Deus nos ensina a ter fé

A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.

Hebreus 11:1

Você já conversou com alguém que não entendeu nada sobre o que você estava falando?

Hoje, iremos aprender com Duda e Bia que isso não é motivo para ficar triste nem magoado. Isso acontece simplesmente porque a outra pessoa ainda não conhece tudo que você já aprendeu.

E ainda tem certos assuntos, os assuntos de Deus, que vão muito além disso: só consegue entender quem nasceu de novo e tem um coração transformado.

Ihhh, agora complicou? Que nada! Vamos ver na história de hoje que isso é muito mais fácil do que parece! Vamos nessa?!

Bia aprendeu que entendemos a Bíblia por meio do Espírito de Deus

Referência bíblica: 1 Coríntios 2:14; Hebreus 11:1; e Apocalipse 21.

Bia, dona de um sorriso cativante, andava sempre alegre e tagarelando com todos, num misto de formosura e simpatia. 

Mas, naquele dia, na saída da escola, Bia estava cabisbaixa. Assim que entrou no ônibus escolar, viu que não havia ninguém sentado no último banco e, calada, foi direto para o fundo do veículo.

Sua amiga, Duda, logo notou que aquela cena estava muito estranha e, com delicadeza, perguntou a Bia o que estava acontecendo.

Bia abraçou sua amiga e logo começou a chorar. Chorou tanto, que molhou a camiseta de Duda com suas lágrimas. E desabafou o seguinte:

— Hoje, no intervalo da aula, um grupo de coleguinhas da minha turma estava contando para nossa professora como tinha sido o Dia de Ação de Graças de cada uma. Eu contei que minha família celebrou um culto em nossa casa e cada um agradeceu por uma coisa diferente. Quando chegou a minha vez, eu agradeci por todas as promessas que Deus nos fez e estão escritas na Bíblia, inclusive por aquelas que não aconteceram ainda.

Com um profundo suspiro, Bia fez uma pausa e continuou:

— Foi justo nessa hora que uma menina de outra classe passou por nós e riu de mim. Falou que nunca tinha visto alguém agradecer por algo que ainda não aconteceu.

Ouvindo isso, Duda tratou de abrir sua Bíblia e leu uma passagem que estava destacada em lápis de cor verde. Em seguida,  explicou a Bia o que provavelmente teria acontecido:

“Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vem do Espírito de Deus, pois lhe são loucura e não é capaz de entendê-las porque elas são discernidas espiritualmente.” 

Duda continuou: 

— Bia, as coisas espirituais só são entendidas por aqueles que nasceram de novo. A gente nasce de novo quando aceita Jesus como nosso Senhor e Salvador. Nascer de novo é quando Deus nos dá um coração transformado e o Espírito Santo passa a morar ali porque decidimos por Jesus.

— Entendi, Duda! Eu aprendi na nossa igreja que, na Bíblia, coração transformado quer dizer a mesma coisa que espírito transformado e que, quando somos cheios do Espírito Santo, podemos confiar no que está no nosso coração. Eu tenho fé. Fé é certeza. Se está escrito na Bíblia, eu creio que irá acontecer, pois a Bíblia é o próprio Deus falando com a gente! – disse Bia mais animada.

— A minha mãe me mostrou que há uma promessa maravilhosa no último livro da Bíblia, que é o Apocalipse, sobre um lugar lindo, onde teremos uma comunhão eterna com Deus. – continuou Bia.

— Eu conheço essa história! – disse Duda. — Esse lugar perfeito se chama Cidade Santa. Sua rua principal é feita de ouro puro e transparente como o vidro e seus muros são feitos de pedras preciosas. Lá, não precisaremos da luz do sol nem da lua, porque a glória de Deus brilha em todos todos os lugares. Coisas ruins não acontecem ali e ninguém chora ou fica triste. E ainda o próprio Deus enxugará as lágrimas dos olhos das pessoas sobre coisas que aconteceram antes de chegarem ali.

— Sim, Duda, todos os filhos de Deus irão morar lá com Jesus. Para saber como chegar até esse lugar, basta seguir o caminho andando sempre com Jesus. – completou Bia.

— E por falar em Jesus, que tal começar perdoando a atitude daquela menina da sua escola que te deixou triste? Jesus nos ensina a perdoar sempre. Lembre-se que só os vencedores poderão entrar nessa cidade.- afirmou Duda.

— Você tem toda razão, Duda! Agradeço a Deus por ter uma amiga tão sábia!

— Mas, enquanto não chegamos na Cidade Santa, vem aqui que eu mesma vou te ajudar a enxugar essas lágrimas. – disse Duda com amor.

As duas amigas seguiram de mãos dadas no ônibus escolar, cantando louvores e agradecendo a Deus por mais uma lição aprendida com foco na eternidade com Jesus.

O que você aprendeu com a história de Duda e Bia?

A Bíblia é o próprio Deus falando com a gente. Por isso dizemos que a Bíblia é a Palavra de Deus.

Ter fé é acreditar, sem duvidar, em tudo que está escrito, pois foi o nosso Deus quem disse e ele não mente nem muda. Só consegue entender isso de verdade quem nasceu de novo e tem um coração transformado.

Quem anda com Jesus vai se encontrar com Deus na eternidade e viver com ele para sempre num lugar maravilhoso.

Vamos orar?

Aba, Pai, obrigado porque a sua palavra é a verdade. Que eu nunca perca a minha fé nas promessas que estão nela. Sei que um dia irei me encontrar com o Senhor e com Jesus no céu. Em nome de Jesus, amém.

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Paula López – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário