Conversar com Deus todo dia deixa a gente forte por dentro

“…ele é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim. Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou Daniel do poder dos leões.”
Daniel 6:26b-27

Você gosta de conversar com a sua família? E com o seu melhor amigo ou amiga? Tem crianças que falam pelos cotovelos ou outras que são mais caladinhas, mas eu tenho certeza que, mesmo aquelas que não são muito tagarelas, se sentem bem quando falam com quem amam e com quem as ama.  

Pensa em uma coisa chata que já aconteceu… Com quem você logo queria falar? E quando uma coisa muito legal acontece? É pras pessoas mais próximas que você quer contar primeiro, não é?

Você sabia que Deus, que é o seu Pai que mora no céu, também quer participar da sua vida em todas as coisas? Isso porque ele te ama muito, mais do que qualquer outra pessoa.

Hoje, vamos conhecer uma pessoa que passou por algo muito difícil, mas conseguiu ficar forte porque sempre conversava com Deus. Conheça a história de Daniel!

Daniel era amigo de Deus e, por isso, Deus fechou a boa dos leões

Referência bíblica: Daniel 6

Daniel era um homem que amava Deus com todo seu coração. Mesmo vivendo num lugar onde todo mundo adorava outros deuses e fazia coisas más, ele acreditava apenas no Deus Todo-poderoso e não abria mão disso. As pessoas conheciam a sua fé.

Daniel é um personagem da Bíblia que ensina pra gente um monte de coisas importantes, mas tudo isso por causa da sua comunhão com Deus. Você sabe o que é isso?

Comunhão é quando a gente tem um relacionamento com quem amamos, isso quer dizer: conversar, ouvir, entender o outro, estar perto e se esforçar pra fazer o outro feliz. Daniel fazia isso com Deus.

Todo dia, ele falava com Deus. E não era uma vez só, não! Além dele ficar ligadinho com Deus o dia todo, ele ainda parava tudo que estava fazendo pra ir orar no seu quarto 3 vezes ao dia. Isso fazia com que ele confiasse em Deus pra tudo.

E ele ia mesmo precisar… você nem sabe pelo que ele passou! O que será?

No local onde Daniel morava, uns homens maus não gostavam dele e faziam de tudo para prejudicá-lo. Acho que eles tinham inveja dele! Eles sabiam que nunca encontrariam um erro em Daniel, porque Daniel era correto. Então, eles deram uma ideia para o rei Dario com a intenção de acabar com Daniel:

Rei Dario, você é tão poderoso! Nós tivemos uma ideia maravilhosa e achamos que o Senhor vai gostar. O que o Senhor acha de fazer uma lei obrigando todo mundo do seu reino a não fazer pedido algum a nenhum deus e a nenhum homem por 30 dias? Se eles quiserem pedir qualquer coisa, têm que pedir somente pro Senhor.

Isso pareceu bom aos olhos do rei e ele concordou, mas o que o rei nem desconfiava era que eles tinham feito isso pensando em dedurar Daniel, porque eles sabiam que Daniel não ia deixar de falar com o seu Deus nem um dia!

Então, eles ficaram vigiando Daniel, como se fossem espiões, sabe? E, não demorou muito, pegaram Daniel orando ao seu Deus. Não preciso nem dizer que eles foram correndo fazer fofoca pro rei e exigiram dele uma atitude.

Rei Dario, veja só que absurdo! Daniel teve a petulância de te desobedecer! Agora, você tem que dar a ele um castigo bem, bem sério, senão, o povo do reino vai pensar que você não é de nada…

O rei gostava de Daniel e não queria fazer nada contra ele, mas teve que fazer, porque era a lei daquele lugar. Por isso, mandou jogar Daniel numa cova cheia de leões e falou:

Daniel, tomara que o teu Deus, com quem você conversa sempre e serve, te livre dos leões. E lá estava Daniel… Trancado com um monte de leões famintos! Ai, meu Deus, e agora?

Naquela noite, o rei foi pro seu quarto tentar dormir, mas nem conseguiu. Ele estava preocupado… Tão preocupado que logo cedinho, pela manhã, foi até a cova ver o que tinha acontecido com Daniel. Ele, ansioso, chamou:

Daniel, Daniel, servo do Deus vivo. Você ainda está aí?

E sabe o que ele ouviu?

Ó, rei Dario! Você nem sabe o que aconteceu! O meu Deus enviou um anjo para fechar a boca dos leões e eu estou a salvo, “vivinho da Silva”, sem um arranhão!

O rei ficou muito feliz e soltou Daniel na mesma hora.

Ele ficou impressionado com o poder do Deus de Daniel e mandou todas as pessoas acreditarem no único Deus que livra, salva e faz sinais e maravilhas no céu e na terra.


O que você aprendeu com o livramento de Daniel?

Mesmo sendo fiéis a Deus, podemos passar por situações muito difíceis. Quando Jesus esteve aqui na terra, ele avisou que a gente enfrentaria problemas e coisas que dariam medo, mas ele prometeu que estaria com a gente sempre.

Você pode perguntar: “Como eu posso ficar tranquilo quando eu estou com medo?”. Ah, pode parecer impossível, mas você sabia que dá?

O único jeito de ficar calmo quando tudo está dando errado é a gente ficar ligado com Deus. Quando temos comunhão com Deus, que nem Daniel tinha, pode acontecer o que for, a gente sabe que Deus dará um jeito, mesmo que pareça que tudo está perdido.

Conversar com Deus todos os dias é muito importante porque deixa a gente forte, confiante e alegre, mesmo na hora que a gente pensa que não vai conseguir. Deus é o nosso melhor amigo e ele ama que a gente fale com ele! 

Vamos orar?

Deus, eu sei que você é o meu Pai e o meu melhor amigo. É por isso que eu amo falar com você! Quero conversar todo dia contigo e também aprender a te ouvir. Eu sei que, quando eu estou pertinho de você, me sinto forte, corajoso e meu coração fica tranquilo. Amém.


Este devocional é uma das ações do ministério infantil da Academia da Fé

Texto: Marisa Victoria @marisa.victoria.10 – Ilustrações: Jociane Cavalli @jo.ilustra

Este post tem um comentário

Deixe um comentário