Deus nos ensina que há tempo certo para tudo

Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.

Eclesiastes 3:1

Como foi seu dia hoje? O que você fez? Deve ter brincado bastante! Hummm….que legal!  Mas você guardou seus brinquedos? Você fez as tarefas da escola esta semana? Passeou com a família? E com o seu bichinho de estimação?

Puxa, você fez tantas coisas, não é mesmo? E onde conseguiu tempo para fazer isso tudo? Você sabia que existe um tempo certo para fazer cada coisa?

Nós temos um tempo para dormir, para acordar, para lanchar, para brincar, para ir à escola, para falar com Deus… Deus estabeleceu o tempo para tudo e ele deu ao papai e à mamãe a capacidade de nos ajudar a fazer cada coisa na melhor hora.

Você quer entender melhor como é importante conhecermos o tempo certo das coisas?  Acompanhe conosco a história de Bia, que tinha uma vontade imensa de fazer coisas na hora errada, e isso trazia muita agitação para o seu coração.

É necessário entender qual a hora certa de fazer todas as coisas

Referência bíblica: Eclesiastes 3:1-8

Como de costume, próximo ao horário do almoço, Bia chegava da escola bastante agitada e numa correria sem fim.

Neste dia, ela jogou a mochila na cadeira e correu para assistir ao YouTube na TV da sala.

Sua mãe, ao ver esta cena, ficou aborrecida e disse:

— Bia, você acabou de chegar, não guardou sua mochila e ainda correu para ligar a TV? Você  deveria correr para o banho! E você reparou que nem falou comigo?

Bia respondeu com um: “Oi, mãe” e voltou para a TV.

Sua mãe chamou a sua atenção e pediu que ela desligasse a TV e fosse para o banho. Enquanto isso, sua mãe colocou o almoço à mesa.

Bia obedeceu, mas muito contra a sua vontade, e foi para o banho reclamando.

— Poxa, eu preciso assistir a uma live maneira em que vou aprender como resolver o meu cubo mágico. – disse ela.

— E você não pode ver isso outra hora? – perguntou sua mãe.

— Não, porque a live não vai ficar gravada e amanhã tem uma competição das meninas na escola para saber quem monta o cubo mágico mais rápido. Eu vou perder, pelo visto. Já até sei… 

A mãe conversou com Bia, lembrando-a que, no horário em que ela chega da escola, ela não deveria ter pensado em assistir nada na TV, porque é a hora de tomar seu banho, almoçar e descansar. Aí, mais tarde, ela poderia assistir algo ou brincar.

Contudo, a ansiedade de Bia, que é o mesmo que um sentimento de impaciência quando alguém não consegue esperar para fazer alguma coisa, a fez esquecer como eram as regras naquele horário. 

Você também é ansioso assim como Bia, que “atropela”as coisas e acha que não precisa de horário para nada?

Bia não se conformava em não poder fazer, naquele momento, o que queria. Almoçou e foi para seu quarto deitar um pouco, mas não parava de pensar um segundo sequer no seu cubo mágico e na live perdida. 

Ela decidiu, então, pensar em outras coisas para tentar esquecer. Começou a pensar nos seus brinquedos, em todas as suas brincadeiras preferidas, nas músicas que gostava de ouvir, nos seus amigos… Afinal, ela gostava de muitas coisas e era muito agitada!

Passadas algumas horas, sua mãe percebeu que ela ainda estava ansiosa, por isso, perguntou se ela queria descer um pouco para brincar.

Bia aceitou! Pegou seu patinete e desceu para brincar. Sua mãe aproveitou a oportunidade para conversar um pouco com ela sobre o que tinha acontecido. 

Ela explicou que Deus estabeleceu um tempo para todas as coisas e que, quando queremos fazer tudo ao mesmo tempo, no final, não fazemos nada direito. Disse que é normal, às vezes, ficarmos agitados e ansiosos porque crianças têm muita energia, mas que ela podia parar, pensar com calma e pedir a Deus ajuda para organizar seu tempo e suas tarefas quando percebesse que estava inquieta demais.

Bia foi se distraindo pouco a pouco, entendendo melhor como o tempo funciona e começou a brincar com seu patinete. Depois, voltou para casa mais relaxada.

No dia seguinte, Bia foi para a escola e correu para explicar às amigas que não poderia participar do campeonato, porque não tinha conseguido aprender bem como resolver o cubo, pois não conseguiu assistir à live.

Mas, para surpresa de Bia, as amigas avisaram que o youtuber que faria a live teve um imprevisto e que ela não tinha acontecido. Por isso, elas haviam adiado a competição.

Viu só que legal? No final, deu tudo certo!

O que você aprendeu com a agitação da Bia?

Quando o papai e a mamãe disserem que a gente deve fazer alguma coisa, a gente precisa fazer naquela hora. Não podemos dizer “Não, agora não”. Temos que atender, pois Deus nos disse para fazermos assim. 

Vale lembrar que Deus escolheu nossos pais para nos orientar a fazer aquilo que é correto no tempo e na hora certa.

Quando tentamos fazer coisas na hora errada é como se o nosso relógio ficasse maluco, e as coisas acabam não funcionando direito.

Veja como Bia ficou bem mais calma e conseguiu aproveitar seu dia quando deixou a ansiedade de lado e ouviu o que sua mãe estava ensinando a ela.

Deus entregou para cada um de nós 24 horas por dia. Ninguém tem a mais, ninguém tem a menos. E o que você tem feito com estas horas? Não permita que filmes, videogame ou Youtube roubem os melhores momentos da sua vida. 

E, além de tudo, precisamos lembrar que Deus deseja que nós tenhamos um tempo com ele, pois ele quer nos ajudar a cuidar melhor do nosso coração para que ele seja mais calmo para saber fazer tudo na hora certa e no tempo certo.

Vamos orar?

Querido Deus, me ajude a ser mais paciente e a entender a hora certa de fazer as coisas. Em nome de Jesus, amém!

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Ana Paula Meneguci – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Este post tem 2 comentários

  1. Rosana

    Adorei. Esta história! Aprendi a ser paciente com as coisas. Assinado: Felipa
    Liga da Fé

  2. Fabiana

    Ótimo devocional para ensinamento as crianças para obedecer. Todos nós, até os pais, temos que ter limites e hora certa para tudo!

Deixe um comentário