Sempre que nós damos, Deus multiplica o que temos

A língua tem poder sobre a viDeem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocêsda e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.
Lucas 6:38

Se você estivesse com fome e tivesse um lanche na sua mochila, daria sua comida para outras pessoas ou comeria sozinho? E se você estivesse com frio, daria o seu casaco para alguém ficar quentinho, mesmo sabendo que você ficaria tremendo?

Se olharmos assim, de forma simples, dar algo que nós temos parece complicado… Quando damos algo que é nosso, parece que ficamos sem e que nos demos mal, não é?

Mas você sabia que no Reino de Deus não funciona assim?

Na história bíblica que vamos ver hoje, um menino foi muito generoso e cheio de fé. Por causa da atitude dele de doação, milhares de pessoas ficaram com a barriguinha cheia. Vamos entender como foi que isso aconteceu?

Um menino foi generoso e abençoou uma grande multidão

Referência bíblica: João 6:1-13

Em certa ocasião, Jesus foi de barco para um lugar distante. Quando ele voltou, deu de cara com uma grande multidão! Tinham mais de 5 mil homens, além de mulheres e crianças o esperando. Todo aquele povo estava há várias horas na expectativa de ver Jesus chegar.

Jesus sempre atraía muitas pessoas. A fama dos seus ensinamentos e dos milagres que fazia tinha se espalhado pelas regiões por onde ele andava e, por isso, quando as pessoas sabiam que ele estava em determinado lugar, iam atrás dele.

Jesus, ao ver tantas pessoas, sentiu um amor muito grande por elas. Ele falou do Reino de Deus, curou os doentes e percebeu que elas estavam cansadas e com fome. Afinal, lá não tinha uma padaria, supermercado ou restaurante perto para elas fazerem um lanchinho enquanto esperavam por tanto tempo…

Já estava quase anoitecendo e Jesus perguntou a Filipe, um dos seus discípulos:

— Onde nós vamos comprar comida pra toda essa gente?

Jesus já tinha tudo planejado, mas mesmo assim queria ouvir a resposta que Filipe ia dar.

Filipe disse:

— Jesus, pra essa galera toda comer, a gente vai ter que gastar muito dinheiro! Como vamos fazer?

Ai, ai, ai… isso parecia mesmo uma missão impossível…

Nessa hora, um outro discípulo, chamado André, disse:

— Olha só, Jesus, um menino aqui tem 5 pães e 2 peixinhos e ele deu pra gente dividir, mas isso não vai dar nem pro começo, porque tem gente demais aqui!

Hummm… hora de Jesus colocar o plano em ação!  

Quando ele ouviu aquilo, mandou que todo mundo se sentasse na grama.

Em seguida, Jesus pegou os pães, agradeceu a Deus por eles e repartiu com todos. Em seguida, pegou os peixes, agradeceu e dividiu entre as pessoas da mesma forma.

E sabe o que aconteceu? À medida que Jesus ia partindo os pães e os peixes, eles iam se multiplicando automaticamente – um verdadeiro milagre!

Com isso, todos comeram à vontade, até matar completamente a sua fome!

Depois de todos estarem satisfeitos, Jesus disse aos discípulos:

— Agora, recolham tudo que sobrou para que nenhuma comida se estrague.

E olha só que surpreendente: eles recolheram 12 cestos com as sobras.

Jesus é demais mesmo! Ele sempre multiplica o que damos de coração!


O que você aprendeu com a história dos 5 pães e 2 peixinhos?

Esta história nos dá um grande exemplo de generosidade. O milagre da multiplicação só aconteceu porque um menino, que era uma criança assim como você, abriu mão do que ele tinha para abençoar outras pessoas.

Mas será que esse menino fez isso por que era generoso apenas ou por que também tinha fé?

Com certeza, ele tinha um bom coração, mas ele fez isso porque confiou que Jesus poderia fazer algo maravilhoso a partir do que ele tinha. Talvez, ele nem imaginasse o tamanho do milagre, mas, de alguma forma, ele creu que aconteceria algo bom vindo de Jesus.

Assim como esse menino, cada um de nós sempre tem algo para dar e abençoar alguém. Quando temos uma atitude de amor ao próximo e damos um passo de fé, Jesus pode nos abençoar e também pode abençoar as pessoas à nossa volta.

No Reino de Deus, quando damos algo de coração, nós nunca perdemos nada. Pelo contrário, Deus é fiel e sempre nos recompensa!

Vamos orar?

Jesus, eu quero aprender a ser generoso e cheio de fé, assim como o menino da história. Tudo que eu tenho é teu, e eu quero ser um doador para abençoar outras pessoas e o teu Reino. Eu creio que você sempre pode fazer milagres quando eu dou, de coração, o que eu tenho. Amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Deixe um comentário