Deus nos ensina a honrar

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo!

Efésios 6:1

Já aconteceu de você ter recebido um presente sem ser seu aniversário ou nem mesmo nenhuma data importante? É muito bom quando isso acontece, não é mesmo? E isso significa que alguém quis honrar você, que é o mesmo que te valorizar, te respeitar e demonstrar amor.

Xiii, mas ainda ficou complicado entender o que é honrar? Segue aqui porque a gente explica.

Segredo para uma vida longa: honrar pai e mãe

Referência bíblica: Êxodo 20:12

A história começa com um encontro, meio por acaso, entre Mig e Leo pelo condomínio onde moravam. E, Mig falante como sempre, e por muitas vezes reclamão, já começou a conversa resmungando do programa que faria com os pais no próximo final de semana.

Ele teria que acompanhar seus pais num almoço de família na casa de seus avós, e Mig não estava nem um pouco satisfeito. Queria mesmo era ficar em casa de boa, fazendo nada mesmo.

Foi aí que Leo entrou na conversa e comentou com Mig que o Dia dos Pais estava se aproximando, e que isso o fazia lembrar de um mandamento que Deus havia deixado para nós. Será que você lembra qual é? 

“Honre a teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na Terra que o Senhor teu Deus te dá!” (Êxodo 20:12)

Sim, que maravilha é receber um mandamento com uma promessa linda de vida longa! Mas há algo que temos que fazer antes, hein: honrar pai e mãe.

Mig não tinha entendido bem o que significava honrar, e assim não sabia direito o que fazer para cumprir este mandamento e receber esta promessa.

Leo percebeu que precisava ajudar Mig nisso e falou:

— Meu amigo, qual o problema em fazer a vontade dos seus pais? Nem sempre tudo precisa ser do jeito que você quer. Quantas vezes, seus pais deixaram de fazer alguma coisa para eles, para dar atenção a você e fazer a sua vontade? Aposto que nem consegue contar quantas vezes isso aconteceu. Fala aí se não é assim? 

Leo seguiu dizendo que Deus nos ensinou que precisamos honrar nossos pais, ou aqueles que nos criam como filhos, tipo: tios e avós… E honrar não é só obedecer, é também dar atenção e ouvir seus conselhos. 

É tratar nossa família com respeito, e fazer o que eles nos pedem com amor, e não por obrigação, como uma ordem apenas.

— Já falou que ama seus pais e fez algo bem legal pra eles, mesmo sem eles terem pedido? Isso também é honrar – completou Leo.

Sabemos que nem sempre é fácil honrar, né? Mas, quando a gente se lembra que nossos pais foram escolhidos por Deus para cuidar de nós, fica mais fácil entender o tamanho do amor de Deus pela nossa vida e passamos a amar ainda mais nossa família.

Nossa família pode não ser perfeita; às vezes, podemos até não concordar com eles, mas não precisamos ser grosseiros ou faltar com respeito. Uma boa conversa é sempre o melhor caminho.

— Leo, você me cansou com este papo “cabeça”. Está parecendo meu irmão mais velho, só que não.

— Sou o seu melhor amigo, e um amigo de verdade ajuda quando vê o outro fazendo algo errado e andando por aí sem a promessa de Deus. Eu escolho honrar. Quer vir comigo? – perguntou Leo.

Mig, mesmo ainda meio confuso com a palavra nova que aprendeu, achou melhor ouvir Leo, que entendia melhor sobre este assunto. E, assim, resolveu tentar mudar.

Acompanhou seus pais no almoço, na casa dos avós, e fez tudo que seus pais queriam a ponto deles até terem achado Mig meio diferente. 

Com seu novo jeito menos reclamão, Mig foi superelogiado por seu pai. E não foi só isso…

Mig ganhou muitos beijos, carinhos e abraços de seus pais e ainda recebeu como presente um final de semana em que ele poderia escolher o que fazer.

Mig, todo feliz, foi correndo contar para o Leo:

— Leo, você é demais, amigão! Obrigado por me ensinar. Meus pais estão tão felizes comigo que, agora, posso escolher o que quero fazer no próximo final de semana. Pode me ajudar nisso? Queria fazer uma parada bem legal!

— Aeeeeêê, estou contigo Mig, e dessa vez você pode escolher, que eu vou te honrar no que você decidir fazer – finalizou Leo muito feliz pela mudança de Mig.

O que você aprendeu com a história de Leo e Mig?

Nossos pais também gostam de ser amados e de ter suas vontades realizadas. Os pais de Mig ficaram muito felizes com a atitude dele, souberam admitir e o recompensaram.

Que tal fazer uma lista das coisas que você pode fazer para honrar seus pais? Quem sabe escrever um bilhete ou falar que é grato por tudo que eles são? Ou, então, aproveite a semana do Dia dos Pais e só abrace muito, dê muito carinho e curta todo o tempo que puder ao lado deles.

Deus tem uma promessa linda para aqueles filhos que sabem honrar os seus pais com amor.

Vamos orar?

Obrigado, Deus, pela minha família, porque agora eu sei que tudo o que o Senhor faz é para o meu bem. Que eu aprenda a amar cada dia mais minha família. Em nome de Jesus, amém!

_____________________________________ 

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Ana Paula Meneguci – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário