Jesus é o nosso Bom Pastor

“Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se perder, o que acham que ele fará? Não deixará as outras noventa e nove no pasto e buscará a perdida até encontrá-la? E, quando a encontrar, ele a carregará alegremente nos ombros e a levará para casa.”
Lucas 15:4-5

Você já foi em uma fazenda que tem ovelhas ou já viu ovelhas em filmes? É muito legal vê-las no pasto comendo grama, passeando e descansando.

Mas você sabia que ovelhas são animais frágeis, que vivem em grupo e que são cuidadas por um pastor? Não, não é o pastor da igreja, mas é um pastor de ovelhas!

As ovelhas confiam no pastor, elas reconhecem a voz dele e o obedecem, pois sabem que estão seguras quando o pastor as leva para um lado e para o outro. O pastor oferece a elas alimento, água fresca, fica de olho na segurança e na saúde delas.

A bíblia diz que somos como ovelhas cuidadas por Jesus, o nosso bom pastor. Não é legal isso?

Mas será que Jesus se preocupa com todas as ovelhas? Será que ele conhece todas elas e se importa com cada uma? Ah… A resposta só pode ser “sim”, e você vai entender isso melhor lendo a história de hoje!

Vamos lá?

Para Jesus, todos nós somos iguais e importantes

Referência bíblica: Lucas 15:1-7

Na época de Jesus, muitas pessoas paravam para ouvi-lo falar. Tinham pessoas que estavam realmente interessadas em aprender, mas tinham também aquelas que não tinham o coração bom.

Na verdade, essas pessoas más estavam ali só observando as palavras e as atitudes de Jesus para tentar encontrar algum erro. Como não conseguiam, elas falavam mal assim mesmo, apesar de Jesus não ter defeitos.

Esse era o caso dos fariseus e dos mestres da lei – homens religiosos, que fingiam gostar de Deus, mas não gostavam nadinha!

Um dia, vendo que vários pecadores se interessavam pelos ensinamentos de Jesus, esses fariseus falaram assim:

— Esse Jesus é esquisito mesmo! Olha só quantos pecadores estão em volta dele! Ele até come com essas pessoas! Um absurdo isso!

Jesus, ouvindo aquilo, resolveu contar uma parábola, que era uma espécie de história, para fazer com que eles entendessem por que ele ajudava todas as pessoas.

— Ah, vocês estão achando estranho? Pois eu vou contar uma história para vocês.

E ele continuou:

— Imagine só que um homem tem 100 ovelhas. Aí, no passeio do dia, ele percebe que uma delas se perdeu. O que você acha que ele devia fazer?

Todos continuaram olhando para Jesus esperando o resto da história.

— Pois bem. Se esse homem é um bom pastor, ele jamais vai voltar para casa sem a sua ovelha. Ele faz o contrário: ele deixa as 99 ovelhas seguras e vai atrás daquela que estava perdida até encontrá-la. E, quando a encontra, a carrega no colo com grande alegria, porque o rebanho está completo de novo!

Jesus ainda acrescentou:

— Esse pastor ainda vai fazer mais: quando ele chegar em casa, vai reunir os seus amigos e vizinhos e dizer: “Fiquem felizes comigo, porque eu encontrei minha ovelha perdida!”. Ele vai fazer isso porque aquela ovelha é importante para ele!

Ok, todos tinham entendido a história, mas o que Jesus queria dizer com tudo isso?

Ele explicou assim:

— Vocês não ficaram me criticando dizendo que eu dou atenção a pecadores e a outras pessoas simples? Para mim, todas as pessoas são iguais e importantes! É por isso que eu prego a Palavra de Deus para todas elas. No céu, há mais alegria por causa de um pecador perdido que se arrependeu do que por 99 pessoas duras de coração, que se acham boas demais para aprender algo comigo e não querem se arrepender. É por isso que eu vou atrás e valorizo a ovelha perdida. Todas as vidas que querem andar comigo são muito preciosas!

Assim, Jesus ensinou àqueles fariseus e homens falsos o que era o amor de verdade. Ele se importava com todos, mas nem todos queriam acreditar nele e segui-lo.

O que você aprendeu com a história da ovelha perdida?

Como você leu lá no começo da história, as ovelhas somos nós e Jesus é o nosso bom pastor! Em João 10:11, Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas”.

Jesus deu a vida por nós. Lá na cruz, ele se esforçou bastante para nos salvar! Ele derramou o seu sangue por toda a humanidade.

Nosso Jesus trata todos nós como pessoas importantes – você é muito amado por Jesus!

Jesus quer que todas as pessoas sejam salvas. Ele sente enorme alegria quando alguém o aceita em seu coração.

Porém, temos que lembrar que as ovelhas seguem o pastor porque confiam e acreditam nele! O chato é que nem todas as pessoas creem em Jesus e querem ser ovelhas dele, e Jesus sempre respeita a escolha de cada um!

E você, quer ser a ovelha do bom pastor? Jesus cuida de nós com muito amor, por isso, a melhor coisa que podemos fazer é escolher ficar perto de Jesus todos os dias!

Vamos orar?

Jesus, hoje eu aprendi que você é o bom pastor, e eu quero ser a sua ovelha. Eu sei que você me ama e cuida de mim, por isso, sempre quero ficar pertinho de você. Obrigado por me tratar como uma pessoa importante. Eu te amo! Amém!

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário