Dirigidos por Deus

Eu sou o Senhor o seu Deus, que lhe ensina o que é útil e o guia pelo caminho em que você deve andar!

Isaías 48:17

Hoje em dia, quando precisamos chegar em algum lugar e não sabemos direito o caminho, usamos o GPS. Você já ouviu falar? Ele é como um mapa que nos leva aonde a gente precisa ir. 

Na nossa caminhada com Jesus, também precisamos de um guia para sempre nos mostrar o caminho certo que devemos seguir. Vamos conhecer que guia é este?

Duda e Pedrinho não sabiam o que fazer, mas Jesus os dirigiu

Referência bíblica: Salmos 119:105

Duda e Pedrinho estavam em fim de férias e querendo curtir cada minuto que ainda tinham. Eles amavam poder dormir até mais tarde; ter mais tempo para brincar e fazer outras coisas que só dava mesmo para fazer nas férias.

Era tanta vontade de fazer coisas diferentes com o pouco tempo que tinham, que Duda e Pedrinho não estavam conseguindo se entender sobre o que iam fazer no último final de semana antes da volta às aulas.

Duda queria muito juntar a turma e brincar no parque próximo a casa deles, mas Pedrinho preferia uma competição de jogos no celular na sala de casa.

Foi quando Duda reclamou:

— De jeito nenhum! Vamos para a rua, Pedrinho! Esquece o celular um pouco e vamos correr no parque.

— É que o tempo anda esquisito… Vai que a gente marca e começa a chover? Já dentro de casa, a gente não corre este risco – disse Pedrinho.

Mas Duda respondeu dizendo que, no parque, eles poderiam fazer um monte de coisas diferentes: jogar bola; andar de bicicleta; fazer piquenique; andar de patinete, brincar de pique-pega…enfim, tinham muito mais opções!

— Só que no parque vou começar a suar e ainda me sujar todo, eca! Já em casa, posso sentar no meu sofá, minha mãe pode fazer pipoca pra gente e comprar sorvete. Humm… Amo sorvete de flocos! – respondeu Pedrinho.

E os dois ficaram um tempão discutindo o que fariam, quando Duda comentou:

— Minha mãe sempre fala comigo que, quando a gente fica sem saber o que fazer, o melhor é parar tudo, ler a bíblia e falar com Jesus. Ele sempre nos guia no caminho certo a seguir, como se fosse um mapa. E ela ainda me diz que a palavra de Jesus é como se fosse uma lâmpada que ilumina nossos pensamentos. Mas isso eu te explico melhor outra hora.

E, assim,  Duda terminou a conversa convidando Pedrinho para que à noite, quando fizesse seu devocional, pedisse a Jesus que os ajudassem a escolher o que traria mais alegria e diversão à turminha para que ficassem felizes com o finalzinho das férias!

Logo depois, Duda e Pedrinho se despediram.

O dia seguinte era o último dia antes de chegar o final de semana e precisavam decidir o que iam fazer.

Duda interfonou para o apartamento de Pedrinho empolgada porque tinha tido uma boa ideia:

— Que tal irmos ao parque amanhã e chamar a turma toda e, no próximo final de semana, colocamos em prática o seu plano de fazer um campeonato de jogos pelo celular? Eu ainda pensei numa maravilhosa pizza para acompanhar os jogos. Jesus me deu essa ideia! Gostou?

E Duda continuou:

— Imaginei uma brincadeira bem legal na hora da pizza: cobra-cega, por exemplo. Podemos comprar vários sabores diferentes e, quem adivinhar o sabor da pizza sem ver, ganha um prêmio no final. Minha mãe disse que vai pagar as pizzas pra gente!

— Eba! Gostei disso, hein? Falou em comer é comigo mesmo. Eu topo fazer como você está falando! Só queria pedir uma coisa: no dia do campeonato, o prêmio pode ser um delicioso sorvete de flocos? – perguntou Pedrinho.

— Claro! Mas podemos comprar o sorvete no parque agora mesmo. O que acha? Estou feliz porque Jesus nos ajudou a chegar num combinado e nós dois vamos ganhar com isso. – finalizou Duda.

— Demorou! Vamos agora! – comemorou Pedrinho bem empolgado.

O que você aprendeu com a história Duda e Pedrinho?

Quando a bíblia diz “Lâmpadas para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Salmos 119:105), ela quer dizer que a palavra de Deus ilumina os olhos do nosso coração.

Iluminar os olhos do coração é a mesma coisa que a gente sentir qual é o melhor caminho ou a melhor escolha a se fazer, seguindo a orientação de Jesus. É pensar certo, sabe?

Duda, após ler a bíblia e pedir ajuda a Jesus, sentiu dentro do seu coração qual seria o melhor a fazer tanto para ela quanto para Pedrinho. E você reparou que, no final, deu tudo certo?

Por isso, sempre que você ficar em dúvida sobre o que fazer, faça o mesmo que Duda, pergunte a Jesus. Ele é o nosso GPS do céu,  e você terá a resposta certa vinda de Jesus para você!

Vamos orar?

Jesus querido, eu quero sempre a ter a tua direção antes de fazer qualquer coisa. Quero ficar com o que você quer para mim, porque a sua vontade é melhor do que a minha. Em nome de Jesus, amém!

_____________________________________ 

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Ana Paula Meneguci – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário