Sempre alegres com Jesus

Estejam sempre alegres. Orem sem cessar. Em tudo, deem graças porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

2 Tessalonicenses 5:16-18

O que você precisa para ser uma criança muito alegre? 

Para algumas crianças, a alegria é estar na moda; para outras, é ser popular na escola. Ou, quem sabe, ter todo brinquedo que puder comprar, o melhor tênis ou a mochila mais legal da loja. 

Mas, mesmo que você não tenha nenhuma destas coisas, ainda assim você pode ser muito alegre. Quer saber como? Então, acompanhe a nossa história.

Alegres em qualquer situação: Paulo e Silas deixaram seu exemplo

Referência bíblica: Atos 16:16-34

A bíblia conta sobre dois homens que amavam muito a Jesus e viviam para levar a palavra dele para todas as pessoas: eles se chamavam Paulo e Silas.

Um dia, eles estavam numa cidade fazendo o que mais gostavam de fazer: ensinando a respeito de Jesus. Só que, nesta cidade, haviam muitas pessoas que não gostavam nem um pouco de ouvir falar nisso e ficaram incomodadas com Paulo e Silas. 

E, assim, alguns destes moradores arrumaram uma grande confusão, mentindo para as autoridades que faziam a guarda do local, como se fossem os policiais que conhecemos hoje. 

Estes moradores inventaram um monte de coisas falsas sobre Paulo e Silas, até mesmo que eles estavam ensinando para aquelas pessoas um estilo diferente de viver, mas a verdade é que eles só queriam mesmo falar de Jesus.

Poxa, o problema é que, com isso, as autoridades acabaram acreditando nestas mentiras e levaram Paulo e Silas para a prisão. Que coisa horrível aconteceu com eles!

Na prisão, ainda foram algemados, colocados num lugar nem um pouco agradável e ainda foram muito maltratados. 

E agora, o que será que eles fizeram?

Hummm, você acha que eles ficaram reclamando ou chorando por causa disso? Eles até tinham todos os motivos para estarem tristes, mas eles escolheram fazer diferente.

E, assim, eles ficaram ali por algumas horas, até que decidiram começar a orar e cantar louvores a Deus, enquanto os outros presos escutavam. 

Paulo e Silas sabiam que a alegria deles vinha de Jesus, e não dependia do momento ruim que estavam passando.

Agora, uma pergunta: você canta e ora quando está triste? Pois, veja só o que aconteceu enquanto Paulo e Silas faziam isso: por volta da meia-noite, eles estavam ainda orando e cantando louvores e, de repente…

Sabe o que significa “de repente”? É algo que acontece sem você estar esperando, de surpresa. 

Então, de repente, o chão tremeu tanto, que abalou as paredes da cadeia. Todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam os presos arrebentaram. Nisso, o carcereiro, que é a pessoa que cuida dos presos, acordou. 

Quando viu que os portões da cadeia estavam abertos, pensou que os prisioneiros tinham fugido e ficou desesperado de medo. Mas Paulo gritou: 

— Ei, nós estamos aqui! Ninguém fugiu!

Todos ficaram maravilhados com isso que tinha acontecido, porque as portas da cadeia abriram sozinhas! E não parou por aí.

Quando amanheceu, o carcereiro recebeu uma ordem para dar liberdade a Paulo e Silas e, assim, eles foram embora para continuar falando de Jesus, mas, agora, livres. 

Que dia maravilhoso foi este? Eles conquistaram a liberdade por meio das suas orações e da confiança que Deus não os deixaria sozinhos e tristes naquela cela. 

Foi um lindo exemplo para nós vermos que eles não se abateram com tudo aquilo, porque a alegria deles vinha do Espírito Santo!

O que você aprendeu com a história de Paulo e Silas?

Quando lemos na bíblia que devemos estar sempre alegres em Jesus, é legal a gente lembrar que quem falou foi Paulo, o mesmo que, até quando foi preso injustamente, se alegrava e não perdia a esperança. Ao contrário, ele orava e cantava louvores enquanto esperava o livramento de Deus.
E sabe por que ele era sempre alegre? Porque sua alegria não dependia das coisas à sua volta – ela vinha de Jesus! Nós, que temos Jesus em nosso coração, podemos também sentir alegria quando está fazendo sol e podemos ir brincar no parque com os amigos, mas também quando chove e temos que ficar em casa quietinhos.

Se estamos alegres em qualquer situação, isso mostra que temos o fruto do Espírito Santo em nossa vida.

Vamos orar?

Jesus, eu sei que posso ter um coração alegre mesmo quando as coisas não acontecem do jeito que eu gostaria. Eu quero aprender a viver a tua alegria todos os dias, e em todas as situações. Amém!

_____________________________________ 

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Ana Paula Meneguci – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário