Deus criou você à imagem e semelhança dEle

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre a toda terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”
Gênesis 1:26

Você já ouviu sobre a criação do mundo? E sobre a criação das pessoas?

Existem muitos livros que contam histórias que o mundo foi criado depois de uma explosão e que o homem veio do macaco… Tudo isso são só teorias! Você sabe o que é uma teoria? Teoria é quando estudiosos desenvolvem uma ideia e acham que uma coisa aconteceu de determinada forma, mas não podem provar. Isso quer dizer que eles não têm certeza!

Ai, ai, ai, então, como é que a gente saber ao certo o que aconteceu?

A Bíblia, que é a Palavra de Deus, sempre nos conta a verdade. Bora ver como Deus criou o ser humano?

Adão e Eva eram uma cópia de Deus. E você também é!

Referência bíblica: Gênesis 1-2

Lá no começo de tudo, a terra era vazia, escura e não tinha forma. Deus chegou à conclusão que era o momento certo de começar a criar o mundo. Você sabe como foi essa criação?

Deus criou o mundo com a sua palavra. Ele falava e as coisas apareciam, pois ele é o Criador! Nosso Deus é muito poderoso mesmo…

E tem mais: ele criou tudo em menos de uma semana! Você vai saber agora o que ele fez em cada dia!

  • Dia 1 – Deus fez a luz. Ele separou a luz da escuridão e chamou a luz de dia e a escuridão de noite;
  • Dia 2 – Deus criou os céus. Ele separou as águas debaixo do céu e as que estavam em cima do céu;
  • Dia 3 – Deus criou os mares e toda a vegetação (as plantas e as árvores);
  • Dia 4 – Deus fez o sol, a lua e as estrelas;
  • Dia 5 – Deus criou os peixes, os grandes animais marinhos, as aves e os animais que rastejam;
  • Dia 6 – Deus criou os animais domésticos, os selvagens, os répteis e…

…você pensa que a criação acabou? Na-na-ni-na-não! Deus estava muito satisfeito com o que tinha feito, mas ainda faltava a sua criação mais especial: o ser humano, as pessoas!

Ele decidiu criar o homem primeiro. Pegou um pouco de pó da terra, formou o homem e soprou a sua vida nele. Pronto! Você já deve saber o nome deste homem, né? É Adão!

Mas ele percebeu que o homem ia se sentir sozinho e fez pra ele uma companheira, a mulher. Deus fez Adão dormir, pegou uma de suas costelas e criou Eva, a primeira mulher que existiu.

Agora, vem a melhor parte!

Você acha Adão e Eva se pareciam com quem? Com você, comigo? Deus deixou muito claro com quem os seres humanos deveriam se parecer: com ele mesmo, o próprio Deus! Muito legal!

Tem um versículo que diz assim: “Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). 

Sabe o que isso quer dizer? Que Adão, Eva, você, eu e todas as pessoas foram criadas para serem uma cópia de Deus. Somos todos amados e especiais, porque fomos criados por Deus com muito amor e carinho!

Nenhum de nós nasceu por acaso ou é melhor do que o outro. Deus fez todos iguais.

Um pode ter a cor de pele clarinha ou escurinha, o cabelo liso ou cacheado, ser baixinho ou ser grandão, ter nascido no Brasil ou em outro país, morar numa casa grande ou num quarto bem pequeninho… estas coisas são apenas detalhes, porque o principal é a forma como Deus nos criou.

Você é à imagem e semelhança de Deus! Quando você se olha no espelho, não tem apenas um rostinho e um corpinho, mas tem o próprio Criador!

Nunca deixe alguém te diminuir e nem acredite que você não é especial. Sim, você é uma bênção, porque Deus te fez e você é como ele!


O que você aprendeu sobre a criação?

Deus nos ama tanto que fez questão que a gente se parecesse com ele. Só que nós temos um inimigo espiritual (a gente não vê, mas ele existe) que está sempre querendo nos dizer que nós não somos importantes, não somos amados por Deus e nem pelas pessoas.

Só que isso é mentira!

Se Deus não quisesse que a gente existisse, ele nunca teria deixado a gente nascer. Ele nos formou e nos criou para sermos amigos dele e estarmos com ele todos os dias!

Vamos orar?

Pai, eu quero te agradecer porque você me criou. Minha vida é importante e eu sou parecido com você. Quero sempre estar pertinho de você, porque você me ama e cuida de mim. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Deixe um comentário