Jesus é a nossa riqueza mais valiosa

Pois onde estiver o seu tesouro,  aí também estará o seu coração.”
Mateus 6:21

Você já se imaginou com muito dinheiro, podendo ter tudo que quisesse? 

Quantas coisas você poderia comprar, não é? E para sua família e seus amigos? O que será que eles gostariam de ganhar de você? E será que existe algo que ninguém pode comprar, mesmo que tivesse todo o dinheiro que existe?

A bíblia conta a história de um jovem muito rico, que queria resolver tudo com seu dinheiro. Até que um dia, ele e Jesus tiveram um encontro e uma conversa pra lá de sincera. 

O jovem rico fez uma pergunta a Jesus que, com muito amor, respondeu logo em seguida. O problema foi que a resposta de Jesus não agradou o jovem nem um pouquinho. 

Ele, que antes se achava o cara top, que podia tudo, descobriu que o seu dinheiro não podia pagar tudo, não. E ficou bem chateado com isso.

Você conhece esta história? Então, vamos aprender?

Um jovem gostava mais de dinheiro do que de Jesus, e perdeu sua melhor chance

Referência bíblica: Lucas 18:18-23

Certo dia, Jesus caminhava junto aos seus seguidores, quando, de repente, surgiu um rapaz, que possuía muitas riquezas. 

A bíblia conta que ele era um cara de destaque na sua cidade, porque era muito importante. Isso significa dizer que ele deveria ser muito conhecido por todos por causa do dinheiro que tinha.

Ele, então, se aproximou de Jesus e fez a seguinte pergunta:

— Bom Mestre Jesus, o que eu preciso fazer para receber a vida eterna?

Este rapaz conhecia a Deus desde criança, mas, com certeza, tinha muitas dúvidas em sua cabeça sobre como fazer para ser salvo e morar para sempre com Jesus depois que não estivesse mais aqui na terra.

Jesus, rapidamente, o respondeu com outra pergunta: 

— Ei, rapaz, você conhece os mandamentos? Você se lembra quais são eles? Eu vou te lembrar: não roube; não mate; não fale mentiras; respeite seu pai e sua mãe.

O jovem rico, todo animado, respondeu:

— Opa, Jesus! Acho que tô aprovado, então! Sim, eu conheço todos estes mandamentos e os obedeço desde criança. Está tranquilo, porque eu já faço todas estas coisas! 

Mas Jesus completou o que estava dizendo e foi aí que deu ruim para o jovem rico:

— Bem, rapaz, já que você é obediente aos mandamentos, então, vejo que falta apenas uma coisa para você viver a vida eterna: venda tudo que você tem, e dê o dinheiro aos pobres. Assim, você terá seu lugar reservado no céu. Depois, venha e me siga.

Hummmm, não era bem isso que o moço rico queria ouvir. Ao escutar isso, ele ficou muito triste e decepcionado, porque estava confiante e acreditava que Jesus lhe pediria para fazer algo que o seu dinheiro pudesse comprar. Ou até achava que seguir os mandamentos desde pequeno já era bom demais e pronto.

Talvez, você esteja aí se perguntando: como assim? Jesus pediu para ele dar tudo e viver sem nada?

Não! Jesus não estava ensinando que é preciso doar dinheiro para ser salvo e receber a vida eterna! Até porque ninguém pode comprar a salvação, não é? Ela é um presente que Deus nos dá de graça. Ele nos salva sem nós merecermos, simplesmente, porque nos ama muito e nós acreditamos nele. 

Mas, então, o que Jesus quis ensinar com aquela conversa com o jovem rico?  

Jesus conhecia muito bem tudo que aquele rapaz pensava e sentia. Aliás, Jesus sempre conhece o nosso coração! 

Sim, mesmo antes que o pensamento do jovem se transformasse em palavras, Jesus já sabia qual seria a resposta dele. 

O problema é que o jovem rico fazia do seu dinheiro a coisa mais importante que tinha, e não Jesus. 

Quando Jesus mandou que ele desse seus bens aos pobres, estava fazendo o próprio jovem confessar o que ele escolhia. O pior é que o jovem demonstrou, com sua tristeza, que a sua riqueza era mais importante. Com isso, perdeu a chance de morar na eternidade. Muito triste…

Há algumas pessoas que se apegam demais ao que possuem… Elas acham que ter muito dinheiro é suficiente para fazê-las alegres. Só que não…

É claro que Deus ama quando a gente tem uma casa bonita e coisas legais, mas nunca podemos dar mais valor a isso do que a Jesus. 

O dinheiro nunca pode ser o nosso deus, porque isso não agrada o nosso Pai do céu.

O que você aprendeu com a história do jovem rico?

O jovem rico teve uma grande oportunidade de mudar sua vida para sempre. Mas, por amar demais as coisas que possuía, preferiu deixar Jesus, e saiu triste com a resposta que recebeu.

Ele fez isso porque não gostava de dividir, de ajudar e nem de emprestar. Ele queria cada vez mais apenas para ele! As pessoas que agem desse jeito não são generosas. 

Você conhece alguém assim: que não gosta de dar nada e nem de emprestar o que tem com medo de perder?

Jesus nos alerta nesta história sobre o perigo de viver deste jeito. Nada na terra pode nos trazer a alegria que só Deus nos oferece. Portanto, mesmo quando for difícil, precisamos escolher Jesus sempre!

Devemos, sim, cuidar de tudo que Deus nos dá com amor e carinho, seja nossa família, nossos amigos, nossos brinquedos e tudo que temos e que gostamos muito. 

Oferecer nossa vida todinha para Jesus e fazer sempre o que Ele nos pede é o melhor, mesmo que isso tenha a ver com abrir mão de algo! Devemos saber dividir, compartilhar, emprestar, doar. 

Quanto mais temos disposição para dar a quem precisa, Jesus nos dará muito mais!

Vamos orar?

Querido Deus, eu quero sempre escolher fazer a tua vontade. E a sua vontade é que eu seja generoso e entregue todo meu coração a ti, colocando você em primeiro lugar e obedecendo ao que você me pede. Obrigado por sempre me ouvir. Amém!

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Ana Paula Meneguci – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário