Deus sabe o que a gente precisa e sempre cuida de nós

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Mateus 6:33

Eu tenho certeza que você já sentiu fome e avisou para alguém que cuida de você que precisava comer, né? Já aconteceu de você estar com frio e pedir um casaco? Já falou pra sua professora que não entendeu alguma coisa que ela explicou na escola?

Pois é… quando estamos precisando de alguma coisa, a gente tem que conversar com as pessoas que podem nos ajudar.

Você já ficou preocupado de alguma dessas coisas que você precisava não se resolver?

E você sabia que existe alguém que sabe tudo que você precisa antes mesmo de você falar? Sim, esse alguém é o seu Pai do céu. Como assim? Ele adivinha as coisas?

Não, não é adivinhação e nem mágica. É porque ele conhece tudo, tudinho mesmo sobre a sua vida. A Bíblia fala sobre isso. Vamos aprender?

Deus cuida de toda natureza, mas, principalmente, da sua vida!

Referência bíblica: Mateus 6:25-34

Jesus, que ama muito a gente, sabe que as pessoas ficam preocupadas às vezes. Tem muita gente que gasta um tempão pensando como vai dar um jeito de resolver um problema que aparece. Fica sem dormir, fica andando pra lá e pra cá inquieto, fica nervoso e até perde a fome.

Por isso, um dia, Jesus parou pra ensinar algo muito especial. Ele falou mais ou menos assim:

Ei, pessoal, tudo bem com vocês? Vocês sabiam que não precisam ficar preocupados? Isso mesmo! Deus sabe tudo que vocês precisam e cuida de vocês!

Algumas pessoas que estavam ouvindo aquilo acharam estranho:

Como assim Deus sabe tudo que a gente precisa? Ele sabe o que a gente gosta de comer? E quando acabam os biscoitos do nosso armário? Sabe que a gente precisa ganhar de vez em quando roupas e sapatos novos? Sabe o número da nossa roupa? Ele sabe, por acaso, que a mamãe e o papai precisam pagar nossa escola?… Ah, e eu duvido que ele saiba o tipo de brinquedo que a gente queria ganhar… hummm, e aquela balinha gostosa… Ele sabe qual a gente prefere? Como é que ele pode saber tudo? Ele, por acaso, está dentro da nossa cabeça?

Jesus achou engraçado e resolveu explicar dando um exemplo.

Olha só, eu sei que pode parecer estranho Deus saber tudo, mas ele não é um espião. Sabe por que ele cuida tão bem de tudo? Porque ele é o nosso Pai. Essa é uma verdade verdadeira! Pensem comigo numa coisa: vocês já viram passarinhos voando por aí, não viram? Pois é, vocês sabiam que eles não passam fome? Sabem por quê? Deus é tão bom que cuida deles e nunca falta alimento na natureza. E as flores, então… Elas sempre estão bem vestidas com as suas pétalas.

O pessoal estava ouvindo e prestando bastante atenção no que Jesus falava. Ele continuou:

Então, se Deus, grande e poderoso do jeito que é, faz questão de cuidar dos passarinhos e das flores, vocês acham mesmo que ele não cuidaria de vocês? É claro que ele faz questão de cuidar! Ele ama vocês demais!

Uma menina, no meio do povo, perguntou:

É mesmo, Jesus? Então, o que a gente precisa fazer pra Deus cuidar da gente?

Jesus disse:

Na verdade, vocês só precisam ficar pertinho de Deus e confiar que ele vai dar tudo que vocês precisarem. Ele gosta muito de fazer isso, sabia? Conversem com ele sempre que vocês quiserem alguma coisa e acreditem que vai acontecer. Antes mesmo de vocês fazerem o seu pedido, Deus até já sabe o que vocês vão falar, mas ele quer ouvir vocês assim mesmo! É muito bom o nosso Pai!

Depois disso, a menina ficou muito alegre. Naquele dia, ela tinha ouvido mais cedo seus pais comentarem que estavam preocupados porque não iam ter dinheiro suficiente para pagar as contas do mês. Mas, depois das palavras de Jesus, ela respirou aliviada e resolveu ir brincar num jardim ali perto.

Ela disse animada:

Hoje, eu aprendi que Deus sempre cuida de mim e da minha família, então, vou aproveitar pra brincar bastante! Nunca mais vou ficar com medo de algo me faltar!


O que você aprendeu com o que Jesus falou?

Todo mundo pode ficar com medo ou preocupado por causa de algum probleminha, mas Deus é tão bom que escreveu na Bíblia tudo que a gente deve fazer quando surgir uma situação difícil.

A gente sempre pode ficar tranquilo porque Deus nos ama e cuida de nós. E, é claro, a gente sempre deve agradecer muito porque não precisamos ficar preocupados com nada.

Viu como é bom ser filho de Deus? Que tal contar isso pra algum amigo seu?

Vamos orar?

Paizinho, hoje, eu aprendi que não preciso ter medo ou me preocupar. Você está sempre perto de mim e sabe tudo que eu preciso. Eu quero ficar pertinho de você todos os dias da minha vida e sei que nada vai me faltar. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Deixe um comentário