Deus pode usar as crianças para abençoar os adultos

E disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.”
Marcos 16:15

Você já ficou doente? E alguém da sua família já teve algum problema de saúde sério?

Sentir dor e estar com qualquer mal-estar é muito ruim, não é? Agora, imagine só ter uma doença que não cura! Sabe o que isso quer dizer? Não existe remédio pra ela e a pessoa pode até não resistir…

Ainda por cima, ser uma doença contagiosa, que obriga a pessoa a ficar longe de todo mundo que ela ama!

Um homem viveu um problema assim, mas uma criança mostrou pra ele como sair dessa, você acredita? É só ler a história a seguir pra conferir!

Sete mergulhos e um novo Naamã

Referência bíblica: 2 Reis 5: 1-18

Existia um homem chamado Naamã. Ele era o comandante do exército do rei da Síria e tinha muita coragem. Só que ele tinha um problemão: uma doença chamada lepra, que não tinha cura.

A lepra deixava a pele dele cheia de manchas e feridas. Coçava e doía muito! O corpo dele era tão machucado que parecia que estava desmanchando. Ainda por cima, essa doença era contagiosa. Isso quer dizer que, se alguém tocasse nele, poderia ficar doente também.

Nem preciso dizer que Naamã ficava muito triste com tudo isso… Além de viver sentido dor, ninguém podia ficar perto dele – nem mesmo a família -, e ele tinha que aceitar essa situação pra não passar a doença pra ninguém… Tadinho!

Mas Deus amava Naamã, conhecia o coração dele e queria que ele ficasse bem, então, nosso Pai do céu, que é muito bom e inteligente, usou uma menina pra ajudar o comandante. Isso mesmo, uma criança, assim como você!

Foi assim: nessa época, havia muitas guerras. A Síria tinha atacado Israel e trazido algumas pessoas como escravas para o seu país. No meio dos escravos, havia uma criança, uma menina que amava a Deus e trabalhava pra esposa de Naamã.

Quando a menina soube da doença de Naamã, falou pra esposa dele:

Senhora, se o seu marido fosse até o profeta Eliseu, que está em Samaria, com certeza, ele ficaria bom! O Deus de Israel poderia curá-lo!

Assim que Naamã soube disso, decidiu viajar para Samaria.

Naamã foi até a casa de Eliseu, mas Eliseu não foi conversar com Naamã pessoalmente. Ele mandou o seu empregado dar um recado:

Naamã, Eliseu mandou você ir até o rio e mergulhar sete vezes. Depois, você ficará curado.

Naamã, ao ouvir isso, não gostou e falou:

 Caramba, esse profeta Eliseu nem veio aqui falar comigo! Ele só me mandou um recado como se eu nem fosse importante… Eu vim de tão longe e ele me manda ir mergulhar sete vezes num rio? Eu achei que ele ia vir aqui orar por mim! Já vi que eu vim aqui à toa. Vou voltar pra minha casa!

Os soldados que acompanhavam Naamã, vendo que ele ia desistir de fazer algo tão simples, insistiram com ele:

 O que custa você mergulhar num rio, Naamã?

Naamã se convenceu e decidiu obedecer. Ele mergulhou sete vezes no rio, assim, como o profeta tinha mandado e sabe o que aconteceu?

No último mergulho, a pele de Naamã ficou novinha em folha! Parecia até pele de bebê, bem macia! Ele estava curado!

Naamã ficou tão feliz! Ele reconheceu que o Deus de Israel era verdadeiro e o único Deus!

Depois disso, Naamã pôde voltar para sua família e viver normalmente. Deus é muito bom!


O que você aprendeu com a cura de Naamã?

Jesus é um Deus bom, que nos ama e faz milagres para nos alegrar.

Deus conhecia o coração de Naamã e sabia que ele passaria a acreditar no Deus de Israel se recebesse esse milagre.

Mas você já pensou que nada disso teria acontecido se aquela menininha não tivesse falado com a esposa de Naamã que o Deus de Israel poderia curá-lo se ele fosse até o profeta Eliseu?

Deus sempre quer curar as pessoas para que elas tenham uma boa vida, mas ele conta com a gente para ajudá-lo nisso, porque muitas pessoas não o conhecem. Por isso, é tão importante falar para as pessoas sobre o amor de Deus!

Naamã, mesmo sem conhecer Deus direito, também deu um passo de fé quando decidiu mergulhar no rio. No começo, ele ficou achando que era besteira e ficou em dúvida, mas, depois, ele obedeceu a Deus e, com isso, Deus pôde curá-lo. Tudo porque ele acreditou!

É muito bom poder falar do amor de Deus! É muito bom crer em Deus e viver milagres!

Vamos orar?

Deus, você é meu Pai e eu sei que você me ama. Eu quero que todo mundo que eu conheço também saiba que você é um Deus de amor, por isso, eu quero ser o seu ajudante no que precisar. É só falar no meu coração o que eu preciso fazer. Em nome de Jesus, amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Deixe um comentário