficar triste, mas, sim, para ficar alegre e ter sempre muita fé, porque, a partir de agora, Deus entra na história e tudo passa a ficar bem diferente! 

Jabez decidiu falar com Deus, que o atendeu bem rapidinho!

E sabe o que ele pediu? Jabez pediu apenas para que Deus lhe abençoasse e que estivesse com ele todos os dias. Pediu também para que tirasse toda dor e aflição que ele estava sentindo. Simples assim.

Deus respondeu à oração de Jabez porque ele estava sendo muito sincero. Foi como uma conversa entre dois velhos amigos.

Assim, a vida daquele homem tomou outro rumo. Mudou por completo. A bíblia nos conta que Jabez foi o mais respeitado de sua família! Com Deus, ele teve o seu final feliz!

Dessa forma, vemos que não importa se você faz orações longas, usa palavras bonitas ou até mesmo difíceis. Deus quer que você seja sincero e fale para ele tudo que está dentro do seu coração. Desse jeito, os ouvidos dele estarão sempre prontos para te ouvir.

Deus se agrada e espera que você faça a sua oração com humildade e sinceridade. Nunca se esqueça que a oração de um  justo é poderosa e eficaz! 

Ao final da leitura, Bia orou e pediu a Deus que tivesse uma noite tranquila de sono. Mal ela terminou de orar, e já adormeceu. 

Deus estava ao lado dela ouvindo tudo e a atendeu rapidamente, pois já era tarde e a menina precisava descansar.

O que você aprendeu com a história de Jabez?

Jabez confiou, orou e você também pode! 

Orar significa conversar com Deus. Ele ama te ouvir! Deus é seu amigo e ele adora conversar com você. Nunca se esqueça que ele pode mudar qualquer situação.

Então, nada de vergonha, preguiça ou medo! Se estiver passando por alguma dificuldade, se sentindo triste, com medo ou sozinho, pare tudo e converse com Deus. Ele está sempre pronto para te ouvir!

Vamos orar?

Querido Deus, obrigada porque eu sei que você me ouve em todo o tempo! Eu te agradeço, no maravilhoso nome de Jesus, por você ser o meu melhor amigo!

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Paula López – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário