Deus sempre tem os 
melhores planos pra nós!

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.”

Jeremias 29:11

Começamos um novo ano! Pense em quantas coisas boas Deus planejou pra você e pra sua família nesse ano!

Deus sabe o que está acontecendo na sua vida agora, mas também enxerga o futuro. Por isso, quando Ele nos diz pra fazer algo, é porque Ele sabe que vai ser bom pra gente. 

Hoje, vamos entender como Deus tem os melhores planos pra nós com a história de Jonas.

Jonas foi parar na barriga de um peixe 😳

Referência bíblica: Jonas 1-3

Numa cidade chamada Nínive, as pessoas eram más e faziam muita besteira. Deus estava triste porque o comportamento daquelas pessoas era terrível, mas ele as amava e queria dar mais uma chance a elas.

Por isso, Deus pediu a Jonas que o ajudasse nessa missão. Sim, Deus conta com pessoas como nós para fazer a sua obra! Deus disse:

— Jonas, vá até a cidade de Nínive e conte para todas as pessoas que eu amo cada uma delas. Avise também que, se elas não se arrependerem e mudarem a sua maneira de ser, eu vou ter que destruir a cidade.

Jonas ouviu muito bem, mas não queria fazer o que Deus tinha mandado. Ele foi teimoso e desobedeceu a Deus. Sabe o que ele fez? Pegou um navio que ia pro outro lado, bem longe de Nínive. Essa outra cidade se chamava Társis.

De repente, do nada, começou uma tempestade muito forte. Era tanto vento e chuva que o navio estava quase quebrando em vários pedaços. Ai, que medo todos sentiram!

Mas Jonas estava dormindo… Como podia isso? Os marinheiros e outras pessoas estranharam Jonas estar tão calmo e não demorou muito pra descobrirem que a culpa daquilo tudo estar acontecendo era a desobediência de Jonas a Deus. E agora?

Jonas, percebendo que todos iam morrer, pediu que o jogassem no mar. Os homens do navio fizeram isso e a tempestade parou na mesma hora.

Só que Jonas, quando estava nadando, deu de cara com um grande peixe! Um peixe enorme, gigante! E você sabe o que aconteceu? O peixe engoliu Jonas inteirinho!

Jonas ficou três dias na barriga do peixe, mas Deus manteve Jonas vivo todo esse tempo por um milagre!

Imagine só, devia ser muito escuro lá! E o cheiro? Com certeza, era muito ruim também! Será que ele ficou enjoado? Eca, que nojo! Mas tudo isso fez Jonas parar e pensar na teimosia dele.

— Por que eu não obedeci logo a Deus? Aquelas pessoas de Nínive precisam de mim, e eu não agi bem… Senhor, me perdoa? Eu prometo que, se eu sair daqui vivo, eu vou cumprir a missão que o Senhor me deu. 

Quando Deus percebeu que Jonas estava disposto a fazer o correto, mandou o peixe vomitar Jonas. Acho que Jonas só precisava mesmo de um tempinho pra colocar as ideias no lugar, não é?

Então, Jonas fez conforme prometeu e foi falar do amor de Deus para as pessoas da cidade de Nínive. Quando Jonas cumpriu sua parte na missão, aconteceu algo muito bom: todo aquele povo de arrependeu!

Deus ficou muito feliz, porque ele amava demais toda aquela gente, assim como ama você!


O que você aprendeu com a história de Jonas?

Mesmo que a gente não entenda tudo que Deus diz, precisamos confiar e obedecer. Afinal, ele é o nosso bom Pai.

A Bíblia sempre nos ensina o que devemos fazer. Isso porque Deus nos ama e tem pra nós apenas planos maravilhosos.

Todos os dias desse ano novo, lembre-se que sempre vale a pena confiar em Deus, porque ele te ama!

Vamos orar?

Pai, eu acredito que você me ama e tem bons planos pra mim. Por isso, eu quero sempre te obedecer, porque confio em você. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Este post tem 3 comentários

  1. Edilza

    Amém! Glória a Deus! Eu e Samuel amamos!

    1. sabrinacamposafcc@gmail.com

      Que bom, Edilza!
      Abraço para você e para p Samuel!
      #EquipeAKDKids

  2. Mari

    Olá, gostei muito da história! Meus filhos também gostaram!
    Obrigada!

Deixe um comentário