A Palavra de Deus é Deus falando com a gente

Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.
2 Timóteo 3:17

Você sabia que a Bíblia também é chamada de Palavra de Deus? Sabe por quê? Porque a Palavra de Deus é Deus falando com a gente.

Nela, Deus nos dá conselhos, diz pra gente como viver, nos ensina o que é certo e o que é errado, nos anima, enfim, ela é muito importante e é muito legal!

Você acha a Bíblia difícil? Pois saiba que, mesmo você sendo pequeno, Deus quer falar com você através dela.

Quer saber como? Então, vamos para a história!

Deus deixou a sua Palavra como um grande tesouro para nós!

Referência bíblica: 2 Timóteo 3:17

Bia estava com uma expressão de dúvida… Era um sábado, ela estava com o amigo Pedrinho em sua casa e os dois estavam conversando com uma Bíblia na mão. Sua mãe percebeu que eles estavam um pouco inquietos e quis saber o que se passava na cabecinha deles. Então, ela perguntou:

— O que vocês têm, Bia e Pedro? Parecem em dúvida sobre algo… Eu posso ajudar?

— É porque a gente sempre ouve que a Bíblia é a Palavra de Deus, certo? Então, a gente queria saber como Deus escreveu a Bíblia. Ele veio aqui na terra escrever? – perguntou a menina.

E ela continuou:

— E por que às vezes a Bíblia parece difícil? Nem sempre eu entendo o que ela diz.

— Nem eu – disse Pedrinho.

Vendo que os dois estavam curiosos e cheios de dúvida, a mãe de Bia resolveu sentar com eles para falar um pouco da história da Bíblia e da importância de ler a Palavra de Deus.

— Bom, acho melhor vocês sentarem aqui comigo, então. Eu vou contar para vocês um pouquinho sobre esse tesouro, que é a Bíblia.

Depois disso, ela começou a dar várias informações para eles:

— A Bíblia foi escrita há muitos anos, e levou 1.500 anos para ser concluída. Não foi Deus quem desceu aqui na terra e escreveu a Bíblia, mas ele inspirou pessoas para que elas escrevessem. Ao todo, a Bíblia tem 40 autores diferentes. E vocês sabem quem foram esses autores?

Os dois responderam juntos:

— Nãoooooo! Quem foram?

— Foram pessoas que tinham comunhão com Deus, um relacionamento de verdade. Elas conversavam com Deus, confiavam nele, tinham muitas experiências e, por isso, eram sensíveis ao que Deus falava com elas. – explicou a mãe de Bia.

— Hummm, entendi…. Mas por que tem coisa na Bíblia que a gente não entende? – Pedrinho quis saber.

— Às vezes, tem coisas difíceis mesmo da gente entender na Bíblia. Mesmo com o passar dos anos, alguns textos ficaram mais complicados de serem explicados numa linguagem mais moderna. Mas vocês não têm que se preocupar com isso, não…

— Como assim, mamãe? Eu não tenho que entender a Bíblia? – perguntou Bia.

— Bia, você não tem que entender a Bíblia com a sua cabeça, mas, sim, com o seu coração. Vou explicar melhor: a Bíblia não é um livro comum, como esses de história que a gente lê antes de dormir. A Bíblia é um livro que tem vida, a própria vida de Deus. Nela, Deus usou pessoas para escrever vários conselhos, para nos dar coragem, para nos ensinar muitas coisas. É como se fosse um manual para a gente seguir e ser muito feliz! É através dela que Deus fala conosco, mas a gente não precisa se preocupar tanto com o que não entende. Com o tempo e estudando a Bíblia, a gente vai compreendendo melhor as coisas. Além disso, muitas vezes, um só versículo já é suficiente para nos dar a resposta que a gente precisa e fazer nosso coração ficar em paz.

A mãe de Bia continuou:

— O importante mesmo é a gente ler a Bíblia todo dia com o coração bem aberto e disposto a ouvir Deus. Aí, enquanto a gente lê, a gente percebe que Deus nos chamou a atenção para um pedacinho do texto, que é o que ele quer falar com a gente naquele dia. É muito gostoso perceber isso.

— Que legal, mamãe! Sabe que, um dia, eu já senti isso? – confessou Bia.

— Eu também! Teve uma vez que eu estava chateado com um problema lá da escola e abri minha Bíblia quando cheguei em casa. Eu li um versículo que me deixou bem tranquilo. Será que isso era Deus falando comigo? – perguntou Pedrinho empolgado.

— Exatamente, Pedrinho! Deus falou com você! – explicou a mãe de Bia.

De repente, os três fizeram uma pausa na conversa e começaram a se emocionar… Eles nem sabiam explicar…

— Mamãe, eu tô sentindo algo muito bom. É como se fosse um quentinho no coração… Estou até com vontade de chorar, mas é de alegria. – disse Bia.

— Eu também, sabia? É a presença de Deus, filha. Quando a gente fala das coisas de Deus, a gente sente essa presença gostosa.

— Tia, também tô sentindo isso, e não quero que essa sensação vá embora. Ah, tive uma ideia! Que tal a gente ler a Bíblia juntos agora? Acho que Deus quer falar com a gente através da Palavra dele. Vamos, então? – convidou Pedrinho.

— Bora, também quero! Aprendi hoje que a Bíblia é muito legal! Se é Deus falando com a gente, então, eu quero ler todo dia e cada dia mais! – falou Bia toda animada.

E, assim, os três ficaram juntinhos e passaram uma manhã de sábado muito gostosa… Como é bom saber que Deus deixou a sua Palavra e sempre quer falar com a gente!

O que você aprendeu com a conversa que os três tiveram sobre a Bíblia?

Deus deixou a sua Palavra como um tesouro para nós.

Às vezes, podemos não entender tudo que ela diz, mas não podemos desistir! O que importa é termos contato todo dia com a Palavra de Deus, pois, assim, Deus pode falar com a gente.

Você sabia que essa é a principal forma dele falar conosco?

Um simples versículo, bem curtinho, pode mudar o nosso dia: nos deixar alegres, confiantes e cheios de paz. Uma história maior também pode falar com a gente através do seu ensinamento.

O que importa mesmo é abrirmos o nosso coração para Deus falar com a gente o que ele quiser, que sempre é para o nosso bem!

Vamos orar?

Paizinho, obrigado porque tenho a tua Palavra. Nela, você deixou registrado tudo que eu preciso saber. Eu quero aprender o que você quer me ensinar através dela. Pode falar comigo, Pai, porque eu quero te ouvir. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário