O Espírito Santo quer te dirigir

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.”
Salmos 32:8

Já aconteceu de você viajar com sua família para um lugar novo e, de repente, vocês perceberem que pegaram o caminho errado? Ai, ai, ai, dá um trabalhão ter que voltar um pedaço da estrada para pegar o caminho certo… Fora o tempo perdido, né?

Às vezes, a gente está com fome, com vontade de ir ao banheiro ou apenas cansado e tudo que a gente quer é chegar logo, mas, como se perdeu na estrada, tem que ter paciência, porque vai demorar mais…

Isso acontece porque pegamos a direção errada e, na nossa vida, é a mesma coisa. Mas o melhor é que o Espírito Santo sempre quer dirigir a gente.

“Como assim? O que a estrada tem a ver com a nossa vida? E o que isso tem a ver com o Espírito Santo?”

Você vai aprender tudo isso com a história de hoje! Vamos lá?

Precisa decidir alguma coisa? O Espírito Santo te diz o caminho.

Referência bíblica: Salmos 32:8

Mig e Bia eram muito amigos. No local onde eles moravam, os vizinhos viviam promovendo algum evento.

Dessa vez, eles tinham criado uma gincana para as crianças e, dentre as brincadeiras, elas precisavam encontrar um tesouro escondido. Quem se saísse melhor nas brincadeiras receberia um prêmio no final de tudo, e é claro que os dois estavam superempolgados!

O problema é que nem Mig, nem Bia eram muito bons em mapas. Por isso, eles tiveram uma ideia: usar o GPS do celular. Só que, nesse caso, não deu certo, porque o GPS não sabia onde estava o tesouro… E agora?

Eles rodaram, rodaram e procuraram tudo. Foram para um lado, foram para o outro, e nada. Caramba, o tempo estava passando e eles, que estavam com uma pontuação tão alta no início das brincadeiras, estavam quase perdendo para o outro time.

Mais 10, 15 minutos, e nada… Ouviu-se um monte de gente gritando lá longe. O outro time tinha chegado na frente. Que pena…

A dupla de amigos foi para casa desanimada. Chegando lá, encontraram suas mães no portão. Uma delas perguntou:

— E aí, crianças? Contem tudo! Como foi a gincana? Quem venceu? Pelo visto, não foram vocês… Que cara de desânimo é essa?

Bia disse:

 — Ah, mamãe, esse mapa estragou tudo. É uma porcaria! Não serve para nada! E o GPS do celular também não adiantou. Eu tô muito brava de não ter encontrado o tesouro! E foi logo no final! Se eu soubesse a direção certa do tesouro, eu e Mig tínhamos ganhado a gincana. Eu queria tanto aquela medalha…

Bia e Mig choraram. Era de cortar o coração.

A mãe de Mig disse:

— Olha, crianças, hoje, vocês não venceram, mas vocês terão outra oportunidade! Não fiquem assim! Que tal ouvirem uma história sobre este assunto? Sabia que o Espírito Santo é um GPS que nunca falha?

— Como assim? – Mig quis saber.

Sua mãe explicou:

— Quando nós aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, o Espírito Santo vem morar dentro da gente. E ele quer nos dirigir em tudo.

— Ainda não estou entendendo, tia. Eu já orei aceitando Jesus, então, o Espírito Santo entra em mim e eu fico igual a um robô, sendo dirigido por ele? – perguntou Bia.

— Não, Bia! Deus e o Espírito Santo nunca nos forçam a nada. Mas, se a gente perguntar a ele e souber ouvir, ele nos diz a direção que devemos tomar.

Ela continuou:

— Por exemplo, muitas vezes, estamos em dúvida sobre o que fazer numa situação. Temos mais de uma opção e temos que escolher. Já aconteceu com vocês? Todos nós precisamos tomar decisões, e algumas são sérias. O Espírito Santo quer nos ajudar em tudo.

— Mas, mãe, se eu estiver em dúvida sobre o sabor do sorvete que eu quero tomar, o Espírito Santo vai me dizer? – questionou Mig.

A mãe de Mig achou engraçado.

— Isso não é algo sério… Você mesmo pode escolher e provar o sorvete para saber qual gosta mais. Se você quiser perguntar, tudo bem, mas não é sobre isso que eu estou falando. Imagine que você esteja se sentindo mal no dia que tem que fazer uma prova. Você estudou, mas não sabe se estará bem para fazer a prova desse jeito. Só que você fica preocupado da prova de 2ª chamada estar ainda mais difícil. Aí, você não sabe se arrisca ir assim mesmo para a escola ou se deixa para fazer depois. Nesse caso, você pode orar e perguntar ao Espírito Santo uma ajuda para decidir.

— Ah, estou entendendo – disse Mig.

A mãe de Bia completou:

— Filha, você lembra quando o papai trabalhava no banco e teve uma proposta para mudar de emprego? A gente não sabia o que era melhor. Então, a gente orou e ele decidiu ir para o emprego novo, porque o Espírito Santo nos deu paz para tomar essa decisão. É assim que o Espírito Santo nos guia, porque Deus já viu o nosso futuro e sabe o que é melhor.

— Mas como é que a gente ouve o Espírito Santo, mamãe?

— Ele fala dentro do nosso coração. A gente tem que estar sempre em comunhão com Deus para aprender a entender o que ele diz – explicou ela.

— Hummm, então, da próxima vez que tiver uma gincana, a gente pode pedir ajuda ao Espírito Santo, né? – Bia sugeriu toda confiante.

Todos riram e já estavam mais tranquilos.

— É, vocês até podem, mas que tal aprenderem a usar o mapa, hein? Pelo que eu vi, o tesouro estava pertinho de vocês, mas vocês deram muito mole… O melhor mesmo é estudar como ler mapas e, depois, pedir ajuda ao Espírito Santo. Na próxima, vocês vão ganhar! – falou a mãe de Mig animada!

E, assim, eles se despediram e cada um foi para sua casa descansar. Afinal, no dia seguinte, tinham que acordar cedo para a escola.

O que você aprendeu com o desafio do mapa de Mig e Bia?

Deus sempre quer o nosso melhor e, por isso, quer nos dirigir através do Espírito Santo. O problema é que nem sempre estamos treinados e prontos para ouvir e entender. Aí, o Espírito Santo, que fala com a gente de forma bem suave, fica esquecido e passa despercebido.

Você sabia que, mesmo sendo criança, pode aprender a ouvir o Espírito Santo? Ela fala no nosso coração a resposta e nos dá muita paz quando tomamos a decisão certa. Por outro lado, quando tomamos a decisão errada, aquilo fica nos incomodando por dentro.

Que legal saber que, quando precisamos decidir alguma coisa, o Espírito Santo nos diz o melhor caminho!

Vamos orar?

Espírito Santo, obrigado por morar dentro de mim e sempre estar pronto para me guiar. Eu quero aprender a ser dirigido por você. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário