Deus faz o menor ser o maior

…mas o povo que conhece ao seu Deus se esforçará e fará proezas.
Daniel 11:32

Às vezes, quando recebemos uma tarefa difícil, a primeira coisa que a gente faz é dizer: “Não dá, não consigo!”. Isso já aconteceu com você?

Pense em uma tarefa da escola que parecia muito complicada… talvez, uma prova. Pensou? E marcar aquele gol quando o time adversário parece jogar melhor que você? Hummm… missão quase impossível?

Você sabia que muitas pessoas deixam de fazer coisas grandes e importantes porque acham que nunca vão conseguir? Isso tem a ver com a maneira como elas se veem.

Na Bíblia, um homem recebeu uma missão que parecia que ia destruir a vida dele de tão difícil que era. Pra piorar, ele não se achava lá grandes coisas… Mas Deus provou que, quando acreditamos nele, podemos fazer coisas incríveis! E essa história a gente vai conhecer agora!

Gideão achava que não era capaz de fazer coisas importantes, mas Deus mostrou o contrário

Referência bíblica: Juízes 6:11-40; 7:1-25

Houve uma época em que o povo de Deus estava sofrendo muito por causa dos midianitas e amalequitas, que eram povos inimigos. Você acredita que, por pura maldade, eles destruíam tudo que os israelitas plantavam para comer?

Sabe o que o povo de Deus tinha que fazer por causa de tanta perseguição? Eles precisavam até se esconder em cavernas com medo deles.

 Um dia, eles cansaram de tudo aquilo. Afinal, já tinham se passado vários anos e estava na hora daquela situação mudar.

Então, aconteceu algo muito especial: um anjo de Deus foi até o local, apareceu a um homem chamado Gideão e falou:

— O Senhor é contigo, homem valente! Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas.

Gideão quase caiu para trás:

— Eu? Eu mesmo? Mas como eu vou fazer isso? A minha família é a mais pobre do meu povo, e eu sou o menor da minha família!

O Senhor, então, disse:

— Gideão, fica calmo e confia em mim. Eu vou estar contigo e você vai ferir os midianitas como se fossem um só homem.

Uau, que desafio enorme, não é? Mas Gideão, aos poucos, se acalmou, foi se fortalecendo e aceitando a missão que Deus tinha dado a ele.

Com isso, ele precisou contar para os outros israelitas o que estava conhecendo e avisar que eles deveriam lutar contra os inimigos. Porém, Deus achou que tinham homens demais e orientou como Gideão deveria fazer. Gideão, então, disse ao povo:  

— Pessoal, Deus falou comigo e mandou um recado. É o seguinte: quem estiver com medo de lutar, volte para casa.

E não é que voltou um montão de gente mesmo? Voltaram 22 mil homens e ficaram 10 mil!

Deus disse a Gideão:

— Ainda tem gente demais, Gideão. Vamos fazer o seguinte: leve esse pessoal até o rio. Quando você chegar lá, os homens que se abaixarem para beber a água como um cachorro faz, não devem ir para a batalha com você. Mas aqueles que se ajoelharem e beberem água com as mãos, esses serão os escolhidos.  

Daquele povo todo, apenas 300 homens juntaram água nas mãos e beberam. Então, Deus falou:

— É apenas como esses 300 homens que eu vou libertar vocês e dar vitória sobre os midianitas!

Os midianitas e amalequitas eram muito numerosos! E agora? Será que eles iam conseguir? Será que eles iam desistir? Que nada… Deus estava com eles, e Gideão encorajou o povo!

O acampamento dos midianitas ficava abaixo deles, no vale. Naquela noite, Deus disse a Gideão para se levantar e atacar o acampamento do povo inimigo, pois aquela batalha já estava ganha.

Hora de se preparar para a guerra! Uhuuu, lá iam eles lutar em nome do Senhor!

Gideão deu a cada homem uma trombeta e um vaso apenas com uma tocha dentro.

Quando chegaram bem perto do acampamento inimigo, todos tocaram as trombetas, quebraram os vasos e gritaram:

— Espada pelo Senhor e por Gideão!

Depois disso, Deus fez com que aqueles homens inimigos lutassem contra eles mesmo. Eles começaram a matar uns aos outros com as suas espadas!

E sabe o que aconteceu? Eles foram derrotados e os israelitas venceram! Deus é demais!


O que você aprendeu com história de Gideão?

Gideão olhava pra si mesmo e se achava fraco e incapaz de fazer algo tão grandioso. A verdade é que ele tinha medo de fracassar. Mas ele mudou completamente o seu comportamento quando decidiu colocar a sua fé no que Deus disse, e não no que ele pensava a seu respeito. Foi isso o que o fez vencer.

Quando confiamos em Deus e ele nos promete algo, pode até parecer impossível, mas nós conseguimos realizar!

Sempre que você sentir medo ou achar que não vai conseguir, lembre-se do que aconteceu com Gideão. Quem tem Deus, tem tudo, e vence qualquer situação difícil!

Vamos orar?

Deus, muito obrigado porque você me faz fazer coisas grandes, mesmo que eu seja pequeno. Eu posso até achar que não consigo ser tão forte, mas eu tenho a tua força, e é isso que importa. Que bom que eu nunca preciso ter medo. Eu quero dizer que acredito que você está comigo em todas a situações. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário