Jesus é a rocha da nossa construção

Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.
Isaías 26:4

Você já brincou na praia de construir castelos na beira do mar? Não sei se onde você mora tem praia, mas, se você nunca fez isso, consegue imaginar? É uma delícia, não é?

A construção vai sendo feita pouco a pouco. Surge uma ideia e é hora de construir. Pega-se mais areia seca, mais areia molhada, passa a pá pra lá e pra cá, acerta um detalhe para ficar mais bonito e, depois de muito tempo fazendo a construção, lá está o castelo bem lindo.

Opa, mas peraí! E se a onda do mar destruir tudo? O trabalho ficará perdido?

Na história de hoje, nós vamos justamente falar sobre isso. Usando esse exemplo da construção feita na areia, Jesus nos ensinou algo muito importante! Vamos aprender?

Construa sua casa na rocha e não na areia

Referência bíblica: Mareus 7:24-27

Bia estava toda animada para ir à praia com sua mãe. Ela logo correu para separar baldinho e pás, porque adorava construir castelos na areia com sua família, levar suas bonequinhas de plástico e brincar ali, enquanto tomava sol.

Assim que ela chegou, foi logo se acomodando perto do mar com seus brinquedos. O dia estava quente e, assim, era mais refrescante e prático para começar a sua divertida construção.  

Ela decidiu que ia fazer um castelo bem grandão, o maior que já tinha feito até então. Ela queria que tivesse uma estrada ao redor do castelo imaginando passar por ali muitas carruagens. Também foi cavando para ter um túnel secreto que ligasse um lado do castelo ao outro. Era preciso fazer tudo com muita calma e todo cuidado, porque ela ainda queria fotografar para mostrar para os amigos da escola.

Ela trabalhou com muita dedicação e o seu castelo ficou pronto. Que legal! Agora, ela podia brincar por várias horas!

Bia brincou tanto que perdeu a noção do tempo… E a maré foi subindo e ela nem percebeu. De repente…

— Nãaaooooo! – gritou ela desesperada.

Ela começou a chorar:

— Eu não acredito! Tanto trabalho pra nada! Está tudo destruído! Buááááá’!!!!

Que tristeza…

Sua mãe, vendo aquela cena, abraçou a filha e lembrou de uma história bíblica: a Parábola da casa construída na areia.

Quando Bia se acalmou um pouco, sua mãe resolve contar.

— Sabe, filha, eu sei que você ficou triste, mas coisas assim sempre acontecem quando construímos sobre a areia.

— Sério, mamãe? Por quê? – perguntou Bia.

— Jesus nos ensinou sobre isso. Ele contou a história de um homem que construiu uma casa na areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e a casa não aguentou e caiu. Mas teve um outro homem que decidiu construir sua casa na rocha e nada abalou a sua moradia, porque ele fez a fundação no lugar correto, onde era bem firme.

Bia estava interessada e ouvia atentamente. Sua mãe continuou:

— Jesus disse que ele é a nossa rocha, mas precisamos ouvir o que ele diz e praticar, porque essa é a garantia que ele sempre vai nos sustentar.

Bia, então, comentou:

— Entendi! Jesus é firme e seguro como uma rocha, então, a gente tem que obedecer para que fique sempre juntinho dele e não corra perigo.

— Isso mesmo, Bia. Se a gente estiver com Jesus, a nossa vida é construída de forma segura. Mas… e você, ainda está triste por que seu castelo desmoronou? – perguntou sua mãe.

— Não, mamãe. Eu já entendi que casas na areia desmoronaram e, sempre que eu fizer um castelo na praia, sei que vai durar pouco. Mas o dia que eu quiser fazer algo que dure pra sempre, tenho que construir de outra forma: em um solo firme. Foi isso que Jesus ensinou, né? E vale pra tudo na nossa vida.

— Você entendeu bem, minha filha! Vamos embora, então? Hora de ir pra casa. Tem um lanchinho especial hoje – disse sua mãe.

— Oba! Já estou com fome!

O que você aprendeu com a construção do castelo de areia de Bia?

No mundo, as pessoas não estão muito preocupadas em construir uma vida baseada na Palavra de Deus. Elas só querem aproveitar aquele momento, e isso já está bom.

Mas, o que elas não sabem é que, sem Jesus, em algum momento, a vida delas vai começar a dar errado, porque é como se elas tivessem construído uma casa na areia, como a história bíblica que você ouviu e o castelo que a Bia fez na praia.

Quando ouvimos a Palavra de Deus e nos esforçamos para colocá-la em prática, isso nos dá segurança, pois estamos fazendo de Jesus a nossa rocha. Que maravilha poder estar firmado em Jesus!

Vamos orar?

Jesus, hoje eu aprendi que você é a minha rocha. Por isso, eu sempre quero estar pertinho de você obedecendo ao que a tua Palavra me ensina. Isso vai fazer com que a minha vida seja boa e segura. Ao seu lado, eu me sinto muito protegido. Obrigado. Amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário