Deus nos ensina a dar fruto

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

Gálatas 5:22

A palavra de Deus diz que devemos ter boas qualidades e dar bons exemplos. 

Ela chama essas boas qualidades de fruto do Espírito. Esse fruto ajuda a gente a se relacionar com as pessoas e também com Deus.

Hummm.. mas como é esse fruto? Será que você ficou curioso e quer entender melhor esse assunto? 

Vamos à história!

Pedrinho aprendeu sobre o fruto do Espírito

Referência bíblica: Gálatas 5:22

Pedrinho ganhou dos seus pais um lindo devocional infantil que falava sobre o fruto do Espírito. O problema é que ele não entendia muito bem o que era este fruto e, sabendo que Leo era um cara bem esperto, resolveu pedir ajuda ao amigo.

— Amigão, ganhei este devocional e quero muito entender melhor sobre o que ele fala. Depois, tem essas atividades aqui que eu quero fazer. Tenho certeza que meus pais iam gostar muito se eu fizesse isso sozinho, só que eu não entendi bem essa história de fruto do Espírito. Pode me ajudar?

— Posso, sim. É meu tema favorito. Para você entender bem, eu vou começar do começo, hein! – disse Leo.

Ele continuou:

— Certa vez, quando Jesus ensinava aos seus seguidores, ele disse o seguinte: “Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, e nenhuma árvore má dá fruto bom”. Isso está em Lucas 6:43. Você sabe o que Jesus quis dizer com isso?

Pedrinho respondeu:

— Melhor você me contar, porque eu não entendi muito bem…

Leo explicou:

— Esta árvore a que Jesus se refere somos nós, e o fruto é aquilo que fazemos de bom ou de ruim por meio das nossas atitudes, dos nossos pensamentos, ações e sentimentos.

— Ah, eu sou uma árvore? Todo mundo fala que eu sou grande para minha idade, mas não sabia que eu era uma árvore, não… – brincou Pedrinho.

— Claro que você não é! Foi só uma forma de Jesus explicar que a árvore fica bonita e com um fruto saboroso porque está bem firme com suas raízes na terra onde foi plantada. Assim, nós também devemos ter uma vida firme em Jesus, pois é só dessa forma que a gente consegue dar exemplos bons para todos que estão ao nosso redor. Deu para entender, Pedrinho? — perguntou Leo.

— Estou começando a entender, mas dá para falar um pouco mais? – pediu Pedrinho.

Leo continuou explicando que, no momento em que recebemos Jesus na nossa vida, o Espírito Santo passa a morar em nós e devemos ficar cada vez mais parecidos com ele. Além disso, somos capacitados também a mostrar, com o nosso comportamento, quem ele é para as outras pessoas. A bíblia chama esse comportamento de fruto do Espírito. 

— Eu gosto muito de fruta! A minha preferida é laranja, e minha mãe diz que ela é muito boa para a saúde. Ahhhh, agora, eu entendi. Posso fazer bem para as pessoas, assim como a laranja faz bem para a nossa saúde. – disse Pedrinho todo empolgado.

— Quase isso. A gente vale bem mais que uma laranja, então, podemos fazer muito mais pelas pessoas quando agimos de forma parecida com Jesus. – explicou Leo.

Ele continuou:

— Para ser bem mais claro, o fruto do Espírito significa nove qualidades ou características que devem ser encontradas em quem é de Jesus. Tipo a laranja mesmo, que tem diversos gomos, mas que, juntos, formam a fruta inteira. É por aí. Depois, pede à sua mãe para te mostrar os gomos de uma laranja para você entender um pouco mais.

E, assim, Leo falou para Pedrinho sobre cada uma dessas características, que são: AMOR, ALEGRIA, PAZ, PACIÊNCIA, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO E DOMÍNIO PRÓPRIO.

Algumas dessas palavras devem ser conhecidas de vocês, mas não se preocupe que, mais à frente, vamos explicar uma por uma. 

Por hora, o importante é que você aprenda que, quando temos Jesus em nós, todas estas características do fruto do Espírito passam a fazer parte da nossa vida. E isso é bom demais, pois, assim, passamos a servir Jesus e a todos que estão à nossa volta!

O que você aprendeu sobre o fruto do Espírito?

Uma criança que ama Jesus é aquela que conta aos amiguinhos tudo o que sabe sobre ele, não somente através das suas palavras, mas através das suas brincadeiras, dos seus gestos e atos de bondade. Além disso, ela tem alegria em obedecer aos seus pais e fica longe de brigas.

Com que tipo de árvore você quer se parecer? 

É claro que sempre com a que dá um bom fruto, não é isso? Então, chame Jesus! Só ele pode te ajudar a ser melhor a cada dia! 

Vamos orar?

Meu querido Jesus, eu quero ser mais parecido contigo e que todos possam te ver quando olharem para minha vida. Amém.

_____________________________________ 

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Ana Paula Meneguci – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário