Com Jesus, você pode ter coragem

Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você forHá muitas bênçãos para o homem que ama e obedece ao Senhor, andando sempre nos seus caminhos! Seu trabalho renderá muito, e em todas as áreas da vida ele será feliz!
Josué 1:9

Você já esteve em uma situação em que sentiu muito medo?

Você viu um filme com cenas feias e ficou impressionado?

Já ouviu um barulho e ficou desconfiado que podia ser um bicho ou uma pessoa estranha?

Teve medo de ficar sozinho? Medo de trovão e de relâmpago?

Em muitos momentos, o medo tenta tomar conta da gente, não é? As pernas começam a tremer, o coração acelera, a gente embola as palavras e dá até dor de barriga!

Sentir medo é algo bem ruim mesmo. Mas você sabia que um discípulo de Jesus também passou por algo assim? Sabe por que isso aconteceu? Ele viveu uma experiência bem diferente… Vamos ver?

Pedro andou sobre as águas, mas teve medo e afundou

Referência bíblica: Mateus 14:22-33

Jesus tinha acabado de multiplicar pães e peixes e alimentar uma multidão. Tinha sido um longo dia! Ele disse assim para os seus discípulos:

— Eu vou ficar aqui me despedindo das pessoas e vocês podem pegar o barco e ir na frente.

Assim, eles fizeram.

Jesus foi orar sozinho em um monte e o barco dos discípulos já estava longe, no meio do mar. Só que aconteceu um problema: começou a ventar tanto, que o barco era jogado de um lado para o outro!

Imagine só como os discípulos estavam… Isso mesmo que você pensou: com muito medo!

Quando Jesus terminou de orar, decidiu encontrá-los. Mas como? Será que dava para ir nadando? Não dava mesmo! Já tinha se passado muito tempo, o vento estava muito forte e o barco distante demais de onde Jesus estava.

Jesus, como sempre, já tinha pensado em tudo. E você sabe o que ele fez? Decidiu ir andando sobre as águas! Incrível, mas ele caminhou sobre as águas sobre se estivesse na terra!

Quando os discípulos o viram de longe, ficaram apavorados e começaram a gritar:

— Socorro! É um fantasma!

Viu só? Você pensando que só criança tem medo, né? Eles eram adultos e achavam que estavam vendo um fantasma!

Jesus, vendo que eles estavam descontrolados, disse:

— Ei, fiquem calmos! Vocês não precisam ter medo. Sou eu, Jesus!

Pedro, bem desconfiado ainda, disse:

— Jesus, é você mesmo? Se isso é verdade, quero ir até você andando por cima das águas também.

— Pode vir! – respondeu Jesus.

Pedro desceu do barco e começou a caminhar sobre as águas igual a Jesus! Parecia cena de filme!

Mas, aí, Pedro se lembrou que estava ventando muito. Por isso, ele tirou os olhos de Jesus e ficou com medo daquela tempestade.

Sabe o que aconteceu? Na mesma hora, ele começou a afundar e pediu para Jesus:

— Senhor, me salva!

Jesus, prontamente, estendeu a mão, o levantou e perguntou:

— Pedro, por que você não continuou crendo? Por que você não continuou tendo fé? Você estava indo tão bem… Por que você duvidou e deu mais atenção à tempestade do que a mim?

Pedro nem sabia o que responder…

Então, os dois subiram no barco, se juntaram aos outros e o ventou parou. Todos que assistiram àquela cena ficaram admirados com o poder de Jesus!


O que você aprendeu quando Pedro andou sobre as águas e depois afundou?

Pedro experimentou um grande milagre – andar sobre as águas -, mas logo afundou porque sua fé não durou muito tempo. Enquanto ele estava olhando para Jesus, estava tudo indo bem, mas, quando ele olhou para o vento, já era…

Todos nós vivemos situações que nos dão medo, mas Jesus está sempre conosco para nos salvar! É por isso que não precisamos nos entregar ao medo.

Mas aqui tem um segredo: sempre que qualquer situação sair do controle, a gente precisa dar mais atenção a Jesus do que às outras coisas.

Se você fizer isso, mesmo com muitas coisas estranhas e ameaçadoras acontecendo, você vai se sentir corajoso, enfrentar o seu medo e vencer!

Acredite: Jesus te ama e te protege de qualquer perigo!

Vamos orar?

Jesus, obrigado porque eu sei que você me ama. Por isso, quando eu começar a sentir medo, logo vou me lembrar que você está sempre comigo me protegendo. Você me deixa forte e cheio de coragem, e é por isso que eu posso enfrentar qualquer coisa difícil que eu precisar passar. Amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Este post tem um comentário

  1. Fabiana

    Em nome de JESUS, AMÉM!!! ❤

Deixe um comentário