Deus honra quem acredita nEle até o final

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Hebreus 11:1

Se você estiver olhando para uma parede preta e alguém disser que ela é branca, o que você vai responder? Acho que, no mínimo, você vai pensar que essa pessoa se confundiu, né?

Sabe por que você pensaria assim? Porque a gente, normalmente, acredita no que a gente vê e no que a gente acha que é normal acontecer.

Só que a Bíblia nos ensina que, quando a gente usa a fé, as coisas não precisam ter lógica para acontecerem, porque Deus é o criador, ou seja, ele cria o que ele quer. O que a gente precisa mesmo é confiar no que ele diz.

Um homem, um dia, acreditou numa promessa que parecia muito doida! Mas, porque ele sempre acreditava no que Deus dizia, até hoje ele é reconhecido como nosso pai na fé, e nos ensina muitas coisas com o que ele fez.

Vamos conhecer melhor a história?

Abraão creu em Deus, teve um filho na sua velhice e foi pai de uma grande nação

Referência bíblica: Gênesis 15; 17; 21

Abrão era casado com Sarai. Os dois já eram bem idosos, mas não tinham filhos. Isso deixava o coração deles triste, pois esse era um sonho que eles tinham.

E por que eles não tiveram filhos quando ainda eram novos? Porque Sarai era estéril, que é quando a mulher não consegue engravidar de jeito nenhum. Por causa disso, o tempo foi passando, passando, e nada…

Certa vez, Deus apareceu para Abrão em uma visão e conversou com ele. Imagina só que legal deve ter sido! Era como se Abrão visse abrir bem na frente dele uma tela de cinema.

Deus falou assim:

— Abrão, não tenha medo. Eu o protegerei de todo perigo e lhe darei uma grande recompensa.

Abrão, meio chateado por não ter filhos, respondeu:

— Mas o que você vai me dar, Senhor? De que vale a tua recompensa se eu continuo sem filhos? Eu só tenho um empregado, o Eliézer, e é ele quem vai herdar tudo o que tenho. O meu empregado será meu herdeiro porque não tenho um filho sequer…

Então, Deus explicou:

— Abrão, eu sei que pode parecer impossível, porque na sua idade as pessoas não têm mais filhos, mas, acredite: você terá um filho e ele será seu herdeiro, e não o seu empregado Eliézer.

Deus o chamou para fora da sua tenda e continuou:

— Olhe para o céu e conte as estrelas, se você puder. Está vendo esse monte de estrelas? Pois bem! Será esse o número dos seus descendentes.

Descendentes, o que é isso?

São as pessoas que nascem a partir de um casal: seus filhos, netos, bisnetos, tataranetos, e por aí vai.

O que Deus quis dizer quando disse que os descendentes de Abrão seriam como as estrelas do céu? Que, depois de Abrão, muitas pessoas nasceriam e viveriam na terra, e isso realmente aconteceu.

Depois dessa conversa de Deus com Abrão, passaram-se vários anos…

Quando Abrão estava com 99 anos, Deus apareceu de novo e confirmou que ele teria um filho e que ele viveria um milagre. Nessa hora, Deus mudou o nome de Abrão, que passou a se chamar Abraão. O nome de Sarai também mudou, e ela passou a se chamar Sara. Essa mudança de nomes queria dizer que, ali, estava começando uma nova história na vida deles.

Abraão chegou aos 100 anos e Sara já tinha 90 quando ela ficou grávida milagrosamente! Uau!

Eles não cabiam em si de tanta felicidade!

Nasceu Isaque, o filho da promessa. Mesmo idosa, Sara ainda amamentou seu filho. Deus é demais!

Muitas pessoas vieram depois de Isaque, e foi formada uma grande nação de pessoas que amam a Deus, inclusive nós!

Mesmo quando parecia que nada mais ia acontecer, Deus mostrou que ele jamais se esquece de uma promessa que faz. Se a gente acreditar, a promessa dele continua valendo e se realiza, não importa se passou apenas um dia ou vários anos. Deus sempre faz tudo no tempo certo!


O que você aprendeu com a história de Abraão?

Com certeza, ninguém acreditaria que um casal de pessoas tão velhinhas ainda poderia ter um filho, não é? Mas com Deus é assim: quando a gente acredita no que ele disse até o final, as coisas acontecem, mesmo que pareçam loucura! Se Deus disse, está dito. Ele é o Deus do milagre, porque pode criar o que quiser!

Nossa vida está nas mãos dele, por isso, não há motivo para ter medo ou achar que o milagre que precisamos não vai se realizar. Fé é acreditar que as promessas de Deus sempre se cumprirão, mesmo que pareça que nada bom vai acontecer.

Você também pode viver experiências de fé! Se você ler a Bíblia sempre, conversar com Deus e crer, ele vai te escutar e atender o seu pedido!

Vamos orar?

Deus, você é demais! Você é o criador e não existe nada que seja impossível para você fazer. Eu fico muito feliz de saber que você é meu Pai e que eu posso confiar em um Deus tão poderoso, que me fez tantas promessas maravilhosas. Deus, eu acredito em tudo que você me diz. Mesmo que pareça loucura para as outras pessoas, eu tenho fé em você. Obrigado porque você sempre planeja me dar coisas que vão alegrar o meu coração no tempo certo! Amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Este post tem 2 comentários

  1. Fabiana

    Obrigada Jesus pelo ensinamento!

  2. Fabiana

    Obrigada Jesus pelo ensinamento de fé!

Deixe um comentário