O plano original de Deus para Adão e Eva

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.”
Efésios 1:4

Você sabia que Deus sempre tem planos perfeitos para cada um de nós? Sim, é isso mesmo!

Muito antes do mundo ser criado, ele já tinha imaginado a nossa aparência, o nosso jeitinho e planejou um futuro maravilhoso para que todos nós fôssemos muito felizes!

E sabe por que ele teve o cuidado de pensar em cada um com todos os detalhes? Porque nós somos muito amados e especiais para ele. E Deus quer que a nossa vida dê certo!

Na criação do mundo, quando os primeiros seres humanos existiram, ele também pensou assim. Mas, infelizmente, estas pessoas não obedeceram à ordem de Deus e fizeram uma grande bobagem.

Xiiii… Vamos ver como tudo isso terminou?

Adão e Eva poderiam ter sido felizes, mas se afastaram de Deus ao desobedecê-lo

Referência bíblica: Gênesis 2-3

A história de Adão e Eva era para ser muito feliz! Só que algo bem ruim aconteceu, e você vai saber o que foi.

Quando Deus criou o mundo, fez tudo com muito capricho pensando que, por último, iria fazer a sua obra mais preciosa: o ser humano – homem e mulher.

Adão e Eva viviam no Jardim do Éden e tinham tudo que precisavam. Imagine só viver num lugar perfeito, onde não havia pecado ainda… As plantas, os animais, o céu e todo o resto eram muito mais maravilhosos do que hoje em dia. Não tinha poluição, nem maldade humana e nem qualquer outra coisa que estragasse aquele ambiente.

Ainda por cima, tinham a melhor parte: o relacionamento com Deus! Todos os dias, quando começava a escurecer, Deus vinha conversar com eles.

Devia ser muito legal ouvir a voz de Deus assim, com tanta simplicidade! Você queria estar lá?

Deus se alegrava em dar a eles o melhor e só planejava coisas boas para eles. Ele mandou que aproveitassem tudo ao seu redor com muita alegria, mas havia apenas uma coisa que eles não podiam fazer: comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Por um tempo, eles obedeceram e viveram muito bem naquele lugar tão especial. Mas, um dia, Eva começou a ouvir uma voz diferente, uma voz que a envolvia e a deixava muito intrigada… Essa voz parecia boa e bem convincente…

Hummm, você sabe que voz era essa? Era a voz da serpente! A serpente disse:

— Eva, você sabe que árvore é essa? E esse fruto maravilhoso, você já provou? Afinal, Deus mandou você aproveitar esse lindo jardim, não mandou?

Eva logo respondeu:

— Sim, é verdade! Deus disse que nós podíamos comer todas as frutas, mas dessa árvore daí, não, porque ela é a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus falou que a gente não pode tocar nela, muito menos comer o fruto dela, senão, a gente vai morrer.

— Ah, Eva, que engraçado! Até parece que vocês vão morrer… É claro que não! Deus disse isso porque tem medo que vocês fiquem muito espertos, mais espertos do que ele. Ele sabe que, no dia que vocês comerem esse fruto maravilhoso, vocês vão conhecer tudo, e isso vai deixar vocês bem poderosos…

Quando Eva ouviu isso, começou a olhar para aquele fruto de forma diferente. Ela pensou:

— Caramba, e não é que esse fruto tem uma cara boa mesmo… Deve ser muito bom. A serpente parece estar certa. Eu não vou morrer, não. Vou comer aqui rapidinho…

E ela comeu… Que tristeza! Não apenas comeu como deu para Adão comer também… Aí, lascou tudo…

Quando isso aconteceu, eles começaram a perceber as coisas de forma bem diferente. Sentiram vergonha e medo pela primeira vez, além de outras coisas ruins.

Ao chegar a hora que Deus sempre aparecia, no entardecer, eles se esconderam. É claro que Deus já sabia a bobagem que eles tinham feito, mas, mesmo assim, perguntou e eles confessaram.

Por causa da atitude deles, o pecado entrou no mundo e Deus precisou tomar uma série de decisões difíceis. Uma delas foi expulsá-los do Jardim do Éden.

A desobediência afastou Adão e Eva de Deus, e o mais triste é que o plano de Deus de viver pertinho deles foi por água abaixo. Este era o plano original.

E agora, o que seria da humanidade?

Todas as pessoas que nasceram depois de Adão e Eva chegaram ao mundo já com a mancha do pecado. Isso quer dizer que elas não tinham como se aproximar de Deus.

Mas Deus, que nos ama demais e nunca quis que a gente ficasse longe dele, bolou um plano perfeito, e você vai conhecer este plano no devocional da semana que vem… O que será?

O que você aprendeu com a história de Adão e Eva ?

Quando Deus nos dá uma ordem, é sempre para o nosso bem. Se a gente teimar e desobedecer, a gente acaba sofrendo, mas Deus nunca se alegra com isso; pelo contrário, ele fica bem triste.

A desobediência tem consequências ruins, por isso, obedecer a Deus nos protege e protege as pessoas à nossa volta.

Se Adão e Eva tivessem seguido a orientação de Deus, eles teriam vivido felizes até o final dos seus dias. Além disso, não teriam prejudicado tantas pessoas que nasceram depois deles.

O pecado entrou no mundo de tal forma, que muitas pessoas más existiram e deixaram Deus decepcionado.

Por isso, nunca veja o que a Palavra de Deus diz como algo chato, que nos proíbe de algo. Deus nos deixou a sua Palavra para que a gente não precise sofrer e seja muito feliz!

Vamos orar?

Deus, eu quero ser uma criança obediente. Eu sei que tudo que você me ensina é para o meu bem, e é por isso que eu quero aprender cada dia mais com a tua palavra. Eu quero ficar bem pertinho de você todos os dias da minha vida. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário