Deus nos ensina a ser fiéis

Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Mateus 25:21

Você costuma cumprir aquilo que promete apenas quando tem alguém te cobrando ou costuma ser fiel até mesmo quando ninguém está vendo? Você sabe por que é tão importante cumprir a sua palavra?

Hoje, iremos aprender com o Rei Davi que a fidelidade é uma característica de Deus em nós e que, quando somos fiéis, agradamos a Deus e transformamos a vida das pessoas à nossa volta.

Davi foi fiel e ajudou Mefibosete

Referência bíblica: 2 Samuel 9

Uma das brincadeiras preferidas de Mig era brincar de faz de conta com seus bonecos em grandes aventuras de um rei e seu exército.

— Tum, pow, pof, paf — era o som que saía da boca do menino enquanto imaginava que estava numa enorme  batalha contra o exército inimigo.

Foi assim, durante uma brincadeira, que Mig teve um clique e se lembrou de uma história muito interessante que ele tinha aprendido na bíblia sobre um grande rei e homem de Deus chamado Davi.

De acordo com Mig, a história era assim:

Havia um rei que se chamava Saul. Ele tinha um filho com o nome de Jônatas, muito amigo de Davi, que seria o próximo rei de Israel.

Davi e Jônatas estavam sempre juntos e lutaram muitas batalhas lado a lado. A amizade dos dois era tão grande que, certo dia, Davi prometeu a Jônatas que seria leal a ele e cuidaria de toda sua família.

Eles continuaram superamigos por muito tempo, até que, numa difícil batalha, Jônatas, o amigão de Davi, e seu pai, o Rei Saul, morreram. Davi ficou muito triste. 

Algum tempo depois de ser coroado como novo rei de Israel, Davi se lembrou da promessa que tinha feito a seu amigo Jônatas de cuidar da sua família e perguntou aos seus súditos:

— Ainda existe alguém vivo da família de Saul a quem eu possa mostrar minha lealdade por causa da minha amizade com Jônatas? Quero mostrar a lealdade de Deus a essa pessoa.

Um súdito disse ao Rei Davi que havia um único parente de Saul vivo: Mefibosete.

Mefibosete era neto de Saul e filho de Jônatas. Quando ainda era criança, Mefibosete sofreu um acidente e, por isso, não podia mais andar. Ele vivia esquecido num lugar muito ruim e levava uma vida bastante dura.

Se hoje em dia é difícil para uma pessoa com deficiência se locomover, imagine naquela época do antigo testamento, em que não existia rua asfaltada, meios de transporte adaptados para pessoas com necessidades especiais e muito menos cadeira de rodas!

Mefibosete vivia numa situação muito precária e, mesmo já sendo adulto, precisava que uma pessoa lhe ajudasse a fazer praticamente tudo, assim como um bebê precisa de sua mãe.

Então, Davi pediu que fossem buscar Mefibosete. Quando o rapaz chegou à presença do rei no palácio, colocou seu rosto ao chão em sinal de reverência e temor, já que não sabia o que o rei queria com ele.

O Rei Davi falou:

— Não tenha medo, pois eu o tratarei com bondade por causa da minha amizade com seu pai, Jônatas. 

— Vou lhe devolver todas as terras que pertenciam ao seu avô, Saul, e você comerá sempre à minha mesa. – continuou Davi.

Como Mefibosete não podia andar, o Rei ainda ordenou que um ajudante tomasse conta das plantações que existiam nessas terras.

Assim, Mefibosete, que antes vivia esquecido numa situação ruim, foi morar em Jerusalém e passou a comer sempre à mesa do rei, como se fosse um de seus filhos. 

Essa história poderia ter terminado quando Jônatas, a quem Davi havia feito uma promessa, morreu, mas Davi foi fiel a seu amigo, mesmo ele não estando mais vivo para cobrar a sua palavra.

Pessoas são o bem mais precioso para Deus. Davi conhecia bem a fidelidade que Deus tinha para com ele, por isso, sabia que o desejo de Deus é nos abençoar e nos usar como instrumentos para poder abençoar outras pessoas.

Quando Davi se lembrou da promessa feita lá no passado ao seu amigo Jônatas, Deus usou a fidelidade de Davi para abençoar e transformar a vida de Mefibosete.

O que você aprendeu com a história de Davi e Mefibosete?

A fidelidade é uma característica de Deus. Ser fiel significa ter um compromisso com alguém. Deus é fiel. Ele não muda e sempre cumpre o que está escrito em sua palavra. 

Assim como Deus, você pode ser fiel em todo tempo, independentemente de alguém estar te cobrando ou não. O Espírito Santo mora dentro de você e te ajuda a cumprir as suas promessas.

Deus não quer somente transformar você. Ele quer também transformar e abençoar a vida das pessoas ao seu redor, e Ele faz isso através de você.

Vamos orar?

Paizinho do céu, que o seu espírito me ajude a ser sempre fiel a você e a todos a quem eu der a minha palavra. Por onde quer que eu vá, que eu possa mostrar a sua fidelidade e abençoar pessoas por meio das minhas atitudes. Em nome de Jesus, amém.

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Paula López – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Este post tem 2 comentários

  1. Amanda Oliveira

    As crianças gostam muito das histórias.

    1. naehmahdomingues@gmail.com

      Glória a Deus, Amanda!
      Que elas sejam a cada dia mais apaixonadas pela Palavra de Deus!
      #Equipeakdkids

Deixe um comentário