A sabedoria de Deus está disponível para todos

E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus que a todos dá liberalmente.”
Tiago 1:51

Você já passou por uma situação em que precisava decidir alguma coisa, mas não tinha a mínima ideia do que fazer?

É natural ficarmos em dúvida às vezes, não é? Tem momentos que a gente precisa da ajuda da mamãe, do papai, de uma professora ou de um amigo para dar uma opinião.

Mas imagina só se a gente tivesse a opinião de Deus nas coisas que a gente planeja fazer! Não seria o máximo?

Sabe, então, o que é melhor? Deus quer participar da nossa vida e, por isso, ele disse que podemos pedir a ele sabedoria para saber como agir!

Quer entender o que é isso e conhecer a história de um homem que entendia a importância da sabedoria? É só continuar lendo!

Salomão pediu sabedoria a Deus. Você pode pedir também!

Referência bíblica: 2 Crônicas 1:7-13

Você se lembra de Davi, aquele menino que derrotou Golias e que, quando se tornou adulto, virou o rei de Israel?

Pois é… Davi teve um filho chamado Salomão, que também cresceu e virou rei quando seu pai morreu.

Salomão se tornou um rei muito poderoso, respeitado, forte e rico. Deus era com ele, porque ele procurava fazer aquilo que agradava a Deus.

Um dia, Deus apareceu em sonho para Salomão. Já pensou que legal o próprio Deus aparecer assim e conversar com você? Uma experiência e tanto! Mas, o que será que Deus queria falar com Salomão?

Deus disse assim: 

— Salomão, eu sei que você está sempre procurando me agradar. Eu fico muito feliz com isso e, por este motivo, quero te dar um presente.

— Um presente, Senhor? Não, Deus… Não precisa, imagina… Já sou muito abençoado! – respondeu Salomão. 

— Sim, Salomão! Eu faço questão. O que você quer? Diga para mim e eu te darei. – insistiu Deus.

— Bom, já que o Senhor quer me dar mais coisas, eu aceito um presente, sim. – disse Salomão.

— E o que é? Pode falar! 

— O Senhor sempre foi muito bom com meu pai, Davi, e, por causa da tua bondade, hoje, eu também sou rei. Assim como meu pai, tenho uma responsabilidade muito grande como rei, porque o povo de Israel é muito numeroso. É por isso que eu não posso errar com eles, sabe? O que eu queria mesmo é a tua sabedoria e o teu conhecimento, porque, desse jeito, eu serei um rei bom e justo para eles. – pediu Salomão.

Deus ouviu com atenção e respondeu: 

— Puxa, Salomão, muito bom o seu pedido! Isso mostra o que tem dentro do seu coração! Você podia ter pedido mais riquezas, um outro palácio, ouro ou coisas materiais; podia ter pedido fama e até mesmo para eu tirar os seus inimigos do seu caminho. Também podia ter pedido uma vida bem longa, mas nem tocou nesse assunto. É, Salomão, você pediu a coisa certa! 

E Deus continuou: 

— Por causa disso, eu vou te dar sabedoria e conhecimento para que você seja um bom e justo rei, como você deseja, mas também faço questão de te dar riquezas, bem e honras que nenhum rei antes de você já teve, e nem ninguém que vier depois de você terá. 

— Uau, Deus, muito obrigado! Quando a gente obedece ao Senhor, recebe muito mais do que pediu!

Depois dessa conversa, Salomão ficou muito mais rico, e governou o povo de Israel com a sabedoria de Deus, sendo considerado o rei mais sábio que já existiu!

O que você aprendeu com a história de Salomão?

Salomão entendia o valor da sabedoria. Mas, afinal, o que é sabedoria?

Sabedoria é uma qualidade muito valiosa, pois nos mostra o que devemos fazer, qual é a melhor forma de fazer e em que momento fazer. Hummm… fazer tudo certinho é mesmo muito bom, mas será que é possível? 

Sim, é! Deus, que sabe todas as coisas, sempre quer nos dar a sua sabedoria e nos dirigir em tudo. 

Então, como podemos ter essa sabedoria? A Bíblia diz que podemos pedir sabedoria a Deus, e que ele tem o maior prazer em nos ensinar o que fazer, assim como fez com Salomão.

Só que tem algo muito importante que precisamos nos lembrar: para que a gente tenha a orientação de Deus na nossa vida, precisamos estar sempre pertinho de Deus, conversando com ele e lendo a sua Palavra, que é a bíblia. Assim, vamos estar prontos para entender todos os conselhos de Deus e viver muito bem!

Você também quer a sabedoria de Deus? Então, peça-a a Deus agora mesmo!

Vamos orar?

Querido Deus, peço a você sabedoria para sempre fazer aquilo que é certo. Sei que, às vezes, eu vacilo, mas que eu possa me corrigir e voltar ao caminho correto com sua ajuda. Em nome de Jesus, amém!

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário