Nosso louvor pode mudar todas as situações

Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza. (…) Todos os seres vivos, louvem o Senhor.
Salmos 150:2, 6

Você gosta de receber elogios? Gosta quando dizem que você está bonito, cheiroso, é inteligente e coisas assim? Quem não gosta, não é?

Mas, e você? Tem o hábito de elogiar as pessoas para deixá-las feliz? Pensa aí…

Em muitas passagens, a Bíblia fala sobre louvar a Deus. Você sabe o que é isso?

Louvar é justamente fazer um elogio a ele, é dar uma declaração de carinho e amor, é expressar a admiração por ele, é valorizá-lo.

Deus é tão maravilhoso que merece ser louvado todos os dias. E você sabia que dois homens na Bíblia confiavam e amavam tanto Deus que o louvaram mesmo numa situação bem difícil?

Mas o melhor é que aconteceu um grande milagre. Vamos descobrir qual foi?

Paulo e Silas louvaram a Deus de todo coração e aconteceu o impossível

Referência bíblica: Atos 16:16-34

Paulo e Silas eram homens de Deus.

Certo dia, eles estavam na cidade de Filipos e uma mulher os seguia, falando alto atrás deles, tentando adivinhar coisas para chamar a atenção por onde passava. Ela estava, na verdade, dominada por um espírito mau e fazia isso também a mando de outros homens, que queriam ganhar dinheiro com este tipo de trabalho. Ela era escrava deles.

Ela fez isso por vários dias e teve uma hora que Paulo perdeu a paciência. Aí, ele ordenou ao espírito:

— Pelo poder do nome de Jesus Cristo, eu mando que você saia desta moça!

Sabe o que aconteceu? No mesmo instante, o espírito saiu e ela parou de ficar gritando. 

Quando os donos da moça viram que não iam poder mais ganhar dinheiro com as adivinhações dela, agarraram Paulo e Silas e os arrastaram até a praça pública, diante das autoridades, e começaram a acusá-los de estarem provocando desordem na cidade.

Resultado: mandaram tirar as roupas deles, baterem muito neles e, depois, os dois foram presos injustamente. Pediram aos carcereiros para guardá-los com toda segurança e prenderam os pés deles entre dois blocos de madeira. Foi muita maldade!

E você pensa que eles ficaram revoltados com tudo aquilo? Que nada! Eles confiavam em Deus e decidiram fazer algo muito melhor do que reclamar. Sabe o quê? Orar e louvar a Deus!

Pois bem… Era mais ou menos meia-noite, e eles louvavam tanto que os outros presos escutavam. 

De repente, o chão tremeu tanto, que abalou os alicerces da cadeia. Aconteceu um terremoto mesmo! Naquele instante, todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam os presos se arrebentaram sozinhas. Caramba! 

O carcereiro acordou com todo aquele barulho e, quando viu que os portões da cadeia estavam abertos, pensou que os prisioneiros tinham fugido. Ele ficou tão desesperado pensando que seria punido, que puxou a espada para se matar ali mesmo, mas Paulo gritou bem alto:

— Não faça isso! Todos nós estamos aqui!

Nessa hora, o carcereiro, impressionado com o que estava vendo, entrou depressa na cela e, tremendo, se ajoelhou aos pés de Paulo e Silas. Depois, levou os dois para fora e perguntou:

— Senhores, por favor, me digam o que devo fazer para ser salvo? Nunca vi nada igual! Eu preciso do seu Deus!

Eles responderam:

— Creia no Senhor Jesus e você será salvo – você e as pessoas da sua casa.

Então, os dois foram até a casa do carcereiro e falaram de Jesus para ele e sua família. Todos creram na mesma hora, se arrependeram da sua vida passada, cuidaram dos ferimentos de Paulo e Silas, os alimentaram e, ainda, decidiram se batizar naquele dia mesmo!

Que demais! O carcereiro e as pessoas da sua casa ficaram cheios de alegria porque agora criam em Deus! Deus transformou todo aquele sofrimento em salvação. Ele é mesmo maravilhoso!


O que você aprendeu com a prisão de Paulo e Silas?

Nesta situação tão difícil pela qual Paulo e Silas passaram, eles nunca perderam a sua fé, mas escolheram, mesmo sentindo dor e sendo humilhados por outros, louvar e dar testemunho da sua confiança em Deus. Eles podiam ter se revoltado, ter gastado seu tempo reclamando de tudo, mas não fizeram isso!

No mundo, muitas vezes, vamos sofrer injustiças, mas Deus sempre está conosco e é a nossa justiça! Se nos lembrarmos que somos filhos amados dele, se decidirmos continuar crendo que ele sempre nos livra do mal, viveremos milagres!

Deus tem o controle de todas as coisas que acontecem com a gente. Muitas pessoas podem até ser usadas pelo inimigo para nos prejudicar e deixar tristes, mas Deus transforma qualquer situação quando colocamos os nossos olhos na grandeza dele, e não nos problemas.

Assim como foi com o carcereiro, Deus quer nos usar em qualquer lugar onde a gente estiver para que outras pessoas sejam abençoadas.

Por isso, quando algo der errado, escolha louvar a Deus em vez de reclamar e ficar chateado. Deus pode transformar qualquer situação quando temos fé e gratidão!

Vamos orar?

Deus, você é maravilhoso! Você é bom, é alegre, você me ama e eu te amo. Muito obrigado porque você está no comando da minha vida, e eu escolho sempre confiar em você. Mesmo que aconteça algo chato, eu sei que você cuida de mim. Você é bom em todo tempo! Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário