Nosso Deus tem todo poder!

Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder, firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.
Jeremias 10:12

Todos nós temos problemas e questões que precisam ser resolvidas.

Em vários momentos da nossa vida, precisamos de algum milagre e recorremos ao nosso Pai do céu, mas muitas pessoas com as quais convivemos não acreditam em Deus e acabam se apegando a outras coisas, como imagens de barro ou de madeira, algum objeto para dar sorte e fazem coisas que ensinaram para elas, na esperança achar uma solução para o seu problema.

Porém, estas coisas são um grande engano… Elas podem até parecer que resolvem algo em um determinado momento, mas não resolvem de verdade, porque só existe um Deus verdadeiro, que tem todo poder!

Vamos aprender mais com a história do profeta Elias?

O profeta Elias acreditou e viu o poder de Deus se manifestar 🔥

Referência bíblica: 1 Reis18:5-40

Existia um rei chamado Acabe que não acreditava no nosso Deus de jeito nenhum! Sabe em qual deus ele acreditava? Em um deus chamado Baal.

O rei estava tendo vários problemas na sua terra, além de não chover há três anos por lá. Por isso, ele estava muito irritado!

Ele não gostava de Elias, que era um profeta de Deus, e resolveu colocar a culpa dos seus problemas nele. Vê se pode…

Um dia, o Rei Acabe encontrou com Elias e lhe disse:

— Você é o maior criador de problemas de Israel! A culpa é sua de várias coisas que estão acontecendo!

Elias respondeu:

— Eu? Eu não! Sabe por quê? Você e o seu pai estão vivendo todos esses problemas porque abandonaram os mandamentos do Senhor e adoram as imagens de Baal!

E Elias continuou:

— Faça o seguinte então: mande todo povo de Israel me encontrar no Monte Carmelo. Mande ir até lá também 450 profetas do deus Baal e 400 profetas da deusa Aserá, pois eu tenho um recado importante para dar a eles.

O Rei Acabe fez conforme Elias pediu e reuniu um grande número de pessoas no Monte Carmelo.

Elias disse a todos:

— Ei, pessoal, ouçam o que eu vou falar agora: vocês precisam decidir a quem vocês vão adorar. Se vocês acreditam em Deus, adorem a ele, mas apenas a ele! Agora, se vocês acreditam em Baal, fiquem com ele. O que não dá é para vocês ficarem em dúvida!

Você sabe o que o povo respondeu? Nada!

Elias ficou indignado e falou:

— Já que vocês ficaram calados e eu sou o único decidido a adorar ao Senhor, eu quero fazer um desafio com vocês para acabarmos de vez com essa dúvida: tragam dois novilhos, ou seja, dois bois novos. Eu vou fazer um sacrifício e vocês, que adoram a Baal, farão outro.

— Vocês, profetas de Baal, matem um dos novilhos, o corte em pedaços e o coloque em cima da lenha, mas atenção: vocês não podem acender o fogo! Eu vou fazer a mesma coisa com o outro. Aí, vocês vão orar ao seu deus e eu vou orar ao Senhor, o meu Deus. O deus que responder mandando fogo para acender o sacrifício, esse será o Deus verdadeiro, ok? – completou ele.

Todos concordaram.

Os profetas de Baal pegaram o novilho, o preparam e começaram a orar ao deus deles. Ficaram orando a manhã todinha e nada… Eles gritavam assim:

— Ó Baal, responde às nossas orações!

Ao meio-dia, Elias começou a debochar deles. Ele dizia:

— Tenho uma ideia: orem mais alto! Acho que o deus de vocês está surdo ou saiu para ir ao banheiro. De repente, ele viajou ou está dormindo. Mas, orem mais alto, porque talvez ele acorde.

E não é que os profetas de Baal começaram mesmo a orar mais alto? Eles ficaram orando o dia todo! E sabe o que aconteceu? Nadinha de nada.

Foi aí que Elias chamou todo povo para perto dele e ajeitou o seu próprio sacrifício. Colocou a lenha, o animal e ainda mandou jogarem bastante água em cima de tudo que deveria ser queimado. Isso faria com que ficasse ainda mais difícil o fogo acender. O lugar ficou todo encharcado!

Depois disso, o profeta Elias orou assim:

— Deus, prova, agora, que só o Senhor é o Deus verdadeiro! Eu sou teu servo e confio em você!

Então, nessa hora, o Senhor mandou fogo do céu e queimou o sacrifício, a lenha, as pedras, a terra e ainda secou a água que estava no chão!

Quando viram isso, os israelitas se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e gritaram:

— O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

Uau! Como Deus é poderoso! Assim como ele queimou o sacrifício e não precisou de fósforo, isqueiro ou de qualquer outra coisa pra acender o fogo, Ele pode criar todas as coisas que precisamos e nunca permite que a gente passe vergonha.

Ao ver estes milagres, mesmo as pessoas que não acreditam nele, uma hora ou outra, acabarão reconhecendo que só existe um Deus verdadeiro: o Senhor!


O que você aprendeu com o profeta Elias?

O profeta Elias era um homem de fé. Mesmo com um número enorme pessoas que acreditavam em outros deuses, ele não desistiu de provar que só existe um Deus verdadeiro.

Muitas coisas parecem que têm poder, mas Deus, que é o Criador de todo o universo, é que tem poder de verdade.

Quando a gente acredita apenas nele, o poder dele se manifesta e podemos ver muitos milagres!

Vamos orar?

Pai, eu quero te agradecer porque conheço o único e verdadeiro Deus: você! Eu não acredito em mais nenhum outro deus, e quero te dizer que te amo e que tenho muito orgulho de ser seu filho. Amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Deixe um comentário