Jesus é o bem mais precioso que temos

Mas busquem em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhe serão acrescentadas.

Mateus 6:33

Você sabe o que significa algo precioso? 

É o mesmo que valioso, importante, com um valor imenso, que nem conseguimos medir.

Agora que você já entendeu, responda para nós: qual é a coisa mais preciosa de sua vida? Sua casa, sua família, seus brinquedos, seus amigos ou seu lazer?

Não há problema algum em gostarmos muito de algo que temos. E também não há nada de errado em amar muito as pessoas mais próximas, como nossa família e nossos amigos. Ao contrário, isso é muito bom e faz um bem enorme pra gente.

Mas há algo muito precioso que precisamos encontrar e guardar para sempre em nosso coração.

Por isso, hoje, vamos conhecer um grande tesouro, que vale muito mais que jóias, dinheiro ou qualquer outra coisa que possamos ter.

Em Jesus, temos tudo que precisamos

Referência bíblica: Mateus 13:44

Vocês já leram livros ou assistiram a filmes sobre tesouros escondidos? São bem legais, mas há um tesouro muito mais valioso do que estes que vemos nas histórias.

Certo dia, Jesus estava contando uma parábola sobre um tesouro escondido e seus seguidores o ouviam atentamente.

Parábolas eram histórias que sempre serviam para trazer algum ensinamento. No geral, eram histórias curtas, usando exemplos do dia a dia das pessoas que viviam naquela época.

Jesus disse assim para os seus seguidores:

— O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo. 

No tempo em que Jesus contou esta parábola, não havia bancos para se guardar o dinheiro e nem cofres para guardar as coisas valiosas, como existem hoje. Por isso, muitas pessoas escondiam seu dinheiro e tudo que tinham de muito valor. Às vezes, até mesmo os enterravam para que ninguém os encontrasse ou roubasse.

Com isso, outros acabavam encontrando, mesmo que fosse ao acaso, sem querer.

Foi o que aconteceu com este homem da história que Jesus contou. Ele encontrou um tesouro perdido num campo, que era de alguém que o enterrou e acabou que, com o passar do tempo, o tesouro ficou ali escondido, em segredo, esquecido.

O homem que encontrou o tesouro ficou tão feliz com o que encontrou, que vendeu tudo que tinha para conseguir comprar todo o campo onde o tesouro estava escondido.

Mas o que será que Jesus quis dizer com esta parábola naquela época? E o que isso quer dizer hoje?

O que Jesus disse valeu para aquela época e vale até os dias de hoje. Significa dizer que, quem encontra este tesouro, encontra o próprio Senhor Jesus. E, então, Jesus se torna o bem mais precioso que temos, quando o aceitamos como Senhor e Salvador da nossa vida.

Jesus precisa se tornar tão importante para nós, que todas as outras coisas, que também são importantes, vêm depois dele na fila.

Lembra na escola, quando, às vezes, você precisa formar uma fila, e um amiguinho fica atrás do outro? Pois é, se a gente formasse uma fila na nossa vida das pessoas e coisas mais importantes, Jesus teria que ficar lá na frente. 

Nosso coração precisa ser, em primeiro lugar, dele! Jesus é suficiente para nós, porque descobrimos que, nele, podemos todas as coisas. Como é bom saber que podemos contar com Jesus! 

Jesus é aquele que vive e reina para sempre! E é sempre bom a gente lembrar que tudo aqui na terra vai passar ou acabar. 

Quer ver uma coisa? Lembra de uma boneca linda que você tinha e quebrou? E o seu carrinho de controle remoto que estragou? A bola que furou ou um ladrão que roubou o seu patinete? E aqueles amigos que você acabou perdendo, porque teve que mudar de cidade e de escola?

Viu como as coisas se acabam ou se vão? Mas o nosso tesouro precioso, que é Jesus, ninguém pode quebrar ou nos roubar. 

Você deve estar se perguntando como podemos ter este tesouro, né?

A resposta é guardar a palavra de Deus no seu coração, assim como aquele homem da nossa história. Ele encontrou o tesouro e, muito feliz com isso, o guardou para que ninguém o tomasse. 

E você? Quer ter este tesouro guardado sempre junto de você?

O que você aprendeu com a parábola do tesouro escondido?

Aquele que encontra Jesus, encontra uma vida cheinha de promessas lindas e duradouras.

Já aqueles que rejeitam Jesus, não conseguirão sentir a alegria de saber que há alguém que cuida deles sempre, como nós sentimos! 

É por isso que, sem Jesus, as pessoas vivem à procura de momentos legais que as façam se sentir bem. 

Sabe quando você ganha algo que tanto quer, mas, depois que ganha, aquilo não tem mais graça e você já quer outra coisa diferente? Viver sem Jesus é assim. As pessoas buscam alguma coisa para ficar felizes, mas nem sabem direito o que precisam… 

Poxa, é triste demais viver sem Jesus… Mas, quando você busca primeiro as coisas de Deus, você fica satisfeito e feliz sempre. 

É por isso que, todos os dias, temos que separar tempo para falar com Deus, ler a bíblia e ficar pertinho dele.

Se gastarmos todo nosso dia com videogame, televisão, celular ou até com os amigos, isso quer dizer que estamos dando mais importância a outras coisas do que a Jesus. Tudo tem seu tempo, lembra?

Separe tempo para Jesus! Ele te ama e deve ser o primeiro lugar na nossa fila da importância! 

Vamos orar?

Querido Deus, obrigado porque encontramos este tesouro tão valioso, que é você. Ensina-nos a guardar este tesouro no nosso coração até o dia em que o Senhor voltará para nos buscar. Não deixe que as coisas desta vida nos afastem de ti. Em nome de Jesus, amém!

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Ana Paula Meneguci – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário