Para Deus, somos todos iguais!

Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
Mateus 5:5

Normalmente, quando pensamos em uma pessoa famosa, que está sempre na TV ou nas redes sociais, achamos que ela é muito importante.

Isso acontece porque olhamos para o que essa pessoa faz e ficamos admirados em ela ser tão conhecida e estar sempre cercada por tanta gente. Talvez, ela tenha mesmo muita responsabilidade na sua função, mas, mesmo sendo tão famosa, isso não a faz mais importante do que as outras, você sabia?

Para Deus, nós somos todos iguais, porque ele não fica impressionado com o que fazemos, mas ele ama quem somos.  

Na história de hoje, Jesus nos ensina algo muito importante, e ele faz isso com uma atitude humilde.

Você sabe o que é isso? Uma pessoa humilde é uma pessoa simples, que age com amor com todos, porque entende que todos são importantes do mesmo jeito.

Vamos ver como ele nos ensinou isso?

Jesus lavou os pés de seus discípulos e nos ensinou a humildade

Referência bíblica: João 13:1-17

Jesus estava reunido com os seus discípulos e sabia que estava perto do tempo da sua crucificação. Naquela noite, ele resolveu ensinar a eles uma lição especial de amor e fez algo muito inesperado.

Eles estavam jantando juntos quando Jesus se levantou da mesa, tirou a sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. O que será que Jesus ia fazer?

Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.

Simão Pedro ficou muito incomodado com aquela cena e perguntou espantado:

— Jesus, você vai mesmo lavar os meus pés?

Jesus respondeu:

— Sim, Pedro, eu vou. Você não vai entender agora, mas, depois, vai saber por que eu estou fazendo isso.

Pedro logo falou:

— De jeito nenhum, Jesus! Quem sou eu? Eu não vou deixar você lavar os meus pés!

Jesus, então, foi mais firme:

— Se eu não lavar os seus pés, você não poderá ser mais meu discípulo.

Pedro ficou assustado:

— Não, Jesus! Eu retiro o que disse! Se é assim, você pode lavar os meus pés, as minhas mãos e a minha cabeça também!

E, assim, Jesus fez. Quando terminou de lavar os pés de todos, ele vestiu sua capa de novo, voltou ao seu lugar à mesa e perguntou a eles:

— Vocês entenderam o que eu fiz a vocês?

Ele continuou:

— Vocês me chamam de Mestre e Senhor, não chamam? Pois eu, mesmo sendo Mestre e Senhor, lavei os pés de vocês, então, vocês devem fazer o mesmo e lavar os pés uns dos outros. O que eu fiz foi apenas dar a vocês o meu exemplo.

— Sabe o que tudo isso quer dizer? – indagou Jesus.

— Quer dizer ninguém é melhor do que ninguém. Mesmo que alguém pareça ter muita importância, todos nós somos seres humanos diante de Deus e valemos a mesma coisa. Por isso, agora, pratiquem o que eu ensinei e sirvam uns aos outros com amor – completou ele.

Que lição Jesus deu com sua atitude! Ele era cheio de humildade e amor!


O que você aprendeu quando Jesus lavou os pés dos discípulos?

Naquela época, as ruas e estradas eram de terra e cheias de poeira. As pessoas usavam calçados abertos, como sandálias, pois não ainda não existiam tênis e ruas asfaltadas como existem hoje.

Sendo assim, os pés das pessoas ficavam realmente sujos. Eca, né?

Mas Jesus não teve nojo de ninguém. Ele sabia que isso fazia parte da vida de todos e, por isso, se dispôs a fazer algo útil e gentil por seus discípulos.

Na cabeça deles, Jesus, sendo Senhor e Mestre, nunca poderia fazer este tipo de trabalho, afinal, ele era o filho de Deus e muito importante!

Só que Jesus nos ensinou que todos nós temos o mesmo valor e, por isso, não existe um trabalho ou uma atitude que deva ser feita só por um empregado ou um servo.

Todos nós, na nossa casa, na nossa escola, com os amigos do bairro e com qualquer pessoa na rua, precisamos olhá-los com simplicidade e amor, assim como Jesus fez.

Sempre que possível, devemos dar atenção, ser bons e ajudar as pessoas, não importa quem seja. Jesus nos ensinou que nunca devemos achar que somos superiores ao nosso próximo.

Agindo assim, vamos deixar o coração de Deus alegre!

Vamos orar?

Jesus, eu quero aprender a ser humilde como você. Quero sempre ser simples, carinhoso, ajudar o meu próximo e valorizá-lo, porque eu sei que todos nós somos importantes de forma igual. Obrigado porque você deu o seu exemplo e me ensinou a ter um coração simples. Amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Este post tem 2 comentários

  1. Fabiana

    Gosto muito desses devocionais!!!

  2. Vivian

    Obrigada por compartilhar mais um pouco da Palavra de Deus conosco

Deixe um comentário