Deus nos deu a Bíblia para sermos vitoriosos

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.”

Josué 1:8

Você já tentou jogar um jogo ou montar um brinquedo sem ler o manual de instruções? Humm, difícil, né? Além de levar o dobro do tempo, talvez, não fique tão bom quanto fizesse seguindo as instruções.

Agora, imagine se na vida real tivéssemos um manual de como sermos bem-sucedidos em tudo que fizermos e não precisássemos errar nem ficar batendo cabeça por aí? Seria perfeito, não é mesmo?

A boa notícia é que esse manual existe e nos foi presenteado pelo próprio Deus. Não sabia? Então, vamos lá conferir na história de hoje!

Pedrinho aprendeu que a Bíblia é o nosso manual de vida

Referência bíblica: Josué 1:8 e Provérbios 19:8.

Numa tarde de brincadeiras, Pedrinho e Bia jogaram muitos jogos diferentes na sala da casa da menina. Cada vez que enjoavam de alguma brincadeira, Bia ia correndo em seu quarto e voltava para sala com algo novo nas mãos.

A brincadeira em que eles passaram mais tempo foi um jogo de empilhar blocos. Eles disputavam para ver quem conseguia construir a torre mais alta sem deixar desmoronar tudo no chão. 

Como a brincadeira não vinha com manual de instruções, as crianças tiveram que quebrar  a cabeça para tentar chegar ao topo da torre, sem que tudo viesse abaixo. Só que, toda hora, “Catapum!”, as peças caiam!

— Bem que a gente podia ter um manual de instruções mostrando como empilhar esses blocos de maneira segura sem que caiam toda hora, não é mesmo, Pedrinho? – comentou Bia.

— De jeito nenhum! Eu não preciso de ninguém me dizendo o que fazer. Eu posso muito bem empilhar do meu jeito e conseguir erguer a minha torre. – respondeu Pedrinho bastante bravo.

Foram muitas tentativas frustradas, até que o menino se cansou e disse:

— Que brincadeira chata! Já estou com dor de cabeça! Confesso que preciso de um manual de instruções…

— Calma aí, Pedrinho! É de um manual que você precisa? Vou buscar o mais completo que já vi na vida.

De repente, Bia voltou do seu quarto com uma bíblia nas mãos. Enquanto ela fazia um movimento de abrir e fechar sua Bíblia, chegou bem pertinho do ouvido de Pedrinho e falou:

—  Cada bíblia tem uma capa diferente, mas dentro dela é sempre Deus falando com a gente!

— O que isso quer dizer, Bia? É uma brincadeira? Até gostei, mas não estou entendendo nada. – perguntou Pedrinho desconfiado. 

— É uma frase muito legal que aprendi na igreja e, agora, estou te ensinando para que você nunca se esqueça de que Deus fala conosco através da bíblia. Nessa conversa, Ele nos ensina o que devemos fazer e o que não devemos fazer. Quem segue as instruções sempre vive bem. – disse Bia.

— Pedrinho, meu amigo, se com essa brincadeira de empilhar você já se estressou, imagina no dia que precisar resolver algo difícil na vida real. – Completou a menina.

Nesse momento, Bia pediu para eles parassem um pouco a brincadeira e convidou Pedrinho para se sentar no sofá ao seu lado e explicou: 

— A bíblia não é um livro como os outros. A bíblia é um livro vivo, onde o autor, que é Deus, conversa conosco mostrando o caminho que devemos seguir, como se fosse um manual mesmo. 

— Um manual para viver bem? Isso existe? Como a bíblia pode ser Deus falando com a gente se está escrito a mesma coisa para todo mundo? – perguntou o menino intrigado.

—  O Espírito Santo, que é o Espírito de Deus, nos ajuda a entender o que precisamos na hora certa! Deus nos conhece muito bem e, quando lemos a bíblia, ele chama a nossa atenção para aquilo que precisamos.

Bia ainda disse:

— É como esses blocos que empilhamos. Se a gente seguir o manual de vida direitinho, a bíblia, Deus vai construindo a nossa vida da melhor forma, sem que nossa torre caia e a gente se dê mal. Só quando a gente segue o que Deus quer para nós é que temos uma vida feliz e somos vitoriosos em tudo o que fizermos, até a eternidade.

Pedrinho ficou impactado com tudo que Bia falou. Ele entendeu que Deus estava falando com ele naquele momento. Daquele dia em diante, Pedrinho nunca mais deixou de consultar o manual de instruções de Deus com o coração bem aberto.

O que você aprendeu com a história de Pedrinho e Bia?

A bíblia não é um livro comum. Ela é a palavra de Deus. Isso quer dizer que uma das formas de Deus falar com a gente é por meio da leitura da bíblia.

Não precisamos ler tudo de uma vez só, basta um pedacinho de cada vez, e não se esqueça de estar com o coração bem aberto para que o Espírito de Deus te faça entender a instrução para aquele dia.

A bíblia é um presente dado por Deus e tem muito valor, pois nos guia para as melhores decisões. 

Seguindo as orientações através do nosso manual de vida, Deus promete a recompensa de sermos vitoriosos em tudo que fizermos. Foi isso que Deus planejou para os seus filhos desde o ínicio.

Vamos orar?

Querido Deus, obrigado por seu grande amor em deixar a sua palavra para que eu possa ter sabedoria e fazer escolhas para uma vida vitoriosa. Em nome do seu filho amado, Jesus, amém.

Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Paula López – Ilustração: Jociane Cavalli @jocianecavalli.art

Deixe um comentário