Deus faz você ser uma grande pessoa, mesmo que você seja pequeno

“Mas o Senhor disse: — Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.”
1 Samuel 16:7

Você sabia que Deus ama tanto a sua vida, que fez grandes planos pra você?

Mesmo que você ainda seja pequeno, ache que não sabe fazer muitas coisas, não goste do seu rosto ou corpo e pense que não mereça, Deus sempre tem planos incríveis pra sua vida.

Mas, pra que esses planos maravilhosos se cumpram, só uma coisa é necessária: o seu coração.

Você já vai entender tudo direitinho quando conhecer a história de Davi. Vamos lá?

O menino Davi não parecia rei, mas Deus viu seu coração 👑❤️

Referência bíblica: 1 Samuel 16: 1-13

Israel tinha um rei chamado Saul. Só que ele começou a desobedecer a Deus demais e isso prejudicava todo povo. Deus já tinha um substituto para o lugar do rei Saul: seria Davi.

Davi ainda era um menino e nem desconfiava que isso ia acontecer.

Foi assim: quando Deus achou que era o momento certo, mandou o profeta Samuel ir na casa de Jessé, um homem que tinha 8 filhos. Naquela casa, morava o novo rei de Israel.

Samuel era um profeta de Deus, ou seja, ele era uma pessoa que conversava com Deus e falava para as outras pessoas o que Deus tinha mandado. Legal, não é?

Samuel disse assim:

Jessé, Deus me mandou aqui com uma missão. Pra isso, eu preciso conhecer os seus filhos.

Jessé, rapidamente, apresentou os filhos que considerava mais fortes. Ele achava que Deus se agradaria daqueles que eram mais velhos e guerreiros, por isso, mostrou um por um, mas Samuel avisou que nenhum dos 7 era o que Deus tinha escolhido.

Isso porque, Deus tinha falado antes para Samuel:

— Não se impressione com a aparência nem com a altura do homem que será rei. As pessoas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.

Então, Samuel perguntou a Jessé:

Você não tem mais nenhum filho?

Jessé respondeu:

Eu até tenho mais um, que é o mais novo, mas ele está cuidando das ovelhas…

Samuel quis vê-lo assim mesmo e mandou chamá-lo.

Quando Davi chegou, Samuel teve certeza de que ele era o escolhido por Deus. Então, Samuel ungiu Davi como rei.

Você sabe o que é ungir? Este gesto era muito comum antigamente, e até hoje ele ainda é feito.

A unção é feita com óleo ou azeite derramado sobre a cabeça ou colocado na testa de uma pessoa e tem um significado muito bonito: é uma marca espiritual, que simboliza o Espírito Santo na vida de alguém. É uma forma da pessoa entender que, a partir daquele momento, ela vai estar melhor preparada para algo.

Davi, ao ser ungido, já era rei no mundo espiritual, mas ele só assumiu o trono muito tempo depois, mas esse é assunto pra uma outra história…


O que você aprendeu com a história de Davi?

Davi foi escolhido por Deus pra ser rei. Será que, quando Samuel avisou o que aconteceria, Davi pensou:

— Eu, rei? Mas eu sou tão pequeno…

Às vezes, podemos achar que não somos lá grandes coisas, não somos capazes ou não merecemos algo tão grande assim, porque olhamos só pra nossa aparência, mas Deus sempre nos vê por dentro.

Não importa o seu tamanho, a cor da sua pele, o seu tipo de cabelo, a sua inteligência ou quanto dinheiro a sua família tem, Deus sempre vê o seu coração e ajuda você a fazer qualquer coisa que você precise, mesmo que pareça muito difícil.

Deus tem planos maravilhosos pra sua vida e faz de você uma grande pessoa, mesmo que você seja pequeno ou se sinta pequeno. Basta confiar no amor de Deus por você! 

Vamos orar?

Pai, eu sei que, mesmo antes de eu nascer, você já tinha planos maravilhosos pra minha vida. Eu posso ser pequeno, mas eu sei que você me ajuda a realizar coisas muito grandes, porque o meu coração é teu e você está comigo sempre. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Deixe um comentário