Páscoa: o presente mais especial de Deus para nós

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

João 1:29

Hummmm, a Páscoa vem aí, e a primeira coisa que veio à sua cabeça quando você leu isso foi: muitos ovos de chocolates! Ai, ai, ai, dá água na boca só de pensar!

E a famosa caça aos ovos que a mamãe faz todo ano, hein?! Na sua casa ainda tem caça aos ovos? Esta brincadeira é boa demais, diz aí!

Só que, hoje, vamos conversar sobre a verdadeira Páscoa, que não tem ovo e nem chocolate, mas é ainda melhor, porque comemoramos um presente muito especial que recebemos de Jesus.

Hoje, queremos te contar mais sobre este presente e, assim, você ficará ainda mais por dentro do verdadeiro significado da Páscoa.

Não tem problema algum continuar comendo seus deliciosos chocolates. Só cuidado para não exagerar, viu? 

Mas, como íamos dizendo, fique bem atento à história que vamos contar. Ela vai te ajudar a entender a razão desta data ser tão importante para nós, que somos de Jesus. Quer conhecer? Então, segue com a gente!

Jesus morreu e voltou à vida por amor a você!

Referência bíblica: Gênesis 1-3; Mateus 27-28

Lá no comecinho da bíblia, Deus disse que tudo era muito escuro e não existia nadinha aqui na terra. Então, Deus foi e criou todas as coisas e, por fim, criou o homem e a mulher.

E você acredita que Adão e Eva viviam bem e felizes naquele tempo? Sim, temos certeza que sim! Eles viviam em um lindo e perfeito lugar e, todos os dias, tinham a companhia de Deus. Isso não era demais? 

Eles podiam fazer muuuuuitas coisas legais neste lugar que Deus os colocou. Somente uma coisa não podiam fazer: comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se eles fizessem isso, seriam expulsos daquele lugar lindo que Deus criou pra eles.

Tudo ia bem até que, um dia, o inimigo resolveu enganar Eva usando uma serpente. 

A serpente contou uma mentira enorme e enganou Eva. A serpente disse para Eva que ela poderia comer aquele fruto e que não lhe aconteceria nada de mal. E falou ainda mais: que Eva ficaria tão esperta e inteligente quanto Deus. E não é que Eva acreditou naquelas mentiras e acabou desobedecendo a Deus? 

Ela comeu o fruto proibido e também o deu para Adão comer. Naquele momento, eles olharam um para o outro e sentiram vergonha e medo. Quando Deus chegou à tardinha para vê-los como fazia todos os dias, eles se esconderam por causa do que tinham feito.

Isso tudo porque eles tinham pecado pela primeira vez e experimentaram sensações muito ruins causadas pelo erro deles. Com isso, todo mundo que nasceu depois deles, nasceu também com a marca do pecado. E o pior: ficaram longe de Deus.  

Mas a boa notícia vem agora: o amor de Deus é tão grande que ele planejou um jeito de voltarmos para pertinho dele! 

Ele sabia que não conseguiríamos mudar sozinhos a nossa situação, por isso, Jesus aceitou o plano de Deus e disse: 

— Eu sei que quem vive no pecado sofre consequências muito ruins, então, eu vou receber esse castigo no lugar das pessoas.

Foi por isso que Jesus veio a este mundo. Ele virou gente como nós: nasceu, foi criança como você e viveu como qualquer pessoa. Ele brincava com os amigos, estudava, trabalhava, ajudava sua família, mas tinha uma coisa que Jesus nunca fez: ele nunca pecou! Ele foi homem como nós, mas não deixou de ser Deus.

Quando Jesus virou adulto, ele começou a fazer muitas coisas boas para as pessoas, mas muitos não reconheciam o bem que ele fazia e tinham inveja dele. Por causa disso, começaram a falar muitas mentiras sobre ele, até que ele foi levado para morrer numa cruz. Que morte horrível!

Mas Jesus era Deus, lembra? Vocês não acham que ele teria poder para não deixar que aqueles homens malvados fizessem aquilo com ele? Claro que sim. Ele poderia fazer isso, mas ele precisava morrer, porque o castigo do pecado é a morte. Jesus sofreu e morreu por você e por todos nós. Ele suportou tudo aquilo porque nos ama muito. 

Ele tomou o nosso lugar e recebeu todos os nossos pecados. Que amor maravilhoso!

Quando Jesus morreu, seus amigos ficaram tão tristes… Eles acharam que estava tudo acabado… Mas, ao contrário, tudo mudou depois disso, pois nem a morte conseguiu vencer o Senhor Jesus. Depois de três dias morto, ele tornou a viver – ele ressuscitou! A cruz está vazia! O lugar onde colocaram o seu corpo ficou vazio. Ele está vivo! Ele está aqui!

E o que é a Páscoa? É a comemoração da ressurreição de Jesus! Por isso, mesmo comendo chocolates, precisamos sempre nos lembrar disso e celebrar a maior prova de amor que recebemos um dia!

Quando Jesus voltou a viver, ele mostrou que venceu a morte e o pecado. Assim, todos que acreditam nele e no que ele fez na cruz por nós, também podem vencer o pecado e a morte eterna se estiverem pertinho dele! Não precisamos mais ficar manchados pelo pecado que Adão e Eva cometeram lá no começo do mundo. Que maravilha!

O que você aprendeu com a história da Páscoa?

O melhor presente que recebemos foi Jesus ter vindo ao mundo para nos salvar. Ele recebeu um castigo muito grande em nosso lugar, mas nunca foi derrotado, porque a história de Jesus não termina com sua morte de cruz.

A grande vitória de Jesus e o verdadeiro sentido da Páscoa foi ele ter derrotado todo mal e ter voltado à vida para nos levar para viver juntinhos dele para sempre, porque, um dia, ele vai voltar!

Mas será que ele vai levar todo mundo para viver com ele na eternidade?

Infelizmente, não, porque isso depende da decisão de cada um.

Todos os que aceitam a vida de Jesus e o reconhecem como Senhor e Salvador são livres do pecado. Mas, quem não acredita, não tem a salvação.

E o que Jesus pede para nós, os que cremos nele? 

Na Páscoa e todos os dias, ele quer que a gente se lembre de tudo que ele fez por nós por nos amar tanto assim! Ele ainda nos pede  para aguardamos o dia da sua volta. Uau, isso vai ser demais! Já pensou? Vai ser a maior alegria da nossa vida estar junto com Jesus para todo sempre!

Vamos orar?

Nesta Páscoa, quero me lembrar do quanto eu sou amado pelo meu Deus, que veio a este mundo em forma de homem para me livrar do pecado e me trazer vida. Muito obrigado, Pai! Muito obrigado, Jesus! Amém!

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Ana Paula Meneguci – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Este post tem um comentário

  1. Fabiana

    Obrigada Jesus, por tão grande AMOR ❤

Deixe um comentário