Jesus sempre quer nos dar uma nova vida

Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.”
Lucas 19:10

Você acredita que uma pessoa pode mudar completamente para melhor?

“Mudar como? De roupa, cor de cabelo, de casa?”

Não, não é sobre isso que estamos falando, mas, sim, sobre uma mudança de comportamento.

Sim, é possível mudar a forma de pensar, de agir, de sentir e de falar, mas, primeiro, tem que haver uma mudança dentro de nós, e isso só Jesus faz. Ninguém consegue mudar totalmente, mesmo que se esforce muito.

Jesus sempre quer mudar a nossa vida e nos dá várias chances, mas é claro que nem todo mundo acredita logo quando vê uma mudança assim no outro. Leva tempo para as pessoas confiarem de novo em alguém que fazia coisas ruins, não é?

Na história de hoje, vamos conhecer alguém que não era nem um pouco querido, porque prejudicava as outras pessoas, mas ele abriu o coração para Jesus e aconteceu algo maravilhoso! Vamos saber quem foi?

Zaqueu se arrependeu da vida que tinha e foi salvo por Jesus

Referência bíblica: Lucas 9:1-10

Zaqueu era um homem judeu, bem rico e era chefe de um grupo de pessoas que cobravam impostos pela sua cidade. Ele cumpria ordens dos romanos e as pessoas que moravam na sua região não gostavam dele.

Isso porque o trabalho dele era conferir se os seus funcionários estavam mesmo cobrando os impostos do povo, como as autoridades romanas tinham determinado. E estes impostos eram bem altos…

Este tipo de função era vista como traição e exploração, porque o povo já tinha pouco dinheiro para as suas necessidades básicas, como moradia, roupas e comida, e ainda era obrigado a dar uma grande parte do que tinha para os romanos. Isso não era justo, não é? Só que o povo não podia fazer nada…

Por causa disso, as pessoas não eram amigas de Zaqueu. Elas queriam vê-lo bem longe!

Um dia, Jesus estava entrando em Jericó, e Zaqueu queria ver Jesus e ouvir o que ele falava, mas, como tinha muita gente e ele era baixinho, não conseguia. Aí, ele pensou em voz alta:

— Já sei! Eu vou subir numa árvore, porque, assim, eu vou conseguir saber o que Jesus está ensinando!

Então, Zaqueu correu mais à frente e subiu numa figueira, pois sabia que Jesus passaria ali. Zaqueu nem percebeu que seria julgado e criticado pelas pessoas, pois, um homem que tinha uma função importante como a dele, ia causar muita estranheza de estar em cima de uma árvore apenas para ver Jesus. Realmente, ninguém nunca imaginou ver aquela cena…

Quando Jesus chegou no lugar onde estava Zaqueu, olhou para cima e disse:

— Zaqueu, desça daí! Quero ficar na sua casa hoje!

Na mesma hora, Zaqueu desceu todo feliz e recebeu Jesus muito bem.

Nessa hora, o povo começou a criticar a atitude de Jesus:

— Ué…. Jesus vai se hospedar na casa de um pecador? Pode isso? Que absurdo!

Mas Zaqueu nem ligou. Na verdade, ele já tinha aberto o coração para Jesus e queria muito consertar a sua vida.

Ele disse assim:

— Olha, Jesus, eu não quero mais viver essa vida de cobrar e explorar o povo. A partir de agora, eu decido dar metade dos meus bens aos pobres. E, para aquelas pessoas eu abusei e cobrei demais, eu vou devolver quatro vezes mais a quantia que me entregaram.

Jesus, percebendo a mudança de atitude de Zaqueu, viu nele verdadeiro arrependimento e falou:

— Hoje, houve salvação nesta casa! Você está agindo corretamente, e isso prova que está mesmo arrependido. Eu, Jesus, vim buscar e salvar pessoas perdidas. Você, Zaqueu, estava perdido fazendo muitas coisas erradas, mas, agora, foi salvo e é um outro homem!

A partir dali, Zaqueu mudou de vida. Ele cumpriu sua promessa e seu testemunho de vida impactou muitos!

O que você aprendeu com a história de Zaqueu?

Jesus sempre quer nos dar uma nova vida, mas depende de nós querermos que ele mude em nós o que precisa ser mudado.

A atitude de Zaqueu de subir na árvore e, logo depois, de decidir devolver o dinheiro às pessoas que ele tinha prejudicado, mostra que ele estava realmente arrependido, e foi aí que Jesus teve liberdade para agir na vida dele e lhe dar salvação.

Jesus nunca nos rejeita, porque ele nos ama. Sempre que nós abrimos o coração para ele, ele transforma a nossa vida.

Que maravilha saber que Jesus quer nos ajudar em todas as situações e que nos transforma em pessoas melhores!

Vamos orar?

Jesus, eu entrego a minha vida totalmente a ti. Se eu tenho feito alguma coisa errada, eu quero que você me mostre para eu passar a viver de forma correta. Obrigado, Jesus, porque você sempre me dá novas oportunidades e vê o meu coração arrependido. Eu quero estar sempre com você! Amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisavictoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário