A Palavra de Deus é a nossa lâmpada

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”
Salmos 119:105

Você já viveu a experiência de estar em um lugar e, de repente, faltar luz? Ai, que baita susto!

E de acordar no meio da noite e não enxergar nadinha? É muito ruim…

Agora, imagine estar viajando com a família e o pneu do carro furar no meio de uma estrada muito escura… Com certeza, isso já aconteceu com alguém, e deve ser uma sensação horrível!

A luz é muito importante para a gente viver, e é sobre essa luz que, hoje, vamos aprender algo que a Palavra de Deus nos ensina!

Deus deixou a sua Palavra para nos iluminar

Referência bíblica: Salmos 119:105

Mig e Pedrinho passaram a tarde brincando na pracinha. Era final de semana e eles adoravam jogar bola, brincar de pique-pega e queimado.

Naquele dia, os pais de Pedrinho tinham um compromisso à noite e, por isso, Mig o convidou para ir para sua casa após a praça. Assim, eles podiam continuar brincando.

Mig e Pedrinho passaram a tarde brincando na pracinha. Era final de semana e eles adoravam jogar bola, brincar de pique-pega e queimado.

Naquele dia, os pais de Pedrinho tinham um compromisso à noite e, por isso, Mig o convidou para ir para sua casa após a praça. Assim, eles podiam continuar brincando.

A noite estava muito agradável quando, de repente, Pedrinho sentiu falta da sua bola preferida.

— Mig, você pegou a minha bola? Aquela do Flamengo! Eu não me lembro de ter trazido de volta da praça… – perguntou Pedrinho bem preocupado.

Mig respondeu:

— Eu não. Achei que estava com você. Será que ficou na praça? Só se a gente for lá procurar.

— Ai, meu Deus… Eu vou ficar muito triste se eu não achar essa bola. Foi meu avô quem me deu de aniversário! Mas está escuro, como a gente vai fazer? Eu tenho medo… Você tem uma lanterna? Será que seu pai pode ir com a gente? – quis saber Pedrinho.

— Ah, ele pode, sim. Vou falar com ele e vou pegar as lanternas pra gente. – respondeu Mig.

E lá foram eles com as suas lanternas, mas a pracinha estava mais escura dos que eles imaginavam.

— Caramba, não consigo achar nada! Está muito escuro aqui! Será que perdi minha bola para sempre? – disse Pedrinho bem desanimado e com vontade de chorar.

— Calma, Pedrinho! Aqui, está escuro, sim, mas a gente vai encontrar. É só ter um pouco de paciência. – disse o pai do Mig.

— Achei, eu achei! Pedrinho, encontrei! Uhuuu, a sua bola está aqui nesse canteiro. Ela estava escondida no lugar que a gente mais brincou! – gritou Mig animado!

— Eba!!! Que bom! Minha bolinha querida, que bom ver você de novo! – Pedrinho comemorou.

— Bom, tudo resolvido, e a gente já pode ir pra casa. – disse o pai do Mig.

E lá foram os três…

Quando chegaram em casa, o pai de Mig chamou os meninos para perto e disse:

— Bom, já que passamos por essa experiência, quero aproveitar para perguntar uma coisa para vocês e também para ensinar algo sobre a Palavra de Deus.

 Ele continuou:

— Vocês perceberam como a luz é importante?

Os dois responderam:

— Sim, percebemos!

—  Lá no Salmo 119, está escrito que a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos. Isso significa que, quem lê a Palavra de Deus e obedece ao que ela diz, nunca ficará perdido ou com medo, como se estivesse no escuro.

 Mig falou:

— Aquilo que Deus diz na sua Palavra é como se fosse essa lanterna que a gente usou? Se a gente não tivesse a lanterna, não ia ver onde pisava e nem encontrar a bola…

— Isso mesmo, filho. Sabe quando a gente não tem a menor ideia do que fazer? Sabe quando a gente tem dúvida sobre o que dizer? A gente sempre passa por situações no nosso dia a dia em que precisa tomar decisões e, muitas vezes, não sabe nem por onde começar, não é? Pois é. A Palavra de Deus tem todas as respostas que a gente precisa! Ele tem direção, tem conforto, tem orientação. Ela nos ensina tudo que precisamos, por isso, ela é a nossa lâmpada, a nossa luz. Entenderam?

— Sim, tio! Eu entendi que Deus deixou a Bíblia para nós como se ela fosse um manual… Ela ensina a gente. Quando eu ganho um Lego novo, por exemplo, não consigo montar se não tiver manual. A gente precisa da Bíblia como um manual ou uma lanterna para saber para onde ir – completou Pedrinho.

— Perfeito, Pedrinho! A Palavra de Deus pode ser chamada de muitas formas: manual de vida, nossa lâmpada, nossa direção e tem outras maneiras. Depois que a gente conhece Deus, é impossível viver sem ela. E, aproveitando, que tal vocês tomarem um banho para comer e, antes de dormir, a gente ler um pouco a Bíblia juntos?

— Ler a Bíblia, tudo bem, tio. Mas precisa mesmo tomar banho agora? Não pode ser amanhã? – perguntou Pedrinho.

— Ah, não acredito… Vocês estão muito suados! Que cara de pau a de vocês pedir isso! Já para o banho… E, depois, tem janta e Bíblia, hein? Esses meninos…

E a noite terminou assim: bem iluminada, porque a Palavra de Deus é lâmpada para aqueles que creem e querem ser guiados por ela!

O que você aprendeu com a história de Pedrinho e Mig?

Ser filho de Deus é bom demais!

Imagina só viver nesse mundo sem ter a direção de Deus… Muito triste…

Mas, mesmo tendo uma Bíblia em casa, precisamos ter o hábito de fazer dela a nossa companhia, afinal, a Bíblia é Deus falando com a gente, por isso, se chama Palavra de Deus.

De nada adianta ver a Bíblia como um livro que apenas enfeita a nossa estante. Ela precisa ser o nosso manual de vida, porque sempre nos mostra o caminho por onde devemos seguir.

Valorizar a Palavra de Deus é valorizar o próprio Deus!

Vamos orar?

Deus, obrigado pela tua Palavra. Ela é lâmpada para os meus pés e sempre ilumina o meu caminho. Eu quero ser dirigido por ela todos os dias, porque eu sei que, assim, não vou ficar perdido e nem ter medo de nada. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Este post tem um comentário

Deixe um comentário