Com Deus ao nosso lado, sempre vencemos

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”
1 João 5:4

Imagine só, você sendo criança, ter que enfrentar um gigante? Um homem enorme, que é três vezes maior que você? Será que você ficaria com medo?

Um personagem da Bíblia, chamado Davi, teve que fazer isso. Ele não era uma criança pequena, mas era apenas um menino.

Hummmm… Será que ele lutou com esse gigante só por que queria arrumar confusão? Não mesmo, até porque ele não era doido de se meter numa encrenca com um homem tão maior que ele, né?

Davi lutou para defender o seu povo. Ele foi muito corajoso, mas tudo isso porque ele tinha uma ótima companhia. Quem será que estava com ele?

E quem será que venceu? Vamos conhecer os detalhes dessa história?

Davi confiou no Senhor e venceu o gigante que ameaça seu povo

Referência bíblica: 1 Samuel 17

O povo filisteu era inimigo do povo de Israel. Eles tinham um grande exército e um de seus soldados, chamado Golias, era um gigante de quase três metros de altura. Ele era muito forte, sabia usar bem as armas e já tinha passado por vários combates.

De tão grande que ele era, todos tinham medo dele. Era assustador! Imagine só lutar com um homem daquele tamanho!

Nesta época, o povo de Israel ficava acampado num monte e o povo filisteu ficava em outro monte. Entre esses dois montes, tinha um vale, que ficava numa parte baixa.

Um dia, Golias, o gigante filisteu inimigo, desafiou o povo de Deus e disse assim:

— Ei, povo de Israel! Vamos ver quem é mais forte? Escolham um homem do povo de vocês para lutar comigo. Eu quero ver quem vai ter coragem! Aposto que vocês não são de nada… São um bando de fracotes covardes. Mas, se algum de vocês tiver a sorte de me vencer, nós seremos seus servos. Se eu vencer, vocês serão nossos servos para sempre. O desafio está lançado!

Na época, o rei de Israel era Saul e ele ficou muito preocupado e com medo, assim como todo povo.

E agora, como eles iam encarar esse desafio?

Sabe o que o exército de Israel fez? Nadinha. Ninguém se ofereceu para lutar, porque os israelitas tinham medo de perder a sua vida e, ainda por cima, ser responsáveis por todo povo virar escravo dos filisteus. Era mesmo uma situação difícil e parecia sem solução…

Até que apareceu Davi.

Davi era um menino novo, pequeno em tamanho, que ajudava seu pai pastoreando ovelhas. Seus irmãos eram soldados e ele foi, um dia, levar comida para eles no acampamento onde eles estavam.

Quando ele chegou lá, viu Golias humilhando o povo de Israel, dizendo que ninguém era corajoso o suficiente para enfrentá-lo. E o pior: ele ficou sabendo que Golias já estava fazendo isso há 40 dias. Ficava gritando para todo mundo ouvir que todos eram covardes e que ninguém ia conseguir vencê-lo.

Davi ficou indignado e disse:

— Quem esse Golias pensa que é para humilhar assim o exército do Deus vivo? Eu vou lutar contra ele!

Todos ficaram espantados e acharam que Davi estava louco, porque ele nunca tinha usado uma armadura, espadas, lanças, escudo e coisas assim. Além disso, ele era pequeno! Porém, Davi era muito corajoso, porque confiava em Deus de todo seu coração.

O Rei Saul perguntou:

— Davi, você tem certeza que quer lutar?

Davi respondeu:

— Deus me livrou das garras de um leão e de um urso, e eu os matei. Ele também me livrará de Golias.

Como ninguém mais tinha se prontificado a ir, a luta entre Davi e Golias foi marcada, e lá foi Davi…

Tentaram vestir nele uma armadura, mas era grande demais para ele. Davi desistiu de vesti-la e, então, foi até o rio, pegou cinco pedras e colocou numa espécie de bolsa que ele carregava com ele.

Agora, os dois estavam frente a frente e Golias tinha certeza que ia vencer, né? Só que não…

Golias riu de Davi e o desprezou. Mal sabia ele o que estava por vir… O que será que ia acontecer?

Davi disse:

— Golias, você pode ser bom guerreiro, e vir lutar contra mim com espada, com lança e com escudo, mas eu vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você tem afrontado. Hoje mesmo, Deus me entregará a sua vida, eu vou te ferir e te matar, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Essa multidão ficará sabendo que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra. Ele é o Deus vitorioso.

Dito isso, Davi colocou a mão na sua bolsa, e com uma funda, arremessou uma pedra no meio da testa de Golias, que caiu na mesma hora com o rosto na terra. Em seguida, ele pegou uma espada e cortou a sua cabeça.

Vitória! O povo de Israel ficou em festa porque, agora, estava livre de todo medo e da humilhação, e não seria mais escravo dos filisteus! Os israelitas saíram de cabeça erguida! Deus é maravilhoso mesmo!

O que você aprendeu com história de Davi e Golias?

Hoje em dia, não encontramos gigantes andando por aí, nem precisamos lutar em guerras, mas todos nós temos problemas e desafios que precisamos enfrentar e que parecem grandes demais para nós.

Você já precisou fazer uma coisa bem difícil que achou que não conseguiria? Pois é. Todos nós sabemos fazer alguma coisa bem, e outras nem tanto.

Deus quer nos ajudar em tudo. Para isso, temos que confiar nele até o final, pois ele nunca vai nos abandonar! Com Deus ao nosso lado, sempre vencemos!

Vamos orar?

Pai, que bom saber que você está sempre comigo me protegendo de todo mal. Quando eu precisar e tiver algo difícil para fazer e enfrentar, eu sei que você vai estar aqui, ao meu lado. Você é um Deus muito forte, e sempre me dá a vitória. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário