Deus realiza os nossos sonhos

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”
Hebreus 11:1

Às vezes, a gente tem sonhos que parecem impossíveis de acontecer, né? Quais são os seus sonhos? O que você fica imaginando que poderia acontecer de bom?

Ganhar um presente, conhecer um lugar muito legal, encontrar algum amigo que você gosta muito, ver uma transformação acontecer com as pessoas da sua família… Hummm, existem várias coisas que nos deixariam felizes…

A Bíblia conta a história de uma mulher que queria ter um filho, mas não conseguia de jeito nenhum! Mas Deus fez algo maravilhoso e ela ficou muito agradecida. Vamos ver?

Ana viva triste, mas um milagre aconteceu ☺️

Referência bíblica: 1 Samuel 1

Ana era uma mulher de Deus, casada com um homem chamado Elcana. Seu maior sonho era engravidar e ter um filho, mas, como isso estava demorando pra acontecer, Ana vivia muito triste, chorando pelos cantos.

Seu marido tinha uma outra mulher chamada Penina. Naquela época, era permitido o homem ter mais de uma esposa. Penina já tinha vários filhos, enquanto Ana não tinha nenhum.

Uma vez ao ano, toda família ia até a cidade de Siló oferecer sacrifícios a Deus.

Principalmente nessa época, o marido de Ana percebia que ela ficava ainda mais chateada com o fato de não ter filhos. Por isso, ele tentava agradá-la bastante pra ver se ela ficava feliz, porque ele a amava, mas, mesmo assim, não adiantava. Ana não se conformava porque não tinha o filho que tanto queria.

Penina, a esposa que já tinha filhos, ficava provocando Ana. Que maldade! Penina falava coisas assim:

 Ana, veja os meus filhos. Eles não são lindos? É tão bom ter filhos… Ah, esqueci! Você não tem nenhum, né? Que pena…

Isso não se faz… Imagine só como Ana ficava… Tão triste e humilhada que nem queria comer.

Elcana bem que tentava convencer Ana de não ligar pra isso. Ele dizia:

– Por que você está tão triste, Ana? Por que você chora tanto e não come? Eu posso te fazer muito feliz… eu não sou melhor do que dez filhos?

Nada animava Ana. Será que tinha jeito dela realizar o sonho dela? O que você acha?

Um dia, Ana decidiu ir até o templo e orou a Deus com fé. A Bíblia diz que ela chorou muito, pois colocou pra fora toda a sua tristeza. Nessa oração, ela fez um combinado com Deus. Ela disse:

– Deus, se você me der o filho que eu tanto sonho, depois que ele nascer, eu prometo que ele vai dedicar a sua vida servindo ao Senhor no templo.

Naquele lugar onde Ana estava orando, existia um profeta chamado Eli, que prestava atenção no que Ana fazia. Quando ela acabou a oração, eles conversaram e ela explicou ao profeta Eli o que estava acontecendo.

Então o profeta, vendo a sua fé, disse:

 Vai em paz e que Deus dê a você o que você pede com tanta fé!

Ana foi embora para casa cheia de paz! Ela até voltou a comer! Ah, agora o seu coração estava leve… Ela tinha conseguido entregar o seu problema a Deus finalmente.

E sabe o que aconteceu depois disso? Um milagre! Naqueles dias, Ana engravidou e, nove meses depois, nasceu Samuel.

Samuel era um menino lindo, assim como você. Ele cresceu aprendendo no templo e ajudando lá também. Ele se tornou um grande profeta!


O que você aprendeu com a história de Ana?

Quantas coisas nós queremos, não é mesmo? E você acha que Deus não sabe de todas elas?

Sim, Deus conhece todos os nossos desejos e realiza cada um deles – isso se eles forem fazer a gente feliz. Ele também sabe a hora certa de cada coisa acontecer.

Na história de Ana, vimos que, quando queremos que Deus faça um milagre, não adianta só ficar triste e chorando, não é mesmo? Deus quer realizar o desejo do nosso coração, mas precisa ver a nossa fé.

A fé é a certeza que temos dentro do nosso coração de que Deus vai fazer aquilo que prometeu. Mesmo que pareça que nada de bom está acontecendo, temos que ficar firmes confiando nele!

Quando temos fé de verdade, ficamos tranquilos porque sabemos que Deus ouviu a nossa oração. Deus pode fazer muitos milagres quando vê a nossa fé!

Vamos orar?

Pai, eu sei que você pode fazer muitos milagres. Eu quero dizer que tenho fé que você sempre vai cumprir o que prometeu e vai realizar muitos sonhos meus. Obrigado porque você é bom. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Deixe um comentário